TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE AURILÂNDIA1

Por:   •  12/10/2018  •  Artigo  •  5.464 Palavras (22 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 22

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE AURILÂNDIA1

Luciene Silva Santana Queiroz2

Marcelo Bueno Moura3

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar historicamente a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, a fim de refletir acerca da modalidade no contexto atual. Para tanto, é realizada uma revisão bibliográfica. A pesquisa possibilita reafirmar a importância da Educação de Jovens e Adultos, uma vez que por meio dela muitos alunos têm condições de retomar seus estudos, o que possibilita a melhoria em diversos aspectos da vida, sobretudo no atual contexto, marcado pelo conhecimento. No entanto, tanto o estudo no âmbito das políticas públicas para a EJA no Brasil como as vivências apresentadas evidenciam que muito ainda deve ser feito para que a modalidade cumpra seu papel. Com base nos desafios apresentados, se tem condições de pensar em estratégias para que a EJA cumpra de fato seu papel e ocorra a erradicação do analfabetismo no Brasil.

Palavras-chave: Aprendizagem. Educação. Ensino. Modalidade.

ABSTRAT

This work aims to analyze historically the Education of Young and Adults in Brazil, in order to reflect about the modality in the current context. For this, a bibliographic review is carried out. The research makes it possible to reaffirm the importance of Youth and Adult Education, since through it many students are able to resume their studies, which enables improvement in several aspects of life, especially in the current context, marked by knowledge. However, both the study in the public policies for the EJA in Brazil and the experiences presented show that much still needs to be done for the modality to fulfill its role. Based on the challenges presented, one can think of strategies for the EJA to actually fulfill its role and eradicate illiteracy in Brazil.

Keywords: Learning. Education. Teaching. Modality

________________________________

1 Este trabalho é requisito parcial para a conclusão do curso de Pedagogia e traz como titulo: Educação de Jovens e Adultos no Município de Aurilândia-Go.

2 Aluna do curso de Pedagogia da Faculdade Montes Belos.

3 Professor Mestre, orientador do artigo e professor titular do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdades Montes Belos.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a modalidade de ensino (EJA) Educação de Jovens e Adultos no Município de Aurilândia – GO. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, onde há um processo investigativo acerca do problema, trazendo questionamentos sobre a EJA, os quais se destacam: Qual o processo histórico da EJA no Brasil?; Qual a modalidade de ensino da EJA?; Qual o perfil do professor na EJA?; Qual a concepção e percepção os professores em relação ao ensino e aprendizagem na EJA?; Porque à evasão nessa educação?;

Sabemos que ao longo da história do Brasil, os números de analfabetos são um crescimento constante. A origem do problema remonta desde o período colonial, na formação escravocrata e hierárquica, que impediam o homem de ser livre e gozar dos mesmos direitos de outros cidadãos na sociedade. A perda da hegemonia dos latifundiários cafeicultores, com o advento da industrialização, fez emergir uma nova classe social, a burguesia, modificando o quadro das aspirações sociais, surgindo assim, nesse processo, novas exigências à educação. A necessidade de qualificação e diversificação da força de trabalho contribuiu para a efetivação de políticas públicas educacionais que pudessem atingir a classe trabalhadora, assim, o grande número de jovens e adultos que não tiveram oportunidades, no período anterior, conquistaram igualdade de direito de acesso à educação.

Os programas de Governo para a educação de jovens e adultos, mesmo que discutidos e partilhados com a sociedade, ainda são elaborados e implantados contraditoriamente às discussões fomentadas em debates, conferências, congressos e seminários, permitindo aos parceiros a simples execução de tarefas determinadas e determinantes do processo que resulta em apenas “certificações”, posto não haver políticas públicas que assegurem articulação efetiva entre a fase de mobilização representada pela alfabetização e a de continuidade, a qual deveria assegurar o acesso universal dos jovens e adultos a graus mais elevados de ensino.

O educador de jovens e adultos convive hoje com uma situação bastante delicada, pois existe um contingente de jovens e adultos com diferentes expectativas e necessidades, somando-se às enormes diferenças socioculturais desses mesmos jovens. Ainda que muitos residam em bairros periféricos das médias e grandes cidades do Brasil, há outros que trabalham com a família em minifúndios ou como arrendatários ou ainda, assalariados do campo. Existem os que vivem em acampamentos e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A dificuldade destes educadores reside em não excluir nenhum, o que desencadeia um conflito íntimo em responder às propostas do currículo prescrito e o que é posto em prática em sala de aula, mediante os conhecimentos e aprendizagens dos jovens e adultos.

A educação de jovens e adultos convive hoje com uma situação bastante delicada, pois existe um contingente de jovens e adultos com diferentes condições e necessidades em função do seu contexto sócio-econômico. Tal situação é relevante quando o educador valoriza essas diferenças e inclui em seu trabalho pedagógico uma prática reflexiva sobre essa realidade, pois ajuda-os a terem maior capacidade de pensar e agir frente aos problemas da sala de aula.

A pesquisa bibliográfica foi fundada nas idéias ee concepções de autores como: Vera Capucho (2012), Guindelli (1996), Freire (1979), (1982), (1989), (1987), (1996), (2002), (2011), Brasil (1996), Souza (2011), Hamackek (1979), Cunha (2004), Oliveira (2011), Correa (2008), Borges (2010), Wallon (1992), Ceratti (2008), Moura (2011).

Para tratar o tema exposto, serão analisados os assuntos seguindo uma distribuição teórica de acordo com o desenvolvimento de pesquisa dos objetivos da pesquisa realizada. Primeiro será abordado um estudo sobre a história do EJA no Brasil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com