TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM O USO DE JOGOS

Por:   •  10/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  8.430 Palavras (34 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

(UNIVESP)

ALEX DA SILVA SOUSA -1716178

ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM O USO DE JOGOS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

SÃO PAULO - SP

2020

ALEX DA SILVA SOUSA -1716178

ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM O USO DE JOGOS

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

[pic 1]

SÃO PAULO - SP

2020

RESUMO

Um dos objetivos desse projeto é considerar o aproveitamento de jogos no ensino de probabilidade e estatística, fazendo o uso desse aparato de ensino como facilitador e estimulador de aprendizado do aluno. para isso precisamos voltar até os primeiros estudos referentes a probabilidade e estatística para assim agrupar o conhecimento teórico com a prática efetiva com ideias que evidencia a importância do uso de atividades criativas, como jogos, em sala de aula e como essas ferramentas podem transformar a aplicação do ensino da matemática de maneira lúdica, especialmente o ensino da probabilidade e estatística.

Por meio dos estudos ficou claro a importância da utilização dessa ferramenta, no qual despertou a curiosidade e a vontade de aprender dos alunos em sala de aula, resgatando o interesse e a participação efetiva de um todo, facilitando o entendimento e despertando a curiosidade dos alunos.

Nesse projeto o jogo proposto foi o jogo do dado virtual 3D, ao meditar na escolha, foi levado em consideração um jogo simples, mas que pudesse transmitir os conceitos básicos da probabilidade e estatística fazendo o uso da tecnologia em sala de aula. Por ser um jogo de azar, o jogo do dado facilita a compreensão do início da probabilidade e do acaso.

Palavras-chave: probabilidade, estatística, Jogos


SUMÁRIO

1.      Introdução

2.      Diagnóstico do contexto escolar

3.      Panorama pedagógico

4.      Habilidades EF09MA23 - Probabilidade e estatística no 9º ano (BNCC)

5.     História da probabilidade e estatística

6.     A importância da probabilidade nos dias modernos    

7.     A teoria da probabilidade e estatística        

7.1.  Experimento aleatório

7.2.  Conceitos básicos da probabilidade

7.3.  Definição de probabilidade

7.4.  Probabilidade de um evento num espaço equiprovável

7.5   Probabilidade condicional

7.6.  Teorema do produto

7.7.  Teorema de Bayes  

8.     Jogos na matemática e o uso do dado como aplicação

9.     Conclusão

10.   Bibliografia

11.   Apêndice


  1. INTRODUÇÃO.

A maioria dos estudantes dizem que preferem disciplinas do campo de humanas a de exatas, isso porque a matemática é encarada por eles como chata, cansativa e difícil. Isso é resultado de um modelo de ensino tradicional onde o educador transmite o conhecimento, muitas vezes de forma mecânica, repetitiva, com fórmulas e resoluções cansativas de exercícios. Estudos revelam que um modelo que permita a participação do aluno, tornando-o corresponsável do seu próprio saber, um modelo que estimule o interesse, trocando o padrão. Os conceitos matemáticos eram recebidos pronto, agora o estudante constrói seus conceitos.

O desconforto relacionado a disciplina de matemática engloba o conteúdo e o conceito de probabilidade e estatística. A probabilidade é uma parte da matemática que cria, desenvolve e pesquisa modelos para estudar, este estudo causa dificuldades não só nos alunos, mas também nos tutores. Os métodos estatísticos e matemáticos, por sua vez, surgiram na sequência da teoria das probabilidades, que calcula a frequência com que ocorre um resultado numa experiência sob condições suficientemente estáveis, essa também causa dificuldades de explanar aos alunos, pois depende dos resultados obtidos e o entendimento dos alunos.

Tendo como objetivo atrair os alunos e proporcionar estudos mais prazerosos da matemática, professores passaram a fazer uso de atividades criativas em suas aulas, os jogos estão inclusos nesse meio, é uma ferramenta usada para atrair e ensinar os estudantes.

Os estudos probabilísticos surgiram na tentativa de entender jogos de azar, usar jogos como o Dado para ensinar é o mesmo que trabalhar com o que levou a criação da probabilidade, logo faz muito sentido utilizar atividades lúdicas nas aulas.

Com o desenvolvimento do projeto, será considerado a possibilidade do uso de jogos ao ensinar probabilidade e estatística. o tutor precisa se planejar para no momento correto poder usar esse tipo de metodologia de ensino e estar ciente das adaptações que ele e o aluno precisam realizar para que o processo de ensinar e aprender seja coroado com êxito. Além de facilitar o aprendizado e prender a atenção, vale ressaltar que os jogos cultivam nos alunos a autoconfiança, a socialização e o respeito as orientações e regras do jogo. O objetivo desse projeto é expor uma breve referência em teoria sobre probabilidade e estatística e propor o uso do jogo do Dado virtual 3D para contribuir no processo de aprendizado aos alunos

  1. DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO ESCOLAR

          A Escola Estadual Gil Vicente, está localizada na rua Antônio Elias Schoueri, 240 – parque do Lago CEP: 04945-005, São Paulo – SP, Fundada no ano de 1988, recebeu este nome em homenagem a um dos mais importantes poeta e dramaturgo português, que foi considerado por muitos estudiosos como o pioneiro do teatro português. Sua obra mais conhecida é " A farsa de Inês Pereira". Suas obras marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento (século XVI).

          A escola é uma instituição pública de referência em qualidade de educação que busca atender a comunidade num resgate da cidadania, hoje atende alunos do ensino fundamental I, Fundamental II e ensino Médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)   pdf (216.2 Kb)   docx (581.7 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com