TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL

Resenha: EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Resenha  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

A Educação Infantil, em estabelecimentos específicos de educação infantil, vem crescendo no mundo inteiro e de forma bastante acelerada, seja em decorrência da necessidade da família de contar com uma instituição que se encarregue do cuidado e da educação de seus filhos pequenos, principalmente quando os pais trabalham fora de casa. E é por isso que toda instituição de educação infantil que organiza com seriedade deve promover encontros entre professores, família e comunidade para que sejam discutidos assuntos de interesse comum para que sejam apresentadas informações a cerca do trabalho pedagógico para se obter informações sobre o meio em que os educandos vivem, seus valores culturais, seus anseios e aspirações para que as aprendizagens sejam construídas pelos alunos de maneira contextualizada e que tenham sentido.

Em 2006, segundo os dados estatísticos, apenas 13,8% das crianças declaradas como negras estavam matriculadas; entre as crianças brancas esse número é igual a 17,6%%. Na pré-escola na população infantil branca 65,3% estão matriculados na pré-escola, a diferença é menor, mas da mesma forma desigual. Enquanto na população infantil negra esse número representa 60,6% do total da população infantil.

Esses números revelam o tamanho dos desafios que se apresentam para a Política de Educação Infantil no que se refere à Educação das Relações Etnicorraciais.

Nas situações de aprendizagem o problema adquire um sentido importante quando as crianças buscam soluções e discutem-nas com as outras crianças. Não se trata de situações que permitam “aplicar” o que já se sabe, mas sim daquelas que possibilitam produzir novos conhecimentos a partir dos que já se tem e em interação com novos desafios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com