TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM SOCIOLOGIA FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL DO ALUNO.

Por:   •  6/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.670 Palavras (15 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

INGRID PAULA LIMA A SILVA

PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM SOCIOLOGIA FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL DO ALUNO.

   

   

[pic 4]

Capanema – PA                                        

2018

[pic 5]

INGRID PAULA LIMA DA SILVA

PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM SOCIOLOGIA FAMÍLIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR E SOCIAL DO ALUNO.

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Sociologia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Projeto de Ensino e pesquisa em Sociologia.

Orientador/professor(a):Maria  Luzia Silva Mariano

Tutor a distância(a):Cibele Aparecida Pereira

Capanema- PA

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 JUSTIFICATIVA  5

3 REFERÊNCIAL TEÓRICO 6

    3.1 Escola e Família: Qual a relação? 6

3.1.1 A importância da participação dos pais para a inclusão escolar no ensino regular/médio 9

3.1.2 A necessidade da Inclusão Escolar e Social para o adolescente10

4.   O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO 12

4.1 Série /ano para o qual o projeto se destina12

4.2 Objetivos12

4.2.1- Objetivo Geral: 12

4.2.2 Objetivos específicos 12

5 CONTEÚDOS 12

6 PROBLEMATIZAÇÃO 12

7 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO13

8 TEMPO PARA REALIZAÇÃO DO PROJETO14

9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS14

10 AVALIAÇÃO 14

11 REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

 

A família é o primeiro principal ambiente de convivência que um adolescente deve ter seguido da escola que é um complemento à educação recebida pela família. O presente projeto de ensino ao ser planejado tem como objetivo geral analisar e refletir sobre a importância da relação: escola e família e suas contribuições na inclusão escolar e social do adolescente.  Sendo assim o tema proposto se justifica pelas constantes inquietações das necessidades dessa relação que contribui significativamente para a sua inclusão escolar. A escola enquanto a instituição social que se relaciona de maneira permanente e dinâmica no processo de desenvolvimento dos indivíduos, deve estabelecer meios de cooperação, para que tal processo de inclusão ocorra de maneira efetiva em diferentes esferas. E esse tema estudado é relevante devido também à necessidade que a sociedade atual tem passado e ainda está nesse processo. Percebe se os apelos que boa parte da sociedade faz para as autoridades e comunidades, numa tentativa de inclusão a todos.

Outros fatores interessantes é a relação da família no desenvolvimento escolar dos adolescentes, que está relacionado com a busca constante, por parte dos educadores, em diminuir o numero de fracassos escolares ou então proporcionar um aprendizado completo e dinâmico a todos os jovens não só em período escolar. Este interesse nasceu ao pensar até que ponto a família pode contribuir ou não para o sucesso escolar de vida do adolescente no contexto social? A escola através da sua dimensão social vai além da transmissão do conhecimento socialmente acumulado e tem como objetivo a socialização de seus alunos, devendo prepara-los para futuras ações na sociedade, e a família, por sua vez mediar relações de cunho efetivo, social e cognitivo. Essa importância de se compreender a relação e a influencia familiar no desenvolvimento e inclusão de um adolescente pode contribuir para o professor também compreender as atitudes e dificuldades enfrentadas pelo adolescente no seu dia a dia escolar.

A metodologia de analise do seguinte relatório foi baseada com embasamento teórico com visão de autores que discutem a temática e analise de conteúdos observados na escola Estadual de Ensino Médio Lina Seffer, com professores e pais/mães de alunos do 1º ano do Ensino Médio.

O referente projeto de ensino tem o objetivo de contribuir para a socialização não só de alunos do 1º/ano, mas para todas as classes de alunos que sofrem com esse mesmo problema de inclusão.

2 JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa justifica-se pela necessidade e importância da Inclusão do adolescente no ambiente escolar e social contribuindo para o seu desenvolvimento e desenvoltura em qualquer ambiente, colaborando no processo de ensino e aprendizagem do adolescente do ensino médio, e por entender-se que a parceria entre a família e a escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo. O problema estabelecido pelo presente trabalho consiste no seguinte questionamento: “Qual a importância da participação familiar para a Inclusão Escolar e Social do aluno”? Portanto, é função da escola fazer um trabalho com os pais/responsáveis, que demonstre e comprove a importância da participação desses para o sucesso acadêmico dos filhos. Na família, pai e mãe saem ao trabalho confiando que a escola e outros especialistas, além da televisão e do computador deem conta da educação de seus filhos. Assim, tanto a família quanto à escola, esperam que uma dê conta do papel da outra.

A temática se justifica porque se apresenta relevante e pretende proporcionar aos acadêmicos, professores e interessados no contexto educacional um aprofundamento acerca dos assuntos abordados nesse trabalho. No desenvolvimento deste trabalho foram buscados contribuições de autores e referencias no tema com questões sobre vínculos familiares, a escola aberta e democrática a importância da escola para a formação dos alunos.

3 REFERÊNCIAL TEÓRICO

3.1 Escola e Família: Qual a relação?

A importância da relação escola e família, que hoje em dia exige cada vez mais a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família, já que buscam o mesmo objetivo. A escola é uma instituição que complementa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de todos. A educação constitui um dos componentes fundamentais no processo de socialização de qualquer indivíduo, tendo em vista a integração plena no seu ambiente. A escola não deveria viver sem a família nem a família deveria viver sem a escola. Uma depende da outra, na tentativa de alcançar um maior objetivo, qualquer um que seja, porque um melhor futuro para os alunos é, automaticamente para toda a sociedade. De acordo com Perrenoud & Montandon:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (294.2 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com