TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Por:   •  12/11/2015  •  Artigo  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

JARAGUÁ DO SUL / SC

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: a distância: Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira e presencial:

JARAGUÁ DO SUL / SC

2015

  1. INTRODUÇÃO

Essa ATPS nos faz buscar conceitos sobre a educação não formal, sendo que para isso precisamos entender o que é Educação formal e Educação Informal, para podermos entender as diferenças.

Buscamos informações sobre a função do pedagogo em outros ambientes que não são o usualmente encontrado. Desde os âmbitos do setor empresarial ao âmbito de atividades de associação, ONG’s, instituições do Terceiro Setor.

Deparamos com algumas informações sobre a Educação Não Formal na Formação Profissional, algo muito importante, que permite, nós estudantes do curso de Pedagogia, percebemos as dimensões de aeras onde nós como profissionais podemos atuar.


  1. OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL.

Devemos entender primeiro de forma clara o que é educação formal e informal para podermos compreender o que é educação não formal.

A educação que se dá em uma instituição de ensino, escolas, universidades, politécnicas e escolas profissionalizantes que atribuem grau, sendo sistematizado o ensino historicamente construído e que possibilita novos conhecimentos é compreendida com educação formal.

Já aquela que se aprende no dia a dia; relação da formalidade com a informalidade que trás um aprendizado é a educação informal, ela não é organizada e pode variar suas teorias.

Abrangendo esses conceitos podemos então compreender a educação não- formal ela é uma educação distinguida que visa o meio social, ela surge em movimentos sociais, consecutivamente nas classes menos beneficiadas que procuram uma melhora social. Sendo assim nesta busca pelos direitos se dá a educação não- formal, que é organizada que busca o amparo da lei sem apoio do estado.

No entanto a educação não-formal, tem com objetivo dispor o indivíduo em seu meio social, considera o meio que se vive e as necessidades reais que se tem, sendo que, essa educação não-formal não deve ser vista como uma afronta ou como uma melhor educação, mas deve ser vista como uma nova forma de educar e ser repensada no sentido de contextualizar o individuo e o conteúdo aprendido.

Na educação não formal existe uma organização própria, mas seus intercessores de informação não precisam ser professores, podendo ser qualquer um, desde que seja eleito ou escolhido pelo grupo inserido e ele não é ligado ao estado mas busca respaldo na lei para exercer, exemplos são as assembleias, que são um método de ponderação entre determinados grupos que buscam um bem para aquela sociedade ou para aquele grupo social, o ensinar, a forma de se portar, falar, essa orientação mediação de idéias que é defendido no grupo é uma forma de elucidarmos esse processo pois o grupo que busca uma melhora em seu meio social vão a uma assembléia que tem respaldo na lei que vão buscar revogar seus direitos esse processo de interação para defender o grupo seus ideais, se forma o processo educacional que é passado entre eles não necessariamente por um professor mas um líder do grupo.

Podemos categorizar a educação não formal como uma nova forma de se realizar o processo de educar, nova perspectiva que existe e deve ser acatado como fruto da educação social que é hoje a pedagogia social e pode ser vista como uma ação teórico-prático sócio educativo, concretizado por educadores ou por agentes sociais. Abrangendo essa perspectiva individualizada temos que refletir sobre a educação atual que temos em nossas escolas, mas não podemos esquecer ou não utilizar a educação formal.

Através dos meios educacionais a pedagogia social tenta resolver ou amenizar os problemas sócios culturais, políticos e econômicos, pois só existe essa nova visão da educação não-formal pela procura de uma igualdade de direitos que pelas diferenças de classes, onde o grupo em trazer uma solução causa conflitos e reflexão nesse processo de aprendizado para solicitar seus direitos advém o processo educacional, ou seja, o conhecimento é intercedido entre o grupo para resolver as questões sugeridas.

A educação formal não visa o aluno que não tenha uma instabilidade familiar entre outros conflitos e possibilidades de diferentes problemas.

Entretanto o aluno muitas vezes se sente excluído do sistema de ensino, pois a sua realidade não esta inserida no convívio ou no conteúdo aprendido, na instituição de ensino, onde deve ser visto o aluno não como uma "tabua rasa", mas como o dono do conhecimento que é apenas aflorado pelo professor e desta maneira não pode dissociar o individuo ou aluno de seu contexto social.


  1. O QUE É ASSOCIATIVISMO E QUAL SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS SOCIAIS.

Para compreender o significado e a relação entre associativismo e os projetos sociais, é necessário estudar a origem desses termos. Como definição de associativismo, pode-se resumir em uma junção de interesse comum, defendendo pontos de vista de forma global, bem como, um produto social ou mesmo, grupo e interesses econômicos, sociais e culturais, auto-sustentáveis.

Em termos de Brasil, entende-se que o associativismo veio pela precisão de viver em um grupo estruturado de empreendedores que visam defender seus direitos, uma vez que projetos sociais são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (230.8 Kb)   docx (169.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com