TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.929 Palavras (20 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

JANAINA VICTOR RODRIGUES HEBERLE

JAQUELINE ROSSI DIAS

LILIAN FABIANA DE SOUSA NOGUEIRA

                                                             DOURADOS – MS

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

                   JANAINA VICTOR RODRIGUES HEBERLE      RA: 5389110176

                   JAQUELINE ROSSI DIAS                                      RA: 3876743796

        LILIAN FABIANA DE SOUSA NOGUEIRA        RA: 1299119456

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação profissional e educação em ambientes não escolares”, sob orientação do professor-tutor à distância Rejiane Platero Ferreira.

                                                             DOURADOS - MS

2015


Sumário

Introdução: ______________________________________________________________5

Etapa 1 : Que é educação não – formal ? ______________________________________6

Etapa 2 : O que é associativismo e qual a sua relação com os projetos sociais: _______8

Etapa 3 : A educação profissional no Brasil: ___________________________________10

Etapa 4 : Quais são as possíveis contribuições da educação não formal no cotidiano da sociedade atual ? __________________________________________________________13

O papel da educação para o ser humano: _____________________________________14

Considerações finais: ______________________________________________________18

Referencias bibliográficas: __________________________________________________19

Introdução

                Este trabalho trata-se a definição e distinção entre a educação na escola e educação não-formal. A educação na escola pode ser resumida como aquela que está presente no ensino escolar institucionalizado, cronologicamente gradual e hierarquicamente estruturado. A educação não-formal, porém, define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino, não se deve confundi-la com a informal, que é aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, através de experiência diária em casa, no trabalho e no lazer. Abordaremos também a educação profissional, a importância da associação para melhorar a qualidade de vida do ser humano, no trabalho, família, etc.

Etapa 1 – QUE É EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL?

             A educação não-formal, porém, define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino, a educação não-formal não se submete a ordenamentos jurídicos do Estado, compreende toda atividade educativa organizada e sistemática que ocorre fora do sistema oficial de ensino, com o objetivo de facilitar determinados tipos de aprendizagem a grupos específicos da população. Refere-se àquelas “atividades com caráter de intencionalidade, porém com baixo grau de estruturação e sistematização, implicando certamente relações pedagógicas, mas não formalizadas”. (LIBÂNEO, 2008, p. 89).
Essas atividades educacionais, apesar de possuírem objetivos claros e bem definidos, são organizadas e estruturadas de maneira flexível. Apresenta um caráter complementar a Educação Formal, portanto, não conferem graus ou títulos aos seus participantes, apenas podem conceder certificados de aprendizagem obtida. Como trata Gohn, (2006, p.31-32) em seu texto em relação à metodologia da educação não-formal: 

               Na educação não-formal, as metodologias operadas no processo de aprendizagem parte da cultura dos indivíduos e dos grupos. O método nasce a partir de problematizarão da vida cotidiana; os conteúdos emergem a partir dos temas que se colocam como necessidades, carências, desafios, obstáculos ou ações empreendedoras a serem realizados os conteúdos não são dados a priori. São construídos no processo. O método passa pela sistematização dos modos de agir e de pensar o mundo que circunda as pessoas. Penetra-se, portanto no campo do simbólico, das orientações e representações que conferem sentido e significado às ações humanas. Supõe a existência da motivação das pessoas que participam. Ela não se subordina às estruturas burocráticas. É dinâmica. Visa à formação integral dos indivíduos. Neste sentido tem um caráter humanista. Ambiente não formal e mensagens veiculadas “falam ou fazem chamamentos” às pessoas e aos coletivos, e as motivam. Mas como há intencionalidades nos processos e espaços da educação não-formal, há caminhos, percursos, metas, objetivos estratégicos que podem se alterar constantemente. Há metodologias, em suma, que precisam ser desenvolvidas, codificadas, ainda que com alto grau de provisoriedade, pois o dinamismo, a mudança, o movimento da realidade segundo o desenrolar dos acontecimentos, são as marcas que singularizam a educação não-formal. Na educação não-formal quem educa ou é o agente do processo de construção do saber é o outro, aquele com quem interagimos ou nos integramos; os espaços educativos localizam-se em territórios que acompanham as trajetórias de vida dos grupos e indivíduos, fora das escolas, em locais informais, locais onde há processos interativos intencionais. A educação não-formal ocorre em ambientes e situações interativas construídos coletivamente, segundo diretrizes de dados grupos, usualmente a participação dos indivíduos é optativa, mas ela também poderá ocorrer por forças de certas circunstancias da vivência histórica de cada um. Há na educação não-formal uma intencionalidade na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes. A finalidade ou objetivos da educação não- formal é capacitar os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. Seus objetivos não são dados a priori, eles se constroem no processo interativo, gerando um processo educativo. Um modo de educar surge como resultado do processo voltado para os interesses e as necessidades que dele participa. A construção de relações sociais baseadas em princípios de igualdade e justiça social, quando presentes num dado grupo social, fortalece o exercício da cidadania. A transmissão de informação e formação políticas e sócias cultural é uma meta na educação não formal. Ela preparar os cidadãos educa o ser humano para a civilidade, em oposição à barbárie, ao egoísmo, individualismo etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (305.3 Kb)   docx (648.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com