TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

PÓLO – TANGARÁ DA SERRA MT

PEDAGOGIA

       

Disciplinas: Educação e Diversidade

LUCINETE BENECIO ZANATTA            RA- 397843

SIMONE DA SILVA CAMPOS                 RA- 397513

Tutora: Asdy Nazareth Castro dos Santos

                                   

Tangará da Serra, 20 de Setembro de 2015

2. Introdução

A diversidade cultural é definida em diferentes culturas, como costumes, religiões, classe, ponto de vista etc., estes constituídos nas leis em defesa da cidadania.

        Trata-se de peculiaridades e também diferentes sociedade que precisam ser respeitadas dentro da sociedade, quando se tem o respeito constrói-se uma sociedade transformada e são pré estabelecidas um universo que se chama  respeito a diversidade e a valorização do multiculturalismo.

        No presente trabalho falaremos de mudanças que houve nas sociedades e jamais podem ser ignorados e a diversidade e do multiculturalismo no âmbito escolar, e sua inserção.

3. Desenvolvimento

Paso 1

LDBN de diretrizes e bases da educação Nacional(LBEN 9.34/96)

Os principais aspecto que envolve o multiculturalismo dentro LDBEN são as questões de diversidade étnico-racial, teve sua condição de premissa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a entrada em vigor da Lei nº 12.796/13.HH.

1989 – Leis nº 7.853/89 do suporte e apoio as pessoas portadoras de deficiência e o direito de sua integração

Social.

Parâmetros curriculares nacionais (PCNS)

O trabalho de orientar aos alunos sobre a inclusão de conteúdos dentro da pluralidade cultural e orientação sexual cabe a escola, e também diálogo com a família, porém não ultrapassando seus princípios familiar.

Ou seja, comunicar a família aos temas abordados dentro das escolas.

Diretrizes curriculares nacionais para educação das relações Étnicos raciais e para o ensino de história e cultura afro Brasileira e africana.    

O presidente Lula assinou a lei 10639 que estabelece a prática de ensino sobre a história da África e da cultura afro Brasileira, dentro das escolas reconhecendo a verdadeira cultura do Brasil e da África, e principalmente o combate ao preconceito e discriminação ao racismo e desigualdade.

Referencial curricular

Nacional para a educação infantil, volume 1.

Acolhimento das diferentes culturas, valores e crenças sobre educação de crianças.

Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

Passo 2 

Comemoração dias dos pais domingo 11 de agosto

http://www.novauniao.ro.gov.br/noticias/item/91-escola-municipal-marcos-adriano-comemora-dia-dos-pais

Ao observar o ato comemorativo preparado pela escola municipal marcos Adriano houve brincadeiras, dinâmicas, momentos de descontração. E o principal foco da direção da escola foi participação da família naquela data, entende-se que gestão elaborou a festinha não só para os pais mais também para toda a família.

        A relação entre escola e a família é muito importante, pois através da intervenção dos pais é possível que os resultados sejam satisfatórios no processo de ensino e aprendizagem.

Quando se trata de educação, implica-se em planejamento, organização, elaboração.  É importante aproveitar momentos comemorativos para inserir momentos lúdicos e estratégicos para fins harmônicos interação entre família e escola, com certeza o projeto politico da escola tem como foco o aprendizado do aluno.   Segundo Vygotsky o desenvolvimento humano é concebido a partir das relações sociais e aprendizagem.

        A escola citada no texto teve uma atitude de suma importância, ao conciliar família e escola, no entanto momentos de brincadeiras e interação são aconselháveis em ambiente escolar.

Passo 3

Desenho visualizado por você.

Aspecto que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo.

Desenho de um homem segurando uma flor e um menino no colo

O desenho retrata a vida do menino que não tem mãe, e mora somente com o pai, no entanto para ele, seu pai também é sua mãe. Quando falamos em família não significa padrão ou modelo, o que importa é a dignidade humana, diversidades e valores.  

Três mulheres de mãos dadas e um menino

Retrata a vida de uma criança que mora com suas  irmãs, para ele aquela é sua família (pai e mãe). A presença dos pais eram fundamental  na vida da criança, porém a vida o surpreendeu de forma inesperada.

    Para constituir-se família não só significa pai e mãe e filhos (modelo) mais também outras características que devem ser respeitadas.  

   

Um homem sentado em uma cadeira de rodas dentro de um jardim.

No ponto de vista da criança, não importa as condições do pai dela ela quis dizer que o fato do seu pai ter uma limitação a sua família não deixa de ser feliz.

Um coração vermelho, e um homem negro dentro.                                        

O coração representa o grande amor, e o homem pai, independentemente da cor ou raça a criança o ama sem preconceito.

  É importante ressaltar que o Brasil é um país miscigenado, no entanto é preciso aprofundar na história do nosso para valorizar a cultura brasileira.    

Um homem idoso sentado em uma cadeira de balanço com uma criança no colo.

O desenho mostra claramente que a criança considera avô como pai.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com