TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 9


 

 [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: BAURU- UNIDADE NORTE (SP)

PEDAGOGIA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

O MULTICULTURALISMO E A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Solange dos Santos Mantovani  RA: 1299109625

TUTORA: Esp. Laís Moraes Ossuna

Bauru/São Paulo

15/04/2015

Introdução  

  

 

Os documentos, Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, as Leis Anti-raciais e o Referencial Curricular da educação Infantil, garantem o direito a diversidade e o multiculturalismo dos estudantes, dando-lhes o direito de ser diferente, sem sofrer nenhum tipo de preconceito, definem o que cada instituição de Ensino precisa fazer para se adequar as diferenças e necessidades de cada um, desde a estrutura do prédio, para que todos possam se locomover, garantindo a participação de todas as atividades na escola.

A convivência com o diferente ajuda a desmistificar a cultura que vem de casa de que o diferente é errado, valorizando a identidade de cada um, o convívio com as diferenças, traz conhecimento e com isso se passa a ver o outro como um indivíduo igual a si mesmo, apesar das suas diferenças.

Com as alterações que já estão sendo feitas e com as que vão ser realizadas ainda na educação e na escola, vamos através desse trabalho abordar alguns desses temas e ver o que pode ser usado no dia a dia escolar, para criarmos futuros cidadãos conscientes e justos para consigo mesmo e com o próximo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 O multiculturalismo e a diversidade no contexto escolar

Passo 01:

 

          A Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN 9.394/96, lei foi criada para garantir os direitos a educação a todas as crianças, jovens e adultos, estipular currículos próprios para cada estágio da educação, determinar as obrigações das instituições de ensino, as funções de cada profissional da educação, o que cada Estado, cidades e escolas têm que fazer, proporcionando assim aos alunos condições de tomarem decisões por si só, de exercer suas funções no trabalho, capacitando-os e proporcionando autonomia. Ela foi sancionada em 20 de dezembro de 1996. Entre os aspectos mais importantes, verificamos o respeito às diversidades e ao multiculturalismo, a garantia dos direitos iguais para ingresso na escola e a continuidade aos estudos, o direito de ser livre, não só fisicamente, mas a liberdade de poder aprender, ensinar e socializar sua cultura, e seus conhecimentos. 

A integração das crianças especiais, portadoras de deficiências, super dotação e Transtorno Global do Desenvolvimento - TDG são fundamentais para o seu desenvolvimento e exige a garantia do acesso à educação em escola de ensino regular e se necessário um cuidador  para lhe auxiliar. 

Para os alunos que residam no campo, deve haver a adequação do calendário escolar, em etapas que atendam as necessidades de cada período agrícola e das diferentes regiões, garantindo assim o acesso a educação dos cidadãos das áreas rurais. 

A legislação ainda garante para as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade certa, o direito de acesso a educação em escolas para jovens e adultos, com adaptações do ensino para melhor atendê-los, fornecendo oportunidade para quem trabalha.  

A LDB garante que o ensino nas tribos indígenas atenda unicamente aos índios,  e que o ensino seja aplicado no idioma indígena de cada região atendida, preservando a cultura e a história de cada tribo. 

Outro documento que trata da diversidade e do multiculturalismo são os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN,  determinando o que cada criança deve saber ao final de cada etapa de ensino, ele foi concluído após várias análises em diversos estados e municípios do Brasil, sendo verificados os variados currículos oficiais dos estados brasileiros. Composto de 10 volumes, onde cada um aborda uma área especifica da educação. Como a LDB, o PCN também determina o que cada aluno deve saber, dando liberdade para que cada escola complete seu currículo com atividades que atendam a necessidade de seus alunos e sua realidade. Dessa forma, o professor tem parâmetros para que o  aluno atinja o objetivo pré-estabelecido. O PCN atual foi lançado em 15 de outubro de 1997.  

Essa lei tem como finalidade aconselhar na rotina do aluno, determinar o conceito fundamental que necessitam ser praticados, fazendo com que cada um se habitue a conviver com as diversidades e o multiculturalismo, assim vai  conhecer e não discriminar o diferente. Vão ver que cada um tem uma vasta lista de diferenças, culturas, religiões, descendências, comidas, preferência sexual, entre outros. Proporcionando condições para aprender que apesar das diferenças todos são iguais. 

As Diretrizes  Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a lei 10.639/2003, foi criada em 09 de janeiro de 2003, idealizada através de consultas aos integrantes das classes negras e seus dependentes que relatavam as dificuldades que enfrentavam na sociedade por serem negros, a falta de oportunidades de trabalho, estudo, entre outros. Baseado nesses relatos a legislação tem o intuito de levar,  através do ensino obrigatório, o ensino da História da África e dos africanos nas escolas do ensino fundamental e médio. Dessa forma, procura desfazer o pensamento racista e discriminador embutido desde muito pequeno, em casa e na família. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (519 Kb)   docx (376 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com