TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

                 

                                   

                            Relatório

Educação não- formal no Brasil e sua relação com a educação        

                                Profissional

    Educação não-formal, ação educativa, cultural, preparatória que trabalha com o aluno fora do sala de aula, voltada para o exercício da cidadania atuando em grupos e movimentos sociais, pátios, Hong e outros, incentivando a criança, adolescente socializar-se com o meio, a ter valores morais, éticos no cotidiano.              

    Associativismo, grupos de pessoas que reunir-se para representar, defender os interesse dos associados estimulando a melhoria da sociedade. Existem uma relação intensa o associativismo com projetos sociais, por ser de grande interesse e desenvolver como a cultura política, Educação não- formal e outros nos espaços escolares e não escolares, fazendo crescer o aprendizado, para o bem comum da sociedade.                                                                            

      A inclusão da Educação não- formal, depois evolução industrial sendo: A mãe que dava maior atenção para os filhos, passou a trabalhar, os filhos não tem muita atenção no entanto os pais deixam os filhos em horário integral por esse motivo as atividades complementares como balé, Judô aula de músicas e outros.                  

[pic 1]

      No Brasil evoluiu o profissionalismo do pedagogo na Educação, Porém passou a existir         no curso de pedagogia o estágio nos ambientes não escolares, para poder atuar na Educação     não formal, o pedagogo tem relação com a didática nas atividades lúdicas, expondo conhecimento, mas nem sempre é Educador social, por  ficar somente no espaço escolar ele não tem o público-alvo especifico localizado em ambiente externo, por isso existe o estágio em ambientes não escolares para adquirir conhecimentos fora da escola e tornar-se profissional sabendo as diferenças de atuação  dentro e fora da escola.  

              Educação não- formal tem relação com a Educação profissional por ser uma educação com habilidades e potencialidade em prática, fazendo o educando crescer para o ambiente de trabalho.

[pic 2]

                  As contribuições da Educação não- formal:

  • Os alunos aprende a conviver com as diferenças e socializando com outras pessoas respeitando seu próximo,
  • Aprende a adaptar com trabalhos em grupos,
  • Aprende a construir a sua própria identidade relacionando com o grupo e aprendendo as devidas regras e que deve usar em devido tempo e deve trabalhar com éticas pra levar para cotidiano de vida                    

    Concluímos que a Educação não-formal é organizada por grupo, o professor ensina e através do interesse de cada um que participa, dependendo dos movimentos sociais contribui para educação e o bem estar da sociedade. Educação não formal ocupa o espaço da criança, adolescente para o desenvolver a interação com o meio, auto estima, enriquecendo no andamento escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (104 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com