TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo Icaraíma – PR

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CURSO: Pedagogia

DISCIPLINA: Artes, Criatividade e Recreação

Acadêmicas: RA:

Amanda Ribeiro Garcia 407010

Camila Mariana da Silva 431672

Eliane Mírian Tinti Domingos 7932702497

Olga Verônica Tinti Bulgaron 445235

Stefhani Oliveira Fernandes 1299324143

Professor Tutor EAD: Prof.ª Ma Cleudimara Sanches Sartori Silva

Professor Tutor Presencial: Ermelinda Aparecida de Araújo

Icaraíma – PR

2015

A realidade e as necessidades que cercam o educando da EJA

A Educação de Jovens e Adultos foi regulamenta em 20 de dezembro de 1996 no artigo 37 da lei nº 9394. Seu objetivo era atender os jovens e adultos que por algum motivo não tiveram a oportunidade de ter a educação básica.

A EJA tem um padrão de ortografia, leitura, escrita e interpretação, existem três concepções importantes da educação, a primeira é o método de ensino usa materiais didáticos que facilitam á escrita e a leitura, a segunda é a educação baseada em dialogo que leva o aluno a desenvolver a consciência critica, e a terceira é a pratica que foca no conteúdo social. Os professores da EJA tem que levar em consideração as experiências que cada aluno teve e incentiva-los a não desistir dos estudos.

Na pratica pedagógica estão presentes na musica a alegria e a leveza, o professor precisa ser criativo e usar a musica de maneira que o aluno queira ficar dentro da sala de aula, é preciso usar esses meios para alcançar um aprendizado mais prazeroso e que não canse o aluno. Educar com musica leva o aluno a se expressar melhor, ele se desenvolvera melhor, ira fazer novas amizades.

A música é importante para o processo de alfabetização, se for usada de maneira correta terá resultados eficaz por parte dos alunos.

“A música oferece a alma uma verdadeira cultura

intima e deve fazer parte da educação do povo.”

(François Guizot)

Diretrizes curriculares nacionais para a EJA

O cidadão vai para a escola dominando a escrita, a leitura e alguns conhecimentos sobre a natureza e sociedade que compõem as disciplinas curriculares. Os objetivos da EJA é fazer com que o aluno consiga dominar a escrita, a leitura e também consiga desenvolver as quatro operações, e consiga ter noção do meio em que vive da cultura e dos direitos e deveres que tem diante da sociedade.

Emilia Ferreiro contribuiu muito para a educação da EJA, foi analisado a escrita e a leitura e foi percebido que os alunos conseguiam fazer uma escrita baseando-se nos seus conhecimentos da língua. O educador deveria ensinar baseando-se nesse conhecimento de língua, assim teria a conclusão de que não é recomendável dispor uma língua artificial para ensinar a escrever e ler.

Com base nos estudos Lourenço Filho criou o método de leitura de escrita (artigo de 1954), que deu iniciativa e inspirou o Ministério da Educação a produzir, por momento a Campanha de 47, os materiais didáticos específicos para o ensino da escrita e da leitura. Foi distribuído pelo Ministério da Educação na disciplina de Português um guia para leitura para todo o país, cada área é definida em blocos de conteúdos, para cada uma tem vários objetivos didáticos que apontam o modo de aborda-los para ensinar aos diferentes graus de aprofundamento.

Na disciplina de Matemática tem quatro blocos, são eles: medidas, geometria, números e operações numéricas e introdução a estatísticas. O sistema de numeração utiliza quatro operações fundamentais, a subtração, divisão, multiplicação e adição, elas são de grande importância para a aprendizagem e vão além de saber concluir cálculos.

Na disciplina de Estudos da Sociedade e da Natureza, é utilizado conhecimentos da vida do educando, trabalhando dificuldades que ele passa, assumindo assim o papel de cidadão consciente de seus deveres e seus direitos.

É preciso ter consciência do papel que a escola tem em sua vida, pois ele é muito importante. É preciso que o professor trabalhe a natureza, a saúde, a consciência do próprio corpo no meio ambiente, o ensino e aprendizagem é complexo e exige uma longa duração, e o que esta em jogo é as aspirações individuais e do educando e dos educadores.

Contribuições de Paulo Freire para a EJA

Paulo Freire era a favor da Educação de Jovens e Adultos, sempre lutou para o fim da educação elitista, e seu principal objetivo era a educação libertadora e democrática, por pensar deste modo ele era como uma ameaça, o Movimento Brasileiro de Alfabetização era controlado pelo governo, que voltou e teve fim em 1985, dando assim origem a Fundação Educar, que financeiramente e tecnicamente apoiou a alfabetização que já existia.

Foi em 1988, com a Constituição que a Educação de Jovens e Adultos foi ampliada, Paulo Freire tinha um entendimento dialógico da alfabetização que tinha conteúdo sociocultural, buscava um sistema educacional, que sofriam injustiças e discriminação por não frequentarem a escola e não ter a oportunidade de estudar no tempo certo. Foi preocupado com isto que Paulo Freire se importou com os analfabetos e assim criou um método de educação para jovens e Adultos a EJA. Paulo Freire tem consideração com as condições reais, as culturas locais e a vontade de ensinar a todos a escrever e ler, tendo a esperança de uma nova realidade.

Com seu método de alfabetização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com