TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAÇÕES DAS SENSAÇÕES E DESCOBERTAS – UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Por:   •  21/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.081 Palavras (9 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO NAVIRAI/MS

CURSO PEDAGOGIA - LICENCIATURA

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

DIDÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

ESTAÇÕES DAS SENSAÇÕES E DESCOBERTAS –

UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

NAVIRAI/MS

2017

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP

POLO NAVIRAI/MS

CURSO PEDAGOGIA - LICENCIATURA

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

DIDÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA

EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Adriana Cristina Soares

8905155574

Josiane Bueno Valdivieso

8948178198

Melissa Cristina Mazo Gouveia Dutra

8948186007

Simone Aparecida Lopes Modesto

8948186194

ESTAÇÕES DAS SENSAÇÕES E DESCOBERTAS –

UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Desafio Profissional como requisito para obtenção de notas no Curso Pedagogia - Licenciatura da Universidade Anhanguera UNIDERP, 7º semestre, Polo de Naviraí/MS (4114), sob a orientação dos Professores a Distância e a Tutora Presencial Wânia Aparecida de Oliveira Camacho.

NAVIRAI/MS

2017

                                   SUMÁRIO

I.        INTRODUÇÃO        3

II.        DESENVOLVIMENTO        4

III.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

IV.        REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

O presente desafio tem como objetivo norteador a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, sendo que a inclusão

escolar é essencial para que a educação aconteça de forma plena, tem como principal objetivo a sistematização da inclusão escolar.

O processo de mediação é algo fundamental quando falamos de qualquer situação de aprendizagem, a pessoa com deficiência precisa de um ambiente favorável, para dar condições ao deficiente visual e possa ser estimulado de várias maneiras, aguçando os seus sentidos (tato, auditivo e olfato).

Um dos grandes desafios da educação é conseguir que todos os alunos tenham acesso à educação básica de qualidade, por meio da inclusão escolar, respeitando as diferenças culturais, sociais e individuais de cada educando.

É importante pensar em atividades de inclusão não só no ambiente escolar, mas em muitos espaços não escolares, igualmente importantes para o ensino aprendizagem, precisam se adaptar para receber pessoas com necessidades especiais, esta adaptação não se limita apenas no âmbito da acessibilidade física, mas também do conhecimento especifico.

A educação inclusiva sugere mudanças no ensino e nas práticas pedagógicas realizadas na escola, de forma que visa o benefício a todos os alunos.

Entende-se por Educação Especial para os efeitos desta modalidade Educação escolar, oferecida preferencialmente na rede de ensino regular para todos os educandos com necessidades, conforme a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  1. DESENVOLVIMENTO

        Entende-se por adequações curriculares, o conjunto de ajustes que devem favorecer o acesso de todos os alunos (inclusive o aluno cego) a proposta curricular do ensino regular.

        Conforme a Política Nacional para Educação Especial na perspectiva Inclusiva (2008), as pessoas com deficiência devem estar em salas regulares do sistema Educacional e não mais segregadas.

Se a criança tiver estímulos e colaboração de um todo, com certeza ela poderá vir a se tornar independente e conseguir ultrapassaras barreiras que lhes são impostas independentemente do grau de deficiência (baixa-visão ou cega).

        A criança com deficiência consegue obter conhecimento através do tato e da audição, mas para que ela possa conhecer realmente o mundo, devemos apresentar que a mesma pegue diferentes tipos de objetos onde possa sentir, e assim compreender diferenças como tamanho, forma e textura.

        Nesse processo de mediação a comunicação é algo fundamental quando a expomos qualquer situação de aprendizagem, existem alguns materiais que podem dar auxílio para os cegos. O sistema Braile é um dos métodos que contribui muito para a vida do aluno, mas esse processo de ensino não é fácil pois os indivíduos cegos demoram muito tempo para entrar no universo da leitura e da escrita.

A maioria dos alunos cegos tem atrasos no processo de alfabetização, pois só tem contato com a escrita e leitura no período escolar.

        Nessa perspectiva a educação Inclusiva lhes oferece um atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais, pois de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, artigo 58 da lei 9.394/96 (Brasil, 1996) portadores de necessidades especiais devem ser incluídos em classe regulares de ensino, Vigotsky ressalta:

A criança começa a perceber o mundo não somente através dos olhos, mas também da fala. Como resultado, o imediatismo da percepção ‘natural’ é suplantado por um, processo complexo de mediação; A fala como tal torna-se parte essencial do desenvolvimento cognitivo da criança(VIGOTSKY,2007,p23).

Plano de ação

  1.  Nome da escola: Escola Municipal Arco Iris
  2. Tema: Estação das Sensações e Descobertas
  3. Disciplinas: Ciências e Matemática
  4. Turma: Alunos do 2º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  5.  Professora: Regiane
  6. Ação: Atividade com material dourado- matemática  

                     Atividade de com blocos lógicos –ciências

  1. Objetivos

        Identificar as contribuições das atividades já existentes como o Braile, Blocos lógicos com texturas, Material dourados são considerados fundamentais atualmente para a aprendizagem matemática e recriar algumas atividades adaptadas para serem utilizadas nas aulas de matemática e ciências em alunos com dificuldades Visuais, essas atividades não deverão ser criadas especialmente para o deficiente, serão atividades para todos os alunos sem descriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (454.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com