TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  26/5/2015  •  Artigo  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 6

EDUCAÇÃO ESPECIAL

RESUMO: Neste artigo discutiremos a necessidade da Educação especial para a sociedade, a família, os professores e em especial para as crianças com limitações físicas ou mentais, a partir de pesquisas bibliografias, onde abordaremos o tema: educação especial dentro da sociedade brasileira com o objetivo de analisar quando foi criado o ensino especial e quais os limites para aplicação das possibilidades da educação especial inclusiva, considerando o debate acadêmico e bibliográfico acerca do assunto.

Palavras chaves: Criança, Educação Inclusiva, Inclusão.

INTRODUÇÃO:

 A abordagem deste artigo tem como tema a Educação especial na sociedade brasileira, à palavra incluir de acordo com o dicionário (Silveira Bueno, pag. 498) significa envolver, somar e compreender. A educação inclusiva busca no seu contexto histórico a verdadeira aplicabilidade da palavra no sentido literal, pois no Brasil a luta por inclusão não se limita apenas em ensinar aos alunos que possuem necessidades especiais físicas ou mentais, e preciso conscientizar a sociedade como um todo. A humanidade esta em continuo aprendizado e cada criança ou portadores de necessidades especiais devem ter seus direitos garantidos em especial o acesso a uma educação inclusiva e única, para que assim seus direitos sejam assegurados plenamente.

DESENVOLVIMENTO – INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO

A educação inclusiva existe desde a década de 50, chamada de “Educação Especial”, mas os cidadãos não tinha conhecimento deste tipo de educação. Os governantes se preocuparam em criar instituições de ensino públicas e privadas no intuito de levar educação para o povo, entretanto a inclusão passou a ser uma necessidade e preocupação,.com isso, foi criada também as salas de recursos multi- funcionais, para auxiliar as crianças e portadores de necessidades especiais

A intenção e integrar essas crianças a sociedade, as famílias e as escolas, são ferramentas usadas principais para: educar, orientar, cuidar e brincar, portanto, a responsabilidade de moldar o caráter cultural\pessoal desses indivíduos e torná-los integrados a sociedade, de forma que eles se sintam parte importante do meio que vivem.

A educação especial surgiu por meio de muitas lutas, organizações e leis favoráveis aos deficientes e só começou a ganhar força a partir da declaração de Salamanca (1994), aprovação da constituição de 1988 e da LDB (1996).

[...] as crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso às escolas regulares, que a elas devem se adequar [...] elas constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos.

A inclusão é um processo lento, levando-se em conta o fortalecimento dos educadores para a conscientização, a escola tem a obrigação de ser prepara para receber as crianças especiais, através da estrutura física, psicólogos, professores, gestão e pedagogos. A sociedade tem o seu papel fundamental de aceitar e receber todos que são ditos diferentes, Para SASSAKI (1997, p. 41) inclusão é:

Um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. (...) Incluir é trocar, entender, respeitar, valorizar, lutar contra exclusão, transpor barreiras que a sociedade criou para as pessoas. É oferecer o desenvolvimento da autonomia, por meio da colaboração de pensamentos e formulação de juízo de valor, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida.

Com isso fica claro que a educação inclusiva se baseia nos princípios fundamentais para concretizar a autonomia do ser, para sua formação acadêmica e moral. Para o autor FERREIRA (2005, p. 44) a inclusão envolve:

[...] uma filosofia que valoriza diversidade de força, habilidades e necessidades [do ser humano] como natural e desejável, trazendo para cada comunidade a oportunidade de responder de forma que conduza à aprendizagem e do crescimento da comunidade como um todo, e dando a cada membro desta comunidade um papel de valor.

No entanto o que se percebe na sociedade e que só destacam-se com um papel de valor aqueles que são tidos como normais, por isso a educação inclusiva é de fundamental importância, que a educação alcance todos sem distinção para que as possibilidades se igualem a todos os seres humanos. Conceitua a educação inclusiva é através da interação, socialização e a própria construção do conhecimento. O cenário educacional deverá propiciar tais momentos, conforme explicita MITLER (2003, p. 25):

“No campo da educação, a inclusão envolve um processo de reforma e de reestruturação das escolas como um todo, com o objetivo de assegurar que todos os alunos possam ter acesso a todos os gamas de oportunidades educacionais e sociais oferecidas pela escola.”

AVANÇOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Porém a educação inclusiva é um processo diferente, sociocultural, político e econômico, que visa diferentes dimensões, que são às leis de Diretrizes e Base da Educação, Princípios e Fundamentos da Educação Especial, LDB, a Declaração de Salamanca (1994, p. 6) caracteriza a inserção dos indivíduos que possuem NEE com uma política de justiça social, conforme explicita:

[...] as escolas se devem ajustar a todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, sociais, linguísticas ou outras. Neste conceito, terão de incluírem-se crianças com deficiência ou sobre dotados, crianças da rua ou crianças que trabalham crianças de populações remotas ou nómandas, crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de áreas ou grupos desfavorecidos ou marginai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com