TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA COM EDUCADOR

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

2.DESENVOLVIMENTO

        A vivência da prática pedagógica do professor,  é importante em diversos aspectos, principalmente pela oportunidade que oferece ao educador de estar em sala de aula colocando  em prática uma teoria que foi elaborada e adquirida através de fontes diferenciadas e anos de estudo, bem como na busca de compreender melhor a realidade escolar e os alunos em aula. É através da prática que o professor é desafiado a utilizar a criatividade em busca de novas formas de ensinar a se familiarizar com aspectos burocráticos do trabalho docente (planejamentos, planos de disciplina e de aula, projetos políticos pedagógicos, diários de classe, entre outros).

        Toda a  prática pedagógica deve ser guiada e orientada por objetivos bem definidos, efetivada à medida que se buscam alternativas para a solução dos desafios encontrados dentro da sala de aula. É importante pensar em uma prática cada vez mais significativa e contextualizada a fim de se pensar efetivamente nas necessidades gerais e não só da formação intelectual do aluno, mas, também, na sua formação enquanto ser social inserido em uma sociedade que avança e se transforma muito com o passar dos anos.

        No sentido das práticas e atividades pedagógicas, compreendemos que a vertente reprodutivista se faz presente nas práticas , porém percebemos que mais significantemente a novação e a produção de saberes têm ocorrido em virtude de uma prática reflexiva e compreensiva. A inovação e a produção de saberes podem ser percebidas e entendidas na medida em que compreendemos que a prática impõe ao professor a condição de estar continuamente buscando conhecimentos para modificar e melhorar em todos os sentidos o que não for satisfatório no desenvolvimento de sua prática.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com