TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO LUDICA

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.349 Palavras (22 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

SANTO ANASTÁCIO

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA EAD: HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO

PROFESSORA PRESENCIAL: LIDIANE PINEDA

                 

ACADÊMICOS:              

CAMILA ALCANTARA VENANCIO                                                                     RA 397619

DAIANE SOBRAL MORENO SANTOS                                                                 RA 395328

MARIA GEANI DE CAMARGO NAVARRO                                                         RA 395380

ROSARIA EUGENIA PULHEZE                                                                             RA 395397

SERGIO ANTONIO NEGRI                                                                                     RA 395400

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Educação”, sob orientação do professor-tutor a distância Renata Manfrin Schmidt.

SANTO ANASTÁCIO – SP

14/09/2012

Sumário

Título                                                                                  Páginas

Apresentação  ..............................................................................................................02  

Freud e contribuições para a Educação....................................................................03  

Piaget e contribuições para a Educação....................................................................05  

Wallon e contribuições para a Educação................................................................. 07    

Vigotski e contribuições para a Educação............................................................... 09  

Relatório  Final.......................................................................................................... 10      

Referências  ............................................................................................................... 15      

APRESENTAÇÃO

        A Educação exerce papel fundamental para a  construção da identidade de uma população e não é apenas na escola que ela se constrói, pois há fatores além deste território que interferem significativamente no seu funcionamento e, conseqüentemente, na Educação que se pratica.  O desafio desta ATPS propõe que os alunos pesquisem alguns  dos  teóricos da Psicologia que contribuíram com a História da Educação em Geral: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Leva S. Vigotski.

Quem foi Sigmund Freud, e expor suas contribuições para a Educação. 

        Sigmund Freud, nascido em 1856 em Frieberg, aos 4 anos mudou-se para Viena onde passou a maior parte da vida, morrendo aos 82 anos. Acreditava muito na educação, achava que apenas através do estudo um pobre poderia ter ascensão social e cultural.

        Se formou em medicina e especializou-se em doenças mentais  onde atuou também como neurologista. Tratava da clientela que sofria das chamadas doenças nervosas como: Psicose, Neurose, Esquizofrenia e Histeria. Os tratamentos eram centrados em Eletroterapia, Massagens, Hidroterapia e Hipnose; onde destacou-se dos demais profissionais pois se preocupava em descrever os sintomas e atuava como um arqueólogo pois ia escavando etapas da mente até chegar no momento do trauma. Acreditava que cada doença havia um trauma que o subconsciente escondia, por isso usava a Hipnose. Acreditava que sempre havia uma causa sexual nos traumas, uma vez que naquela época havia uma repressão social sobre o assunto.

        Ele acreditava que a sexualidade estava presente desde a primeira infância.

        Acreditava que certos sintomas de nossas ações estão no inconsciente:

        Id- regido pelo "principio do prazer", instintos que o ser humano guarda dentro dele sem nem mesmo ele conhecer o que ele tem.

        O Ego ou o Eu: "principio da realidade", é o que represente a nossa realidade, o que nos somos, com objetivo de garantir a sobrevivência do sujeito.

        O Superego: , é formado pelo que a gente aprende que vem dos nosso pais, das normas, da nossa educação, é o censor interno do sujeito.

        Freud não escreveu muito sobre a influencia da psicanálise na educação e chegou a afirmar que educar é uma tarefa impossível devido a subjetividade inconsciente de cada pessoa.

        Descreveu as fazes da sexualidade humana que se diferenciam pelos órgãos que sentirá prazer e pelos objetos ou seres que dão prazer, essas fazes se desenvolvem entre os primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos.

        Primeira fase- Oral: desejo e prazer na boca, alimento, mamadeira, seio materno, chupeta e dedo são objetos do prazer.

        Segunda fase-Anal: excreção das fezes, brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas.

        Terceira fase-Fálica: órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nessa fase os meninos tem desejo na mãe e as meninas no pai.

        Quarta fase- Latência: processo de aquisição de habilidades, valores morais e papéis culturalmente aceitos, transferindo assim o impulso sexual é impedido de se manifestar devido os papéis morais impostos pela educação.

        Quinta fase-Genital: quando o individuo domina suas pulsões parcial da genital idade, seja para fins orgásticos ou como fins de procriação.

        Freud defendia que as crianças devem receber educação sexual assim que demonstrarem interesse, porém é importante salientar que fica difícil saber concretizar tal aprendizado já que  o próprio inconsciente da criança irá gerar as suas próprias explicações sobre sexualidade.

        Os professores devem abordar o seu conhecimento sem resumir-se a métodos pedagógicos, usar métodos que trilham objetivos, resultados e metodologias, uniformizando assim o aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (223 Kb)   docx (961.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com