TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS VISÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS CONCLUINTES E DE SEUS FAMILIARES EM DURANDÉ-MG

Por:   •  31/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.960 Palavras (12 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 12

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

[pic 1]

 ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS VISÕES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS CONCLUINTES E DE SEUS FAMILIARES EM DURANDÉ-MG

MAX AUGUSTO DOS SANTOS MENDES

Linha de Pesquisa - Docência e Gestão de Processos educativos

Durandé MG

 2018


1 MEMORIAL

O interesse pelo assunto abordado nesta pesquisa - Ensino médio a partir das visões e expectativas dos alunos concluintes e de seus familiares em Durandé-MG - resulta de observações decorrentes da atuação profissional como Especialista em educação básica de uma instituição de ensino médio pública no interior de Minas Gerais.

Desde 2013, sou pedagogo e observo os alunos do ensino médio e a diversidade de perfis: alguns oriundos da zona urbana, outros da zona rural e os que tem famílias de classe média e outros que chegam na escola cheirando a fumaça, por terem dormido próximo ao fogão à lenha, ou a curral por terem tarefas a cumprir já nas primeiras horas do dia.

Por isso tento compreender a diversidade das representações sociais e expectativas dos educandos que deverão contribuir para subsidiar e repensar o projeto político pedagógico da instituição visando uma maior satisfação das expectativas da comunidade escolar.

O tema abordado nesta pesquisa se deve ao fato de que os alunos concluintes do ensino médio e seus familiares, muitas vezes nos trazem as dificuldades que enfrentam, seus sonhos desejos e conflitos. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as representações sociais e expectativas dos educandos concluintes com relação ao curso, que apresentam uma diversidade de perfis, procurando analisar as razões da permanência e da evasão escolar.

 A pesquisa deverá se configurar em uma abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso. Os instrumentos de pesquisa que poderão viabilizar a consecução do objetivo pretendido são: entrevistas semiestruturadas e o procedimento da análise documental e depoimento. Participarão da pesquisa os alunos concluintes que serão selecionados por perfis, ou seja, alunos dos mais diversos grupos sociais presentes nesta escola. Será um universo de pesquisa de 20 integrantes, 5 estudantes de cada perfil que concordem em participar de forma anônima. A compreensão da diversidade de percepções e expectativas da clientela deverá contribuir para subsidiar e repensar o Projeto Político Pedagógico dessa instituição alvo da pesquisa.

2 INTRODUÇÃO

        O ensino médio, parte importante da educação básica no Brasil, nos últimos dez anos, passa por substantivas reformulações. As políticas educacionais fundamentadas na legislação atual e nos documentos oficiais, quer seja em nível Nacional, Estadual e Municipal, em suas diferentes modalidades,  possibilitam um repensar dos cursos e a prática docente no que se refere à concepção, significado, estrutura, condições, clientela, lócus de formação, exercício docente, entre outros, pois o modelo vigente parece não mais satisfazer os educandos e a sociedade em geral, tendo vista as frequentes discordâncias, críticas e reflexões que são feitas em torno da formação e atuação destes no mercado de trabalho.

Freire (1980) ao discutir sobre os saberes dos educandos e a formação de expectativas reconhece que pensar em um modelo de professor implica considerar a contextualização dos saberes e a expectativa dos jovens, bem como demanda observar as condições históricas e sociais de exercício profissional, o autor afirma:

[...] A conscientização é um compromisso histórico. É também consciência histórica: é inserção crítica na história, implica que os homens assumam o papel de sujeitos que fazem e refazem o mundo. Exige que os homens criem sua existência com um material que a vida lhes oferece [...] A conscientização não está baseada sobre a consciência, de um lado, e o mundo, de outro; por outra parte, não pretende uma separação. Ao contrário, está baseada na relação consciência-mundo. (FREIRE, 1980, p. 26-27).

Em função dessas reflexões, os pesquisadores, os educadores, os professores, os alunos e os sistemas educacionais, têm buscado um novo enfoque para a formação inicial de professores identificando e analisando os saberes docentes numa perspectiva de contribuir para a ampliação do campo e para implementação de políticas que envolvam a questão de formação dos alunos, a partir da ótica dos próprios sujeitos envolvidos.

        Nesta linha de pensamento novas decisões e preocupações são levantadas em torno da questão do “saber-fazer”, isto é, do como realizar na prática a implementação de um processo de formação de nível médio, a partir de um currículo que aborde e estabeleça relação frequente entre a formação inicial dos alunos e o perfil das famílias.

Sobre a atratividade pelas matérias ministradas, uma das opiniões mais pontuais refere-se à falta de materiais tecnológicos e falta de investimentos em infraestrutura escolar. Recente estudo justifica a relevância das pesquisas que abordam o tema nos mostra que “a atual condição econômica que força os estados a reverem seus gastos com educação”. (GUARINO; SANTIBAÑEZ; DALEY, 2006, p. 173)

Sob o ponto de vista do mercado de trabalho, os estudantes saem das escolas completamente despreparados, mas com esperanças por uma carreira, sua facilidade de entrada e suas compensações globais como salários, benefícios, condições de trabalho e satisfação pessoal.

Ao analisar esse contexto e tomando por base os cursos de formação à nível médio, cujo objetivo é formar profissionais que irão atuar diretamente nos setores menos visados economicamente, mas que tem grande concorrência empregatícia é que esta pesquisa se insere e tem por objetivo analisar as representações sociais e expectativas dos educandos concluintes do ensino médio com relação ao curso, que apresentam uma diversidade de perfis e as razões da escolha de um curso de nível superior.

        As representações constituem elementos simbólicos que os indivíduos expressam mediante o uso das palavras, de figuras, de imagens, de gestos, de sons. No caso do uso das palavras, por meio da linguagem, divulgam o que pensam, o que sentem, como percebem as situações cotidianas, quais são suas opiniões acerca de determinado fato, que expectativas têm sobre si mesmos, sobre os outros e sobre as coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (227.7 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com