TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO CURRICULAR 6 SEMESTRE

Por:   •  3/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.507 Palavras (19 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I– EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICE (se houver)        14


1 INTRODUÇÃO

Este projeto foi elaborado baseado nos conteúdos que a escola iria trabalhar, depois de analizar o assunto sobre a Alimentação, foi criado um projeto, cujo  tema, A alimentação, a importância de uma boa saúde.

 Possibilitando fornecer imformações importantes e interesantes para os alunos. Já que esse asunto nos permite trabalhar de forma bem dinâmica e criativa elaborei o projeto voltado para essa questão,  despertando assim o interesse das crianças.

Os objetivos do estágio era me inserir no mundo daquelas crianças e colocar em prática os conhecimentos obtidos durante esse anos de estudo e também executar o projeto de forma proveitosa e de forma que todos os alunos gostassem e particiipasem das aulas, obtendo assim os conhecimentos necessários.

Para a produção desse projeto foi necessário pesquisas em livros, internet e materiais didáticos disponiveis nesse semestre.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio supervisionado 6º semestre foi realizado na Escola Centro de Educação Infantil Municipal Ilidia Rosa de Almeida dos Santos, no período da manhã com 52 horas de campo entre os dias, 21/09/2015 a 07/10/2015. Os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo a seguinte estrutura: apresentação, observação, projeto e relatório final sobre as atividades desenvolvidas durante esse período.

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio proporciona ao estudante de pedagogia inumeras coisas  como relacionar a teoría a prática, observar a rotina da escola, a atuação dos professores, métodos usados e com isso analizarmos tudo que estudamos, vendo pontos positivos e nagativos no ambiente escolar e muito mais, sendo uma esperiência muito interesante e importante para nós que vamos atuar nesse caminho.

Além da observação e reconhecimento da rotina escolar, também proporciona a nós realizarmos o planejamento das atividades que seram realizadas, com os recursos que estudamos e com um toque especial de estar colocando em prática as idéias com escolhas de metodos, materiais e entre muitos outros.

Por fim a execução desse planejamento, essa é a hora de vermos se tudo que tinhamos imaginado aconteceria e que surpresas teriamos na execução do projeto, que modificações fazer, como desenvolver essa tarefa de forma que fosse justificado o nosso estudo, alem de um bom resultado final.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

Estágio foi realizado na escola de Educação Infantil Municipal “Ilidia Rosa de Ameida dos Santos”, localizado à Rua Amapá, S/Nº Bairro: Interlagos, CEP: 29903-650 Linhares – ES sob o CNPJ 11263771000198. no qual funciona no período matutino e vespertino na educação infantil, totalizando a quantidade de 320 alunos. Está construção do ceim iniciou-se no ano de 2009 e foi inaugurado no dia 18/08/2010 na época a prefeitura de Linhaes fez uma pesquisa com os moradores do Bairro para coletar sugestões sobre o nome que o ceim deveria receber.  

Ao término da pesquisa fo sugerido o nome da Senhora Ilidia Rosa de Almeida dos Santos que morrei por muitos anos no Bairro Interlagos onde se casou e teve 10 filhos. Filha de Antônio Fernandes de Almeida, agricultor e dono de uma grande propriedade de terras nas proximidades do bairro. Ilidia era dona de casa e sempre trabalhava na lavoura juntamente com seu marido, de onde tirava o sustento da família. Pessoa de personalidade forte e carismática, todos o adimiravam  por ser uma pessoa batalhadora. Ela mantia contato com a comunidade por meio das orações que fazia com as crianças e adultos para curar as enfermidades. Também ultilizava ervas medicinais para ajudar no combate as doênças que conhecia. Teve sempre êxito, pois todos acreditavam no seu desempenho como rezadeira popular. Os maiores ensinamentos que deixou foram a honetidade, a responsabilidade e o respeito que tinha com as pessoas. Ilidia era católica, participava do apostolado da oração motivava sempre sua família a cultivar as amizades. O local onde morava pertencia a sua família nele tinha uma pequena fábrica de farinha que era comercializada na feira. Gostava de pescar na lagora próxima de sua casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (75 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com