TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE COM FOCO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  8/5/2018  •  Dissertação  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE COM FOCO NA EDUCACÃO INCLUSIVA

        A reflexão acerca da sociedade que não observa o outro, o diferente, o estranho, enfim que não respeita a diversidade, cria estereótipos que levam a preconceitos e discriminações, reduzindo as oportunidades, diminuindo as chances de realização com humanidade refletindo na precariedade da qualidade da educação.

      Neste contexto, a questão crucial que envolve o programa de ensino pautado na educação escolar é a indefinição entre o processo de integração e o de inclusão. No primeiro, a integração é para os alunos com necessidades especiais que conseguem se adaptar ou se adequar ao sistema, seja ele o de ensino ou de trabalho.

    Partindo desse pressuposto, levanta-se a se a seguinte indagação: se o processo de integração é a inserção das pessoas com necessidades especiais a sociedade tendo ele que se adaptar, dessa forma se adequar ao convívio social? Essa questão remete uma outra reflexão, a maioria não consegue se integrar, continuando fora do sistema que é excludente, celetista, conservador e marginalizador, resultando em uma problemática no ambiente escolar, onde  as práticas sociais e o processos  educativos se encontram ladeados por dois discursos o da inclusão educacional pautado na despreparação dos profissionais da educação nesta realidade, ademais o discurso da integração, que só integra  aqueles que conseguem se adaptar ao meio, sem que  a sociedade se modifiquem.

    Portanto, para impedir a continuidade dessa situação, é imprescindível fazer da escola um espaço onde a diversidade seja imposta como forma de inclusão não sendo um problema, mais um atributo somático na construção das experiencias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (21.6 Kb)   docx (115.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com