TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.553 Palavras (19 Páginas)  •  3.147 Visualizações

Página 1 de 19

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autor Ailton José Cerqueira Junior

Prof. Carla Bianca Gonçalves Munhoz

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Pedagogia/Licenciatura/Ped 0748 – Estágio III

05/10/2015

RESUMO

O presente trabalho vem abordar interrogações e questões para uma reflexão nas concepções de educação, no que se apresenta á inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas e direitos reservados pela Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Levando ao aluno seu direito reservado a ensino e educação, será que as escolas estão capacitadas e arregimentadas com recursos e formação para receber tais alunos? Através das observações feitas no estágio na educação infantil e nos anos iniciais, foi visto que temos muitos caminhos a percorrer para que haja realmente um ensino inclusivo.

Palavras-chave: Necessidades Especiais-Educação-Inclusão

1 INTRODUÇÃO

. Meu estagio foi realizado no Colégio Educacional Cenecista Santa Cruz, sito a rua Francisco Jacinto de Mello, de cunho educacional particular é de uma estrutura sensacional onde prestamos o estagio, contem amplas salas de aula em numero de 16 e 5 banheiros, fora os escritórios e secretarias avançadíssimas, mais salão de festas, teatro e quadra de esporte bem ampla e acessível.

O estagio foi realizado de forma individual segundo as formas e diretrizes e regulamento do estagio de curso de pedagogia, sua realização seguiu um cronograma do curso com manual de estagio, fundamentação teórica, conhecimento e pratica. Neste estagio orientado pela tutoria da Uniasselvi, com o objetivo de aperfeiçoar e elevar o conhecimento do acadêmico do curso de pedagogia, observou-se o quanto é importante estar em contato com a rotina diária da escolar para a área que se pretende trabalhar. E Percebem-se nos dias atuais cada vez mais o crescimento de creches-escola, projetos de Educação, Educação jovens e adultos, pro jovens e universidades para todos, em um montão de projetos voltados para o estimulo para o estudo e a educação e outros.

Sendo este estudo bastante discutido, no que diz respeito à inclusão de alunos com necessidades especiais em nossas escolas, revendo direitos e conceitos garantidos a esses alunos. Foram feitas observações para realização desde trabalho e pesquisas junto a professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O Paper é escrito de forma clara, objetiva e simples, mostrando a importância e relevância da educação para construção do individuo, tendo como sustentáculo a educação. O meio metodológico usado foi a pesquisa bibliográfica, que consistiu na pesquisa de internet e livros, também in loco. Sabendo que este é um pré-requisito para conclusão do curso de pedagogia, ampliando assim meu conhecimento no referido tema contribuindo como acadêmico para história da educação em geral. No Projeto de Estagio, em sua área de concentração que as dificuldades ainda não foram superadas e a muito a ser feito para alcançarmos a transformação da escola em um espaço educacional acolhedor e aberto as diferenças, nos tempos primórdios lutavam para acabar com a exclusão, buscando a inclusão desses sujeitos para a igualdade de todos, atualmente a sociedade, educadores e família vivenciam o oposto: um processo exclusão/inclusão onde o aluno criança não é mais tratado como diferente e sim um sujeito capaz de estabelecer relações e aprender; justificativa da escolha nos leva a uma perspectiva em compreender a inclusão como uma processo permanente e dependente de continuo desenvolvimento pedagógico e organizacional dentro da escolas regulares, ao invés de velas como uma simples mudanças sistêmicas nas redes de ensino; objetivo e tema deste estagio é enxergar através das praticas educacionais um meio que passa a ser o da redução da exclusão escolar e social do processo educacional através do desenvolvimento e da mobilização de recursos locais e da ampliação de praticas concretas dos profissionais da educação.

Este trabalho tem por objetivo buscar conceitos e aprendizados sobre áreas de concentração, Necessidades Especiais, Educação Inclusiva. Levando em conta as diversas politicas nas escolas e nos meios sociais, neste paper será discutida a educação inclusiva não somente no que diz respeito ao aspecto educação especial, mas também enfatizando os projetos e medidas sancionadas que leva a Inclusão de crianças, jovens e adultos no caminho da alfabetização, bem como da aprendizagem e da escola. O material e métodos usados para em bazar este trabalho foram; bibliografias, internet, revistas e outros vários autores

Ailton por favor leia o que vc escreveu e veja se você contemplou todas as informações necessárias na introdução na introdução, deve-se anunciar a ideia central do trabalho, delimitando o tema em relação à área de concentração escolhida. Em linhas gerais podemos afirmar que a introdução atua como uma espécie de roteiro. Sendo assim, situa o leitor sobre o assunto que será abordado. Escreva, brevemente, nesta introdução os itens do Projeto de Estágio: área de concentração, justificativa da escolha, o tema e os objetivos. Deve conter também, uma breve caracterização da escola onde o estágio foi realizado.

No último parágrafo da introdução você apresenta como o Paper está estruturado, ou seja, o que será abordado em cada tópico. Como bem expressa Tafner e Silva (2011) “ao ler este último parágrafo, o leitor tem a sensação de encontrar ali uma espécie de sumário e pode ir direto para a seção que lhe for mais interessante” (TAFNER e SILVA, 2011, p. 174).

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

A Historia da educação inclusiva no Brasil, desde os primórdio da humanidade existe O Estatuto da Criança e do Adolescente, conforme A Constituição Federal asseguram por direito uma educação básica com um ensino de qualidade. Visto que a educação básica é um dos alicerces indispensável na formação do cidadão e concedendo seu desenvolvimento em sua condição de valorização, como o respeito as diferenças. Este trabalho propõe uma visão entre teoria e pratica e prima pela experiência do acadêmico e seu crescimento. Concretizando que a área de concentração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com