TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EJA NO PIAUÍ

Por:   •  10/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

O EJA é regulamentado nos artigos 37 e 38 situados na seção V da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da educação) de número 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Onde diz que “a educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.”

Para frequentar o ensino da EJA é necessário ter 15 anos como a idade mínima para a inscrição nas séries no nível fundamental e 18 para o Ensino médio.  Dentro da EJA temos as modalidades de certificação presencial, semi- presencial e a distância.

EJA PRESENCIAL

Escola: Unidade Escolar Governador Alberto Tavares E Silva.

Endereço: R. Quinze de Novembro - Lourival Parente, Teresina - PI, 64023-100

É realizado de segunda às sextas-feiras, das 18h às 22h. Os alunos recebem livros totalmente gratuitos e quanto a duração de aula, existe um horário específico como no regular, bem como professores para os diversos componentes curriculares. O professor é quem troca de sala dado os 50 minutos de aula.

Quanto as avaliações a Unidade Escolar tem autonomia para realizar tal tarefa que, ocorrem de acordo com o combinado de cada docente com os alunos. São diversos tipos de instrumentos utilizados como avaliação, entre eles estão provas, seminários, trabalhos individuais e em grupo, etc.

Na escola, não há separação por idade, nas salas tem em média 30 alunos de diferentes idades. Uma aluna relatou que os professores dão assistência necessária quando o aluno tem interesse, e que é muito complicado está em sala de aula com alunos mais novos, pois fazem muito barulho atrapalhando assim a aula. E ressalta : “ muitas vezes a turma mais nova caçoam dos mais velhos em sala de aula, mas não são todos que fazem isso.” (Maria, 52 anos – concluinte do 3° ano do Ensino Médio).

Quanto a conclusão, o aluno do Ensino Fundamental conclui em quatro semestres, já o aluno do Ensino Médio conclui em 03 semestres. Por fim recebe o certificado de conclusão, tendo alcançado a pontuação mínima de 24 pontos na conclusão do ano letivo. O certificado é válido em todo território brasileiro e reconhecido tanto como o certificado de conclusão regular..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com