TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

CURSO DE PEDAGOGIA

ALINE CRISTINA FARIA                                      RA: 7478703323
NAIARA RAISSA DA SILVA                                 RA: 9977024052

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

PROFESSORA FRANCINE NETTO MARTINS TADIELO

TAUBATÉ/SP

2016

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

CURSO DE PEDAGOGIA

ALINE CRISTINA FARIA                                      RA: 7478703323
NAIARA RAISSA DA SILVA                                 RA: 9977024052

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Atividade Prática Supervisionada apresentada àProf.ªFrancine Netto Martins Tadielo na disciplina de Educação e Diversidade.

TAUBATÉ/SP

2016


SUMÁRIO        

Introdução        4

1.0 Como potencializar a inclusão em sala de aula?        05

2.0 Como no filma a inclusão se tornou possivel?        06

3.0 Qual papel do professor nesse processo?        08

Conclusão        09

Referências Bibliográficas        10



Introdução

        Nesta etapa da atps iremos explicar todo nosso entendimento referente ao filme “Como estrelas na terra toda a criança é especial”, onde o filme trata de uma criança com dislexia que enfrenta dificuldades na escola, e por fim uma breve explicação de como podemos melhorar a inclusão em sala de aula e como os professores devem atuar nesse processo.


Como potencializar a inclusão na sala de aula

A inclusão é um fator que tem despertado muita polêmica entre os educadores que se dividem ao posicionar-se a favor ou contra. Muitos afirmam não estarem preparados para receberem estes alunos, visto que não possuem formação adequada para trabalharem com crianças com necessidades especiais.

Cabe ao sistema de ensino promover mudanças em sua em sua organização, a partir do projeto político pedagógico das escolas de modo que possam oferecer um atendimento educacional com qualidade a todas as crianças. O sistema de ensino precisava dar mais oportunidades para os professores, oferecendo mais formação para que os educadores possam atuar e concluir com satisfação seu trabalho com a sala toda, mas principalmente aqueles que precisem mais da sua atenção.


Como no filme a questão da inclusão se tornou possível?

        

Foi a partir do momento no filme em que os pais do garoto resolvem transferi-lo para um colégio interno, onde de inicio Ishaan fica com menos vontade ainda de aprender, e começa a se tornar uma pessoa deprimida, sentindo falta de sua família, tudo que era passado para ele, se tornava em vão. Ao chegar no colégio o garoto sofreu uma grande repressão e muitas vezes agressões físicas, tudo pelo seu jeito. De início os professores desse colégio pouco se importavam em conhecer os fatos que antecederam a vida de cada um dos alunos, portanto não se importavam em conhecer a história de Ishaan. Entretanto, um novo professor é contratado e ele usava uma metodologia de ensino inovadora, onde existia a motivação, usando o conhecimento de mundo dos alunos, buscando aprofundar e ampliá-los. Pode-se notar que esse novo professor trabalhava de acordo com a teoria de Piaget.

O professor contratado pelo colégio interno não seguia com rigor as normas da escola e possuía uma metodologia própria. Ao dar aula para Ishaan, percebeu que o garoto sofria de dislexia e decidiu ajudá-lo. Aos poucos foi ensinando Ishaan a escrever e a ler. E a partir disso, o menino foi superando a opressão da família e suas próprias limitações, passando a ver na escola, um novo significado.

A tática usada pelo professor para fazer o garoto aprender foi através de estímulos frequentes. Aos poucos, Ishaan foi se assimilando ao ambiente, ou seja, aquele local que representava um lugar de repreensão passava agora a ser um lugar de aprendizado, distração.

A partir disso, Ishaan cria um novo ambiente (relação com o meio) naquele colégio interno. Tudo isso graças ao professor substituto que se empenhou para resolver o problema de aprendizado que o garoto enfrentava.

 

Portanto o filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria metodologia de ensino, de forma a estimular a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula, um lugar agradável e estimulante. Às vezes as crianças precisam de um mediador que as ajude a concretizar um desenvolvimento que elas ainda não atingem sozinha e o professor tem um papel fundamental nesse aspecto, pois na escola onde Ishaan estudava os professores só corrigiam os erros gramaticais dele e não percebiam que ele era uma criança especial, que precisava ser compreendida, e junto com seu professor pudesse ampliar seus conhecimentos, desenvolvendo a habilidade de leitura e escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com