TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ED. EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.221 Palavras (9 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 9

                                          [pic 1]

  POLO DE APOIO PRESENCIAL: MARÍLIA/SP COLÉGIO INTERAÇÃO III 

                                                           PEDAGOGIA  

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ED. EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

                     

                                                         

                                Daiane Fernandes Ribeiro -----------------------RA: 400827

                                Luzia Ap.B.C. Fernandes Ribeiro ---------------RA: 381314                                          

                                Kelma  Riceny Machado -------------------------RA: 399495

                                Lisandra de Carvalho Miranda ------------------RA: 356484

                                Rosani Maria de Oliveira Ferreira Cauneto----RA: 376991                                  

                                 

                                        Atividade Prática Supervisionada (ATPS).

                                         

                                         Professora : Sandra Santos de S. Silva

                                                                             

                                                            MARILIA SP 

                                                            MARÇO 2015                 

 

O que é Educação não formal?

Apesar de ser a Educação não formal  uma modalidade de educação que vem sendo  inserida cada vez mais na atual sociedade, essa porém  é de difícil entendimento, devido ao fato de que, ainda não foi criada  uma legislação específica que sirva de base  para sua compreensão, sendo assim, atualmente a modalidade de educação não formal pode possui vários precedentes que compõem sua denomina.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, abriu caminho institucional aos processos educativos que ocorrem em espaços não formais ao definir a educação como aquela que abrange “processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” (art. 1 LDBEN, 1996), o termo foi incorporado ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos em 2003.

Sendo assim, essa modalidade de Educação que até então, era pouco reconhecida, hoje esta se tornando cada vez mais comum, pois a educação não formal costuma ser mais ágil, flexível, complexa, e dinâmica que a formal, sendo essa, na realidade, uma contribuição para a formação integral do indivíduo, tendo como objetivo principal oferecer aos educandos,  novas experiências de aprendizado em ambiente adaptado para a sua cultura e seu meio social.  

A Educação não formal possui vários campos de atuação, e sua concepção de educação esta associada ao aspecto cultural, que leva a compreendê-la como processo que se constrói durante uma vida toda e não como algo móvel, inerte, como é apresentado na maioria das instituições oficiais. È um processo organizado, porém, os resultados da aprendizagem não necessitam de uma avaliação formal.

Tal Educação ocorre pelas iniciativas de movimentos populares, movimentos sociais, Ongs, instituições essas que visam principalmente à mudança social, dentre outras, possuindo  caráter transformador, possibilitando aos educandos  a conscientização de seu valor e  importância como cidadãos. Além de que, essa modalidade de educação também pode oferecer aos mesmos a capacitação para o mercado de trabalho, através do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidade. Outra característica da educação não formal é desenvolver no individuo a capacidade de se organizarem com objetivos comunitários, voltados para a solução de problemas coletivos cotidianos.

As práticas educativas realizadas na educação não formal são desenvolvidas a partir de experiências populares, projetos socioeducativos e também experiências educacionais de crianças e adolescentes de baixa renda.

 A aprendizagem se dá por meio da prática social e das ações interativas entre os alunos e educador construindo-se assim novos saberes.  O pedagogo exerce forte influencia nesses ambientes não escolares, quando esse possui capacidade e qualificação  necessárias para trabalhar com essa modalidade de educação.

O que é Associativismo e qual sua relação com os projetos sociais?

O Associativismo consta para a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, como sendo  a união de duas ou mais pessoas, que a partir dessa união desenvolvem  a prática social da criação e gestão de associações, sem fins lucrativos. Ou seja, o Associativismo é na verdade uma forma de organização social que tem como finalidade beneficiar pessoas por meio de ações sociais normalmente desenvolvidas por voluntários.

A palavra associativismo vem do entendimento de associação fins e objetivos comuns às diversas atividades econômicas culturais e sociais gerando assim um cooperativismo participativo sem fins lucrativos.
O associativismo está presente na organização da sociedade, na família, em ambientes de trabalho ou grupos de pessoas que se unem por um objetivo comum sempre voltado para o bem maior da humanidade, podendo esse ter ou não  nome jurídico.

Os principais objetivos do Associativismo são – despertar nas pessoas  laços de amizade e solidariedade, em prol de melhorias em sua comunidade, fazer com que todos defendam interesses em comum, desenvolver trabalhos coletivos, produzir e comercializar de forma coletiva. A importância do associativismo nos projetos sociais acontece a partir do momento em que pessoas se unem com objetivos voltados pra a melhoria da qualidade de vida. e da melhoria da existência humana, através da  troca de experiências. Essas experiências somam valores e adicionam coisas novas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (298.5 Kb)   docx (204.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com