TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIVERSIDADE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  28/2/2017  •  Artigo  •  3.969 Palavras (16 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]                      FACEI – FACULDADE EINSTEIN[pic 2]

Resolução CNE/CES nº 1/2007 publicada no DOU em 08 de junho de 2007

e da Portaria de Credenciamento da FACEI: Portaria MEC/SESU

nº 6 de 7/1/2008 no DOU 8/1/2008.

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA [pic 3]

 DIVERSIDADE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ISVÂNIA BANDEIRA ROCHA

Agosto 2016

FACEI – FACULDADE EINSTEIN[pic 4]

Resolução CNE/CES nº 1/2007 publicada no DOU em 08 de junho de 2007

e da Portaria de Credenciamento da FACEI: Portaria MEC/SESU

nº 6 de 7/1/2008 no DOU 8/1/2008.

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA [pic 5]

DIVERSIDADE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Artigo apresentado ao programa de Pós Graduação da FACEI – Faculdade Einstein como exigência básica para obtenção de Título em Educação Inclusiva.                                                                            

ISVÂNIA BANDEIRA ROCHA

Agosto 2016

[pic 6]

        

                                                             

Dedico este trabalho a pessoas que acreditam que a inclusão é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa, e que enxergam ao longo dos anos, mesmo com algumas dificuldades, que poder é fazer novamente, almejando sucessos e avanços. E mesmo com o passar do tempo, conseguem com entusiasmo e luta acreditar que é possível alcançar um sistema educacional diversificado e inclusivo.

AGRADECIMENTOS[pic 7]

Aos colegas de curso pelo privilégio de desfrutarmos experiências renovadoras...

Meus sinceros agradecimentos.

Aos familiares que acreditaram em mim, “pela torcida”, e pela força.

SUMÁRIO[pic 8]

INTRODUÇÃO........................................................................................................................06

ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA.......................................................................................07

FUNDAMENTOS TEÓRICOS................................................................................................07

RESULTADOS DA ANÁLISE................................................................................................12

CONCLUSÃO..........................................................................................................................13

REFERÊNCIAS .......................................................................................................................13

Educação Especial e Inclusiva na Escola Estadual Joaquim Pereira:[pic 9]

Análise do Projeto Político Pedagógico 

* Ana Pereira de Amorim

RESUMO

A construção de uma sociedade inclusiva vai muito além da teoria, e a importância da inclusão está relacionada com o respeito à diferença. A inclusão escolar é uma realidade que vai além de uma simples matrícula e existe toda uma complexidade, exigindo um novo olhar dos nossos legisladores, um novo modelo organizacional, professores comprometidos, valorizando as diferenças, visando uma educação voltada para a igualdade. Vários documentos foram criados, mas os direitos ainda não são efetivos. Várias barreiras impedem a concretização da inclusão. Desta forma o objetivo deste artigo é discutir e entender um projeto político pedagógico voltado para uma escola regular e inclusiva, do município de Indaiabira.

 

Palavras-chave: Escola, Projeto político pedagógico, Educação inclusiva.

ABSTRACT

The construction of an inclusive society goes far beyond theory, and the importance of inclusion is related to respect for difference. The school inclusion is a reality that goes beyond a simple registration and there is a whole complexity, requiring a new look of our legislators, a new organizational model, committed teachers, valuing differences, seeking an education focused on gender equality. Several documents have been created, but the rights are not yet effective. Several barriers prevent the implementation of inclusion. Thus the purpose of this article is to discuss and understand a pedagogical political project back to a regular and inclusive school, in the municipality of Indaiabira.

Key-words: School, pedagogical political project, inclusive education.

__________________________________

* FACEI – Faculdade Einstein      

  1. INTRODUÇÃO

        A discussão sobre melhores perspectivas da inclusão no âmbito da educação é de grande importância em nossa sociedade, por estarmos vivendo em uma época em que o respeito à diversidade e a garantia ao direito, à participação social de cada pessoa, tem emergido como uma questão ética, promovendo a reivindicação por uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, a temática da inclusão social traz como pressuposto, a idéia de uma sociedade que considera e acolhe a diversidade humana.

        A inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito distorcido e polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais.  É um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade. Ela está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade.

 No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à educação, assim diz a Constituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (316 Kb)   docx (82.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com