TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: SÃO JOSE DO RIO PRETO

CURSO: PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras: DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA; EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; POLÍTICAS EDUCACIONAIS; COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO; PEDAGOGIA EMPRESARIAL.

  NOME: MARIA INES DE SOUZA

 RA: 8981233832

                                             

                                                TÍTULO DO TRABALHO

EJA- UMA INCLUSÃO IMPORTANTISSIMA

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: LAÍS OSSUNA

SÃO JOSE DO RIO PRETO SP

09/10/2016


                                                 

                                                    INTRODUÇÃO

A educação não é apenas vista como indispensável, mais sim um bem necessário, imprescindível para a formação profissional e sócio cultural do individuo independente do sexo.

Essa desigualdade começou no passado quando iniciou a educação no Brasil, época essa que apenas as classes privilegiadas tiveram o acesso a ela, problematizando a educação ate os dias atuais.

O EJA chega como forma de remediar esse colapso da educação, dando oportunidade de nova retomada profissional e sociocultural, muito já se beneficiou com ela, mesmo não sendo fácil esse novo recomeço, na consolidação deste desafio é necessário um planejamento com conteúdo que motive esses novos alunos para que estes permaneçam na sala de aula, diminuindo assim a evasão escolar na modalidade.

Um método de ensino que é vista pelo individuo como uma forma transformadora em suas vidas e a realização de um sonho para a maioria.

O EJA é o caminho certo dos que pararam ou nunca conseguiram estudar, a retomada no mundo dos letrados requerendo muita disciplina e determinação.

                                           

                                             

 

                                           DESENVOLVIMENTO

Quais os Direitos Garantidos

Os direitos garantidos pelas Leis de Diretrizes e Bases no artigo 37 e 38 direcionam os jovens e adultos que na idade própria não tiveram acesso ou oportunidades de terminar o estudo do ensino fundamental e médio oferecido em sistema gratuito, juntamente com cursos e exames que habilitará seu prosseguimento nos estudos regular, para isso o governo investe e incentiva , estimulando o acesso da população nesta modalidade.

A escola como instituição social tem o dever de facilitar a educação de jovens e adultos, inserindo estes na sociedade e preparando profissionalmente.

Um conselho de classe assegurado pela gestão democrática tem incumbência de garantir o pleno funcionamento de todas instancia deliberativa que esta prevista na lei compreendendo o estudante em todos os aspectos de aprendizagem durante todo o ano letivo avaliando e reconduzindo de forma continua com olhar interdisciplinar de aprendizagem

Quais os pressupostos teóricos da Educação de Jovens e Adultos?

Primeiro que a educação é essencial para a humanidade, que a modalidade de ensino EJA esta ligada a uma concepção de ensino permanente, sendo que o desafio maior é as diferentes formas de culturas e saberes que chegam já construídos, cabendo à escola aproveitar esse conhecimento, por ser uma modalidade que veio para atender esses jovens e adultos que de alguma forma não tiveram a oportunidade de concluírem seus estudos.

 Promovendo a conscientização e possibilitando que essa camada da população uma proposta de conhecimento básico devendo ser visto pelo educador e demais com consciência, pois esses alunos trás uma vasta bagagem cultural e social para a sala de aula que é necessário ser aproveitada de modo que estimule a participação do mesmo por meio de debates sobre determinados assuntos isso aumenta a interação no âmbito escolar.

Perspectiva de avaliação no EJA

A avaliação deve ser feita de forma consciente e ao mesmo tempo de forma coerente utilizando de conceitos estabelecidos na experiência vivida, à finalidade da avaliação é o fortalecimento da aprendizagem com aquisição de novos conhecimentos uma avaliação que estabeleça uma relação de autonomia do estudante possibilitando uma reflexão sobre as práticas educativas gerando assim mais confiança sempre que bem desenvolvida pelo educador.

 Avaliar permitindo analisar o desempenho e habilidades adquiridas que contribua para pensar, e questionar de uma forma até critica se adquiriu ou aperfeiçoou essencial para a reflexão dos objetivos propostos, procurando usar processos avaliativos com poder de garantir autorização para continuar ou conclusão dos estudos.

Qual a importância de realizar um trabalho sobre variação linguística na modalidade EJA?

A variação linguística nada mais é que as diferentes formas de falar de uma determinada pessoa, uma das mais importantes questões no campo da linguagem, precisando ser trabalhada de forma que o aluno consiga observar que a língua e muito mais do que o simples ato de falar, principalmente com alunos EJA.

Considerando sua importância e procurando compreender com mais clareza a língua materna, mais, sem deixar de legitimar todas as demais variedades linguísticas existentes.

A língua cria mudanças que vão desde significados até a forma estrutural da escrita.

Entender a escrita como não sendo apenas mera reprodução da fala, não esquecendo que não se prescreve como se fala, mais mesmo assim não podemos descuidar, pois o ato de falar errado conduz na maioria das vezes o erro da escrita. Por esse motivo a grande importância do trabalho de variações linguística.

                                      PLANO DE AULA

4-OBJETIVOS:

Conscientizar sobre variação linguística existente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (283.4 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com