TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

ACADÊMICAS:

RÚBIA ELINE RODRIGUES RA 344428

ALEXANDRINA GRACIANO DOS SANTOS - RA 344421.

CRISTINA LOPES DE SOUZA - RA 340193

MARIA VALDEMICIA RODRIGUES PEREIRA - RA 344426

TUTOR PRESENCIAL:

JUNIOR

EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E EDUCAÇÃO

PROFISSIONAL.

SÃO SEBASTIÃO / DF

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERPCENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIACURSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

ACADÊMICAS:

RÚBIA ELINE RODRIGUES RA 344428

ALEXANDRINA GRACIANO DOS SANTOS - RA 344421.

CRISTINA LOPES DE SOUZA - RA 340193

MARIA VALDEMICIA RODRIGUES PEREIRA - RA 344426

EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E EDUCAÇÃO

PROFISSIONAL.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina: Educação Profissional e Educação em ambientes não escolares. Orientador: Tutor Presencial Junior Dantas.

SÃO SEBASTIÃO / DF

2014


INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem como objetivo nos trazer através de pesquisa as especificidades da educação não formal e da educação profissional brasileira, bem como a atuação do educador neste espaço, onde abordaremos seus conceitos, suas características, a fim de compreender seus significados a partir de um estudo reflexivo e critico. Será apresentado também o conceito de associativismo e suas relações com os projetos sociais, problematizando sua função na sociedade atual, bem como sua pratica em todos os sentidos no âmbito social.

Buscaremos compreender os diferentes meios de educação profissional no Brasil, entendendo assim a participação do pedagogo neste seguimento. Para tanto será elaborada uma situação didática que contemple a educação não formal indo alem do espaço da escola formal, problematizando um conteúdo sobre possíveis intervenções abordadas pelo grupo, onde a problemática será pautada na vivencia formativa a fim de organizar a situação didática.

Por fim, apresentaremos a elaboração de uma argumentação visual, onde serão apresentadas imagens que ilustram a relação entre a Educação não-formal e a Educação Profissional, evidenciando as possíveis contribuições da Educação não-formal no cotidiano da sociedade atual

                

O QUE É EDUCAÇÃO NÃO FORMAL?

A educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este. É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados normalmente. Educação voluntaria, não hierárquica e baseia-se na motivação intrínseca dos formandos que por si mesmo procuram a aprendizagem. Toma em consideração as necessidades pessoais dos formandos e adequar-se a essas necessidades para responder a suas aspirações. No caso dos adultos, é um tipo de aprendizagem ao longo da vida.

A educação, durante muito tempo foi confundida com escola e embora as palavras fossem, muitas vezes, compreendidas como sinônimos. Atualmente, a compreensão vem se modificando, e podemos perceber tal efeito até pelo número de adjetivos que vêm sendo colocados junto a palavra e ao contexto educacional, como: educação para a saúde, para o trânsito, ambiental, social e tantos outros.

É característico da educação não formal, outro jeito de organizar e perceber a relação ensino aprendizagem, educador/educando, produção de conhecimento no processo educacional. Uma dessas características é a importância e relevância das ações da pratica e dos saberes e fazeres cotidianos.

O movimento da educação não formal se deu através da existência de diferentes praticas que eram mediadas por relações educacionais, mas que não eram consideradas como educação por não obedecerem a uma série de requisitos formais, mas que, na prática estavam construindo diferentes modos de vivenciar e compreender o processo ensino aprendizagem.

Dessa maneira, sem desconsiderar o papel e a função social preponderante e fundamental que a educação formal tem na constituição e na formação do sujeito enquanto cidadão, evidenciar outras práticas e outros espaços de educação não formal é contribuir para uma sociedade mais emancipada e desenvolvida. É perceber que as "educações" se complementam enquanto processos de formação humana e social.

Foi, e é o momento de redefinição de papeis, ressignificação e reconstrução das identidades institucionais. Cabe ressaltar que o surgimento da colocação não formal não se da como o objetivo de ocupar o espaço ou substituir o papel da educação formal e da informal, mas para dividir e partilhar os diferentes fazeres desse novo tempo.          

O QUE É ASSOCIATIVISMO E QUAL SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS SOCIAIS?

O Associativismo é uma organização resultante da união de um grupo de pessoas, de empresas, de comerciantes etc.

O associativismo nasceu da necessidade de os homens somares seus esforços para alcançar um objetivo comum. No principio este objetivo era a sobrevivência da espécie humana. Posteriormente, transformou-se na necessidade de enfrentar as mudanças impostas pelo sistema econômico mundial.

Nas sociedades primitivas, nossos ancestrais se utilizavam da caça para conseguir sua alimentação e, devido aos poucos recursos, organizavam-se em grupos que posteriormente, originaram as famílias. Portanto, a cooperação não é ato irracional, produzido por instinto. Ela é uma resposta criativa do homem frente aos desafios da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (381.5 Kb)   docx (243.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com