TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINANDO ATRAVÉS DA MÚSICA

Por:   •  3/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.879 Palavras (16 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA-

EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

ENSINANDO ATRAVÉS DA MÚSICA

Karina Gonçalves de Camargo   RA 1812048

Atibaia- SP

2019

SUMÁRIO

1. Tema                                                                                                           2                                                                                                                        

2. Situação Problema                                                     2

3. Justificativa e embasamento teórico                             2

4. Público alvo                                                              5

5. Objetivos                                                                  5

6. Percurso metodológico                                               6

7 Recursos                                                                 10

8 Cronograma                                                             10

9 Avaliação e Produto final                                           10

10 Referência                                                             12

1. TEMA

Ensinando através da Música

2. SITUAÇÂO PROBLEMA

Desde o ventre materno já se inicia várias experiências musical e trazer a música como instrumento de ensino é um desafio para os professores de educação infantil, afinal a música tem um forte papel de favorecer descoberta e possibilitar vivência na aprendizagem, levando em conta que a música é um processo continuo de construção e envolve a construção de valores.

Verificar a importância do aprendizado de música na socialização, conhecendo a dinâmica musical nas escolas de ensino infantil, perceber as formas de interação social e os demais eixos de ensino, verificando as contribuições que esse ensino pode proporcionar nos desenvolvimentos das crianças.

Como a música vem sendo trabalhada dentro da escola, a sua importância no dia a dia da criança para um melhor desenvolvimento em diversas áreas, a facilidade que proporciona para um melhor ensino e aprendizagem e análise de como o educador vem trabalhando a música na sala de aula.

3. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICOS

Existem muitas possibilidades de buscar as contribuições da música no desenvolvimento da criança, uma vez que ela se faz presente em suas vidas antes de sua alfabetização. A relação com a música, às vezes, já se inicia antes do nascimento e segue no decorrer da sua infância. Nas brincadeiras infantis, as crianças usam a música como forma de expressão e também para estabelecer regras, relações sociais, diversão, alegria e aprendizagem. Esses exemplos dão um breve panorama da importância da música na educação infantil, seja ela escolar ou na família.

Os primeiros contatos que a criança tem com a música são importantíssimos para a sua aprendizagem em todos os aspectos e, conforme seu desenvolvimento, sempre mantendo esse vínculo, pois futuramente, quando se inicia na educação infantil o espaço disposto para a criança, fundamente-se no que ela já conheça e se familiarize, sentindo-se em um ambiente agradável. O professor deve estar atento a esse ponto dos vínculos que a criança tem e procurar mantê-los em seu planejamento de trabalho. O trabalho conjunto da música e disciplinas específicas facilitam a aprendizagem da criança, pois a música combina os conceitos mais rígidos das matérias com sua forma lúdica de expressão que faz parte do mundo das crianças, despertando mais interesse e aprendizagem, com um meio facilitador.

Snyders (1997, p.30) diz que “resta ao professor situar e não restringir”, situar aqui segundo as palavras do autor é contextualiza que o docente pode ser um mediador, orientando seus alunos nas atividades com a música e não minando sua criatividade. Para que o ensino de música na educação infantil relacione o prático com o pedagógico, ela deve ser usada como ferramenta educacional e para isso é necessário explorar diferentes possibilidades nos vários momentos da aula. Temos de lembrar que trabalhar a música na educação infantil não se restringe ao aspecto musical, mas também aos aspectos cognitivo e motor, o que promove o desenvolvimento do sujeito no todo.

Existem várias áreas do desenvolvimento como a cognitiva, afetiva, social, linguística e psicomotora; a música estimula o desenvolvimento conhecimento e descoberta essenciais para o processo de desenvolvimento, a área linguística e psicomotora, são áreas importantíssima que a música contribui para o seu desenvolvimento, pois não tem como desenvolver somente uma, porque todas estão ligadas e influenciadas pela linguagem da música, que provoca expressão sentimental, pensamento, movimento, interação social e outros.

A linguagem musical é um fator importantíssimo para o desenvolvimento expressivo da criança no meio social, gerando interação em várias áreas, na autoestima, no processo motor, equilíbrio, autoconhecimento e outros, a música, no geral, é um meio facilitador e importante para as crianças e, em especial, para as crianças deficientes, que em alguns casos só se comunicam e interagem através dela.

A Música desperta o lado afetivo e sensível de uma criança, no ato de carinho de abraçar alguém, de ter reflexões no momento de ouvir um ritmo calmo, com letras que lhe despertem esses sentimentos. Os estímulos que a música proporciona como: senso ritmo, a audição, o despertar da sensibilidade, diferenciação de coisas e noções de ordenação no tempo e espaço, são necessários serem explorados desde cedo, para uma melhor aprendizagem e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com