TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I I– ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  28/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.989 Palavras (24 Páginas)  •  2.728 Visualizações

Página 1 de 24

 

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

Elânia Ferreira Maciel

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I I– ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL

[pic 4]

[pic 5]

Elânia Ferreira Maciel

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA II – ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia II– Anos iniciais do ensino fundamental

curso de Pedagogia.

Tutor Eletronico:Juliana Suelen Prudêncio Cantelli

Tutor de Sala: Gabriele Gonsalves Avelar

Betim

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE  ESTÁGIO        4

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        5

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        8

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        9

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................16

REFERÊNCIAS......................................................................................................................17

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade ressaltar a importância da observação e prática do Estágio Curricular Obrigatório na formação do acadêmico. Através do estágio é possível avaliar a realidade escolar que norteiam a educação, e analisar cada etapa do estágio compreendendo que contribuirão para fundamentar as experiências do acadêmico de Pedagogia. O acadêmico tem algumas experiências que são fundamentais para seu desenvolvimento, como a vivencia na sala de aula, contato com o professor titular da sala, contato com os alunos, com o corpo docente e pedagógico da escola, sem falar da interação entre os acadêmicos e futuros profissionais em elaboração e execução de projetos, atividades em grupo, troca de experiências e afins. O estágio supervisionado realizado com alunos do Ensino Fundamental tem um valor inestimável, pois proporciona ao acadêmico desenvolver suas habilidades, competências e técnicas de ensino através da prática escolar, afinal, durante cada etapa do estágio, os acadêmicos são orientados a desenvolver um trabalho de maneira que tragam para si o melhor aprendizado para ser colocado em prática no exercício da sua profissão como pedagogo. Tudo que foi desenvolvido no curso de Pedagogia, os fundamentos teóricos, as pesquisas de campo, os projetos, todas as disciplinas curriculares necessárias na formação do docente passam por um conflito onde se chocam os conhecimentos teóricos com a prática vivenciada na sala de aula. Somente estagiando o acadêmico percebe qual será a realidade escolar que em breve será seu campo de trabalho, pois só assim o acadêmico adquire experiência no cotidiano da sala de aula e troca conhecimentos com seus futuros colegas de trabalho, pois é por meio dessa experiência de aprendizagem que se pode permear e organizar a sua adaptação no meio educacional. Cada etapa do estágio é fundamental, pois aperfeiçoa seu conhecimento teórico e prático com suas particularidades e um só objetivo: envolver  os acadêmicos no processo de reflexão a serem apresentados na sala de aula, ou seja, refletir sua metodologia e transmitir o conhecimento de forma coerente e respeitando a diversidade do educando e a realidade escolar do aluno.

 Diante disso foi iniciado o Estágio Curricular Obrigatório da regência na Escola Municipal “José Estevão”, no período do dia 19/08/2019 á 06/09/2019 no turno vespertino (13:00 às 17:00), na sala da primeiro ano, da professora regente Carla Aparecida Coelho de Souza. A sala tem 24 alunos, entre esses alunos, tem alguns que vieram de outras escolas e outros que nunca tiveram acesso a uma instituição escolar. 

A estrutura da sala de aula é ampla, confortável, com boa iluminação e ventilação. Nas paredes da sala está às atividades expostas pelos alunos pra que eles possam visualizar o aprendizado de seu cotidiano dentro da sala de aula, nota - se painéis educativos, à altura dos alunos facilitando melhor organização da sala de aula, sendo este um fator fundamental que contribui com o desenvolvimento do ensino/aprendizagem de cada aluno.  

A professora Carla é carinhosa, educada, agradável e acolhedora para com seus alunos, utilizam-se diversos meios e recursos para o processo de aprendizagem dos seus educandos, os alunos são dispostos em filas, com mapeamento utilizando o critério menor para maior facilitando a visualização dos mesmos á lousa. O projeto desenvolvido vem tendo como seguimento por indicação da SEDUC do município, uma sequencia didática  de português e matemática.

A Instituição contém 44 funcionários, observadas que estas pessoas que levam muito a sério e se dedicam ao máximo por um atendimento diferenciado, em um contexto de muita amizade, companheirismo desde o porteiro aos funcionários da cozinha, o que torna o ambiente agradável, dinâmico, poderia se dizer um ambiente familiar e acolhedor. Todo este contexto e interação percebem se que faz muita diferença já que a escola se localiza e atende educados de uma região muito escassa de recursos, e vulnerabilidade. 

A formação dos profissionais que vai desde a escolaridade do ensino fundamental até graduação/pós. Através da secretaria de educação são oferecidos cursos pelo Governo Federal como PNAIC e outras capacitações planejadas pelo Município de acordo com as demandas necessárias para um melhor acolhimento dos educando principalmente no que se refere a inclusão. 

 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 

 A Instituição Escola Municipal “José Estevão”, está situada na Rua São Geraldo Nº 600,  Bairro Jardim Vila Rica, Cidade de São Joaquim de Bicas/MG. A escola conta com uma infra-estrutura de: 08 salas de aula, 01 sala de secretaria com 01 banheiro, 01 biblioteca, 05 banheiros masculinos, 05 banheiros femininos, 01 sala dos professores, 01 refeitório, 01 cozinha, 01 quarto de despensa co banheiro, 01 quarto para guardar os materiais, 01 pátio descoberto, 1 quadra coberta, 02 corredores cobertos, 02 áreas gramadas, 01 conzinha, 01area de serviços, 01 dispensa com banheiro de funcionários, 01 sala de refeitório para professores com banheiro, 01 sala de diretoria, 01 almoxarifado, 01 sala de arquivo, 01 hall, 01 biblioteca, 01 sala de informática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)   pdf (343.8 Kb)   docx (238.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com