TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - REALIZADO NO CMEI RENATINHA

Por:   •  6/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.217 Palavras (13 Páginas)  •  2.147 Visualizações

Página 1 de 13

POLIANA SOUZA MOURA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
III - REALIZADO NO
CMEI RENATINHA

TERESINA, 2018


POLIANA SOUZA MOURA

[pic 3]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
III - REALIZADO NO
CMEI RENATINHA

Relatório de atividades relativas ao Estágio Supervisionado III – Gestão de Supervisão do Curso de Pedagogia da Faculdade Mauricio de Nassau - FAP

TERESINA, 2018


SUMÁRIO[pic 4]

1  INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 03

2  Fundamentação teórica : A gestão no âmbito escolar ....................................05

3 Perfil da escola campo de estágio (administrativo, pedagógico e infra-estrutura)...................................................................................................................07

4  Relatos e reflexões sobre o estágio desenvolvido        09

5  CONCLUSÃO .......................................................................................................        11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................        12

APÊNDICE ............................................................................................................... 13

ANEXO...................................................................................................................... 14


1 INTRODUÇÃO

No começo do século XXI, com os avanços tecnológicos, a globalização do capital e as transformações nas relações de trabalho, como a perda de direitos sociais trouxeram mudanças para as políticas de gestão e de regulação da educação no Brasil. Essas mudanças interferem na organização da escola e nos papéis dos diversos atores sociais que constroem seu cotidiano.

Saber lidar com esse novo processo faz parte integral dos que compõem de forma coletiva toda a comunidade escolar, todos que trabalham e atuam na escola. Diante dos novos avanços da Democratização da escola formada pelo diretor da escola que tem como missão tratar dos recursos materiais e financeiros disponíveis para a garantia da qualidade no ensino, a gestão escolar trabalha com a finalidade de dar significado aos recursos atribuídos e a forma como serão utilizados no processo da educação.    

O presente relatório tem por finalidade apresentar o relato das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado em gestão escolar na educação infantil. É importante ressaltar que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade. O atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da Educação Infantil como dever do estado com a Educação. O processo que resultou nessa conquista teve ampla participação dos movimentos de redemocratização do país, além, da educação.

É importante destacar que o estágio, é a pratica dos cursos de formação de profissionais em contraposição a teoria. Pois, já ouvimos muito o ditado popular onde “na prática docente a teoria é outra”. Segundo PIMENTA, (2004, p. 34) “o estágio como pesquisa se encontra presente em práticas de grupos isolados. No entanto, entendemos que precisa ser assumido como horizonte ou utopia a ser conquistada no projeto dos cursos de formação”.

Logo, entendemos que o estágio é o momento onde o discente tem a oportunidade de analisar a pratica docente e as observações necessárias para a nossa caminhada profissional. Lembrando, que não é de caráter do aluno observar a pratica docente para criticar e menosprezar, mas sim para aprender e contribuir com o meio que está sendo observado.

A justificativa para o desenvolvimento do estágio fundamenta-se na necessidade de observar a prática e a rotina da gestão, relação gestão e aluno, gestão e docente, a investigação dos aspectos físicos pedagógicos e administrativos do CMEI Renatinha no ensino da Educação Infantil. Os objetivos inerentes à realização do estágio foram: Como objetivo geral: Analisar a pratica e a rotina da gestão, como objetivo específicos: Desenvolver a capacidade de observação; Observar e registrar a pratica da gestão escolar.

O estagio foi realizado no dia 17/04 a 27/04 com total de Carga horária de 25hs praticas no CMEI Renatinha. Para o enriquecimento dessa pesquisa, foi muito importante à colaboração de autores como: (LUCK 2009, LUCKESI 2007, MALAVAS 2010, e SANDER 2002)

A presente pesquisa se estrutura metodologicamente numa abordagem de natureza qualitativa, inicialmente buscamos a ampliação da pesquisa bibliográfica com o propósito de fazer estudos mais precisos sobre o tema.

O trabalho está estruturado em três momentos: fundamentação teórica, observação e pratica em gestão escolar.

2  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA : A GESTÃO NO ÂMBITO ESCOLAR

O conceito de gestão escolar assume varias funções, tanto de natureza administrativa como pedagógica, suas principais funções estão em administrar os recursos financeiros e materiais da escola, como também harmonizar a relação entre os alunos, pais e profissionais da educação. Para Sander (2002, p. 64):  

        

O administrador escolar não é mais o profissional preocupado com a ordem, a disciplina, os horários, os formulários e as exigências burocráticas. Ele é o líder intelectual responsável pela coordenação do projeto pedagógico da Escola, facilitando o processo coletivo de aprendizagem, o processo solidário de construção do conhecimento humano. A função do professor e do administrador educacional é a de facilitar o processo de desenvolvimento humano.  

Nessa perspectiva o gestor deve saber que seu papel escolar vai além de administrador preocupado com exigências burocráticas, requer um comprometimento com o processo de construção do conhecimento e desenvolvimento humano da criança. Como também requer que o mesmo assuma gradativamente seu papel no processo de gestão democrática como, articulador e mobilizador das questões que facilitam o processo coletivo educacional, e sendo o elo de ligação entre as questões pedagógicas e administrativas.

O gestor escolar é um dos principais elementos para que se desenvolva a cidadania dentro da escola, é nele que se acredita boa parte dos fracassos ou dos sucessos de uma instituição escolar, é também o responsável judicial da instituição, sendo assim a tarefa do gestor não é simples, por isso deve ter uma visão de gestão democrática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com