TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Por:   •  1/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.032 Palavras (9 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

DANILO DA COSTA PEREIRA CORDEIRO – RA 395330
JOÉLIA OLIVEIRA LISBOA MENDONÇA – RA 395366
LETICIA DE SOUZA COSTA– RA 395369
MEIRE CRISTINA DOS SANTOS HODLICH– RA 395386

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES” sob orientação do professor-tutor presencial Lidiane Gonzales Pineda.

SANTO ANASTÁCIO

2015

INTRODUÇÃO

Nossa sociedade vive em um cenário de novas perspectivas, principalmente para o profissional que se insere no mercado de trabalho. Ela nos apresenta diversos aspectos, vivemos um momento de discussões sobre a globalização, a educação, o neoliberalismo, os avanços tecnológicos, as diversidades. Assim, uma nova estrutura está sendo formada e exige profissionais melhores preparados e qualificados para estarem atuando neste cenário em que é competitivo.

A educação vem a confirmar este contexto, temos que o profissional não tem apenas seu espaço restrito à escola, mas a um espaço redefinido de atuação.

Hospitais, ONGs, associações, igrejas, empresas e outros formam este cenário que transpõe os muros da escola quebrando idéias e preconceitos.

Assim, este presente trabalho tem como objetivo analisar e apresentar as especificidades da educação não formal, da educação profissional no Brasil e a atuação do pedagogo, o associativismo no Brasil e sua relação com os projetos sociais.

DESENVOLVIMENTO 

A prática educativa é composta por um conjunto de ações que determinam tanto o caráter preordenado de um ambiente de aprendizagem, como a sua dimensão de construção social, constituindo, assim, um ambiente de aprendizagem desde a sua organização inicial, fundada em certa concepção de aprendizagem, até a sua realização singular.

        A educação não-formal é oferecida geralmente por instituições sociais, ONGs governamentais ou não governamentais, tendo como objetivo a formação de valores para o trabalho e cidadania.

        A educação não-formal são atividades realizadas fora do sistema regular de ensino e suas atividades e objetivos educacionais são bem elaborados. De acordo com Libâneo (2005), a educação não-formal são atividades com baixo grau de intencionalidade, e com relações pedagógicas, que não são formalizadas. 

        As atividades de educação não-formal não precisam obedecer a um sistema seqüencial e hierárquico, no qual estas atividades podem ter uma duração variável. 

        Podemos concluir que a educação formal dever ser estruturada, organizada e sistemática, onde a instituição escolar ou não tem como função principal o desenvolvimento e formação de indivíduos. E a educação não-formal pode ser entendida como um processo diferente de trabalhar o conhecimento cultural e histórico em conjunto com ensino escolar. 

É possível verificar que a educação não formal é uma modalidade de educação que vem se ampliando na sociedade atual. Entretanto, ainda é de difícil entendimento, pois não há uma legislação específica que atribua sustentação para sua compreensão, o que abre precedentes para algumas considerações do que se denomina modalidade de educação não formal.

        Assim, levando em consideração os diversos espaços que necessitam de conhecimentos e práticas pedagógicas, percebe-se que a formação do profissional em Pedagogia ainda está direcionada essencialmente para o contexto formal em espaços escolares. A Educação não formal tem como intuito contribuir para a formação integral do indivíduo, voltada aos interesses e necessidades dos educandos em ambiente adaptado para a sua cultura e seu meio social. Essa ocorre pelas iniciativas de movimentos populares, associações democráticas, organizações que visam à mudança social, dentre outras e possui caráter transformador, pois possibilita que os atendidos sejam conscientizados do seu valor e da importância de serem cidadãos conscientes sobre as ações de sua realidade contextualizada.

Nossa sociedade tem passado pelo processo de transformações, e a educação tem procurado adaptar-se às mudanças de forma que se possa incluir e desenvolver os indivíduos.

Temos no contexto educacional:

-A educação formal que é aquela que se faz presente no ensino institucionalizado, estruturado. No ambiente escolar há experiência de vida que varia conforme as culturas, a sociedade, os indivíduos. A educação escolar repassa os conhecimentos conforme métodos, planos e projetos de ensino de conteúdos fragmentados. Os educadores, geralmente, têm que o objetivo da educação é a de formar cidadãos responsáveis, participantes da vida social através dos conteúdos retidos. O aluno por sua vez, deve desenvolver suas habilidades, competências, seu espírito crítico, criativo e aplicá-los na prática em seu desenvolvimento profissional.

-A educação não formal cujo objetivo é a cidadania, ou seja, ela é definida em aspectos coletivos pela prática social e que não se confunde com a educação informal que é aquela a qual o indivíduo acumula conhecimentos por meio de experiências do cotidiano, familiar, de trabalho, etc. Não se importa com o desenvolvimento de currículos predefinidos, ao contrário, os conteúdos são definidos a partir da vontade e das necessidades dos envolvidos, é desenvolvida para enriquecer o conhecimento do indivíduo, ampliando suas vivências e experiências formativas, sejam estes indivíduos crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos. Encontra-se aqui, uma diversidade de gerações, idades e a não obrigatoriedade de freqüência, em um espaço de tempo mais flexível e não restritos a órgãos fiscalizadores.

Demais características e abrangências:

- o foco em quem aprende e não em quem ensina;

- está estruturada de baixo para cima, havendo fortes influências dos participantes na definição do currículo;

- ênfase na prática relacionada com o contexto local dos participantes;

- a aprendizagem política dos direitos do indivíduo;

- a capacitação do indivíduo;

- exercício de práticas que levam o indivíduo a se organizar com objetivos comunitários;

- educação desenvolvida por mídias

Verifica-se que a educação não-formal aproxima-se em alguns objetivos da educação formal, quais sejam a do desenvolvimento e capacitação do cidadão para o mercado de trabalho, mas também contribui para objetivos mais específicos por aspectos sociais mais dignos, igualitários, contra discriminações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (355.6 Kb)   docx (823.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com