TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NOS DESAFIOS COTIDIANOS DA PRATICA DOCENTE

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

ANADEGE CRUZ SANTOS             RA: 6582337876

                               DÉBORAH GOMES DA SILVA       RA:6951493614

FELIDIANEFER GOMES FELIX     RA: 6578284608

THAIS MARIA PEREIRA               RA: 6579323369

VANESSA SMIRELLI                         RA: 6944445086

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação do professora-tutora Kristiane Rovina

CAMPINAS

Abril/2014


INTERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NOS DESAFIOS COTIDIANOS DA PRATICA DOCENTE.

Atualmente a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois, é através da interação dessa parceria, que tem como objetivo o desenvolvimento do bem-estar e da aprendizagem da criança, são elas que contribuirão na formação integral das crianças. Ambas com suas dificuldades uma vez que a família enfrenta seus problemas para cada fase, assim como a escola também enfrenta suas dificuldades diante de cada etapa da vida de seus alunos. Um dos maiores conflitos que a escola enfrenta é o fracasso escolar e esse problema é atribuído a muitos fatores inclusive os familiares.


           Tendo em vista que a escola é uma instituição social que se caracteriza como um local de trabalho coletivo voltado para a formação de crianças e jovens sendo ela um espaço destinado ao trabalho pedagógico formal, ao entendimento de regras, à formação de valores éticos, morais e afetivos, ao exercício da cidadania. Porém, quando falta ao aluno um ambiente familiar saudável e equilibrado, no qual ele convive com uma desestrutura familiar, ele se deixa levar pelo impulso em direção da irresponsabilidade, gerando assim ações inadequadas e insensatas que irão desorganizar e prejudicar a formação do seu caráter e da sua personalidade.

       As escolas devem usar todos os métodos de aproximação direta com a família, pois dessa forma podem compartilhar informações significativas em relação aos seus objetivos, recursos, problemas, além de questões pedagógicas. Mas sabemos que muitas situações tem sido transferido da família para a escola, funções que eram das famílias passaram a ser “obrigações” da escola. Com isso a escola vai abandonando seu foco, e a família perde a sua verdadeira função. Além disso, a escola não deve ser só um lugar de aprendizagem, mas também um campo de ação no qual haverá continuidade da vida afetiva. É nela que se devem conscientizar jovens e crianças a respeito dos problemas do mundo, falar sobre respeito, amizade, sociedade, etc. Sendo assim acreditamos que a interação entre escola e família nos possibilita refletir sobre que modelo e que valores são necessários ressaltar na construção da personalidade e que limites podem ser construídos para que cada uma - tanto escola como família - possam de fato reconhecer o seu papel.

Como dizem Montandon e Perrenoud (1987, p. 7), “de uma maneira ou de outra, onipresente ou discreta, agradável ou ameaçadora, a escola faz parte da vida cotidiana de cada família”.

                                                      PROJETO

                               FAMÍLIA, ESCOLA E CRIANÇA

PÚBLICO ALVO: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

JUSTIFICATIVA

A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo.   Este tema visa promover a interação escola/família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola.

 Este projeto será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.

OBJETIVO GERAL

  • Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar, incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento dos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família.
  • Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do dialogo
  • Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola)
  • Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros

CRONOGRAMA:

       O projeto será realizado durante todo o semestre distribuídos em vários momentos.

   DESENVOLVIMENTO

1º momento :Conversação sobre o tema: Durante a roda de conversa questionar as crianças sobre família e sua importância na nossa vida.  

2ºmomento: Filmes: Assistir ao filme branca de neve e os sete anões e questionar sobre a família da mesma.

3ºmomento: Passeio na casa dos alunos: Passear na casa dos colegas para conhecer os ambientes familiares dos mesmos. Fazer registro da visita

4ºmomento: Pesquisa da origem do próprio nome: Com ajuda dos familiares as crianças deverão pesquisar a origem do seu nome (De onde vem? quem escolheu? O que significa? 5ºmomento: Trazer fotografias da família: pedir que as crianças tragam fotografias da família para montar um painel.

6ºmomento: Mural com palavras magicas que ajudam na boa convivência: Confeccionar um mural com algumas palavras como: por favor, obrigado, com licença, bom dia etc.        

7ºmomento:Piquenique coletivo (pais e crianças). Realizar um gostoso piquenique com os pais dos alunos, pedir que cada um colabore com algum prato como também com alguma atividade.

8ºmomento: Pesquisa da família montando a arvore genealógica: Com ajuda dos pais as crianças deverão trazer informações sobre a família para montar a árvore genealógica de cada criança.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com