TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.487 Palavras (18 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

                                          NEUZA DA SILVA MIRANDA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

                                              CAMPOS DE JULIO

                                                            2019

                                          NEUZA DA SILVA MIRANDA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos  Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Tiago de Almeida

Tutor de Sala: Laura Maria Pinheiro da Costa

                                               CAMPO DE JULIO

                                                           2019


                                          SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO          

4 PLANOS DE AULA        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 DIÁRIO DAS REGENCIAS................................................................................        

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio do curso de Pedagogia –  7º semestre, da disciplina Estágio Curricular dos Anos Iniciais, acompanhado pela docente regente Professora Lucicléia Pereira Batista, como cumprimento da exigência da Lei. O estágio foi realizado na Escola Municipal Germano Lazaretti, no período de 08 de abril á 25 de abril de 2019. A realização deste estágio está subdividida em dois momentos: observação (20 horas), pratica do projeto (80 horas), totalizando as 100 horas obrigatórias. 

O Estágio supervisionado além de ser obrigatório é também uma oportunidade concreta de vivenciar o exercício da profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade da escolar, ajudando o desenvolvimento integral do aluno. A teoria apresentada durante as aulas do curso de pedagogia proporciona ao estagiário um olhar cientifico da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim, compreender a complexa relação que há entre a teoria e a prática, isto é, o estágio possibilita um rico aprendizado que une a teoria com a pratica educacional. Segundo SILVA, 2016, “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro, ensinar pressupõe um aprendizado”. Um aprendizado constante que só é possível através da união da pratica com a teoria. O estágio de docência na Educação Infantil nos anos iniciais, tem como principais objetivos, aprimorar a pratica em sala de aula, proporcionar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo gestores, educadores, educandos e o campo de estágio e estrutura da escola. E mostrar a importância da Educação Infantil na vida das crianças                                                 

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

O presente relatório consta o resultado da observação realizada na escola Municipal de Ensino Fundamental Germano Lazaretti, localizada na avenida, marechal Candido Rondon n°289E, Campos de Júlio Mato Grosso.

 A escola é construída de alvenaria, possui dois blocos com nove salas de aula todas bem iluminadas com lâmpadas fluorescentes assim como as outras dependências, há uma sala da diretoria uma sala dos professores climatizada e equiparadas com armário mesas e cadeiras e computadores, nesse espaço os professores se comunicam, trocam ideias, planejam aulas, confere o mural a carga /horária de suas aulas, guardam seus materiais de uso em sala, imprimem tarefas. Há também, sala para secretaria, sala de apoio pedagógico, laboratório de informática, sala biblioteca. A escola empresta livros da biblioteca para alunos com a condição em que os mesmos deixem sua assinatura comprometendo–se a devolver no prazo de três dias úteis. A escola possui também despensa deposito para matérias de limpeza cozinha onde é preparada a merenda escolar, e as merendeiras serve a merenda no balcão que divide a cozinha com a área em frente, onde ficam as mesas com os bancos, e bebedouros que servem como refeitórios para os alunos lancharem. Também possuem sete (7) banheiros, o que mais impressionou é o fato que todas as salas têm ar condicionado e televisão. Não tem auditório, os eventos são realizados na quadra de esporte. A sala de aula é simples, mas bem completa e climatizada. Nas paredes ficam expostos os trabalhos dos alunos, cartazes educativos e informativos, mural contendo figuras que indicam os aniversariantes do mês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (241.4 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com