TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGICAS PEDAGÓGICAS AUXILIADOS NA APRENDIZAGEM COM A TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

Por:   •  13/4/2016  •  Monografia  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 10




ESTRATÉGICAS PEDAGÓGICAS AUXILIADOS NA APRENDIZAGEM COM A TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS





1.INTRODUÇÃO

    Este trabalho teve como objetivo a implantação da Terapia Assistida por Animais, buscando a melhoria na aprendizagem e mudanças de comportamento em crianças com idades entre 7 e 8 anos que cursam o 2ª. Serie do ensino fundamental. Para isso, utilizou-se um gato através de atividades adequadas em sala de aula e no ambiente familiar contanto com a participação dos funcionários da escola. Auxiliando em especial em três: sendo um caso com problemas comportamentais, em um segundo caso com problema relacionado com hábitos e ainda outro com problema de déficit de atenção hiperatividade (TDAH). Nessas atividades o contato com o gato beneficiará a subjetividade (vida do ser humano no meio em que vive) em todos os aspectos, seja ele biológico, sociológico, psicológico, sendo assim, uma ação multidisciplinar onde, as teorias do condicionamento e cognitiva: S – O – R (estímulos – organismo – resposta) e é através da Terapia Assistida por Animais (TAA), acontecerá o estimulo nos educandos, que por si, responderá com a sua melhora no aprendizado.





2. MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA


Escola: E.M.E.B Professor Minas Barganian


Nível: 2ª série do ensino Fundamental I

 
Perfil da Turma: Composta por 20 alunos, sendo 08 meninos e 12 meninas, com a faixa etária entre 7 e 8 anos. São crianças que apresentam conhecimentos adquiridos na sociedade em que vive que buscam um maior crescimento pessoal e pedagógico. Trazem com elas muitas curiosidades e vontade de aprender, percebemos em algumas mais iniciativas e outras aparentam ser mais dispersas e indisciplinadas. Dentre todos separamos três alunos que demonstram problemas comportamentais e que necessitam de intervenção pedagógica, sendo eles: Maria, de 7 anos e 11meses, que apresenta problemas disciplinares, aparenta ser uma criança carinhosa, mas muito desobediente e nunca segue as regras definidas pela escola, sempre respondendo e desacatando a professora.Carlos, de 7 anos e 10 mês, aparenta ter problemas relacionados a hábitos. É uma criança muito insegura, tímida e ansiosa, descontando sua ansiedade, na maioria das vezes, na alimentação. Emanuelly, de 8 anos e 2meses, mostra ter transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), tendo dificuldades de aprendizagem e concentração, tendo como conseqüências sua fácil dispersão durante a e pouco interesse em fazer as lições.  

Todos os casos necessitam de intervenção pedagógica a partir do projeto da Terapia assistida por animais.







3. IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO


3.1. A importância da Terapia Assistida por Animais. Esta escola é a transmissora de muitos conhecimentos, através dela as crianças são motivadas para novas curiosidades, novas vontades e passam por experimentarem vários sentidos entre eles a ansiedade, insegurança, alegria, fúria, raiva, euforia extrema, pois, estão em comunidade com crianças da mesma idade e isso nem sempre é fácil. Existem também as regras que são iguais para todos, sendo assim, uma preparação para a vida em sociedade.
Nós sabemos que o animal faz bem, mas é necessário embasar os projetos e torná-los modelos para serem replicados.Os resultados da TAA e os seus benefícios são transversais a toda a população - além de aceites pela sociedade e comunidade médica e já tem reconhecimento científico, justificando os investimentos na investigação.

Segundo Couto 2007 os estudos recentes têm mostrado que o uso de animais tais como, cães, gatos, pássaros, cavalos, golfinhos entre outros, representa um contributo importante para o bem-estar social e psicológico das pessoas. Os livros infantis são baseados em histórias com animais e as crianças já nos primeiros anos de vida têm contanto com esse mundo. As vantagens de se trabalhar com animais é que eles gostam de quem gosta deles, de quem trata bem e de quem lhes dá carinho. Eles não falam e não agridem com as suas opiniões.

 Comunicam através da demonstração de sentimentos e é fácil percebermos se estamos a fazer bem ou mal. Além disso, funciona instantaneamente e as crianças entendem reagindo a isso e gostam. Cria-se um vinculo de afetividade e confiança, tornando a criança motivada, pois, segundo a Teoria de Pestalozzi, o individuo é um todo e deve ser cultivado. Para ele, só o amor tinha força salvadora, capaz de levar o homem à plena realização moral - isto é, encontrar conscientemente, dentro de si, a essência divina que lhe dá liberdade. Partindo deste principio desistiu-se optar pela utilização da Terapia Assistida por Animais para solucionar os problemas na aprendizagem.

3.2 Definição do Animal


Para o projeto de Terapia Assistida por Animais que será aplicada na sala da 2ª série do ensino Fundamental I, utilizaremos um gato. O
gato doméstico é o resultado de uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. O entrecruzamento de diversas espécies o tornou menor, e menos agressivo aos seres humanos. Tal espécie tem um grande número de raças, diferenciando-se, principalmente, quanto à estatura e coloração. O gato é um animal de tamanho pequeno a médio, em geral pesando entre 2,5 e 7 kg. Trata-se de um caçador por natureza, curioso, independente, porém sociável. Sua alimentação é essencialmente orientada ao consumo de carne, mas até mesmo os exemplares selvagens costumam complementar sua alimentação com folhas e outros elementos vegetais. As características comportamentais dos gatos variam dependendo da raça, idade e sexo. Os gatos de pelagem curta tendem a ser mais magros e ativos fisicamente, enquanto os de pelo longo são, em geral, mais pesados.
O comportamento dos filhotes de gatos, no entanto, pode variar de acordo com a ninhada e com a socialização. Considerados animais de cérebro bastante evoluído,
os gatos são inteligentes, capazes de sentir emoções e de sofrer stress ou depressão, da mesma forma que os seres humanos. Existem atualmente mais de 200 raças de gatos, distintas entre si pelo tamanho, tipo e cor de pelagem, temperamento, entre outras características.
O surgimento da maior parte das raças de gatos é relativamente recente. Algumas raças surgiram naturalmente, enquanto outras foram desenvolvidas através de cruzamentos planejados no intuito de promover um aprimoramento genético, ressaltando determinadas características físico-comportamentais. Enquanto os gatos da raça
Munchkin devem ter as patas curtas, por exemplo, outros gatos como o Bengal devem apresentar característica oposta. As raças de gatos apresentam uma grande variedade de cores e padrões e podem ser divididas em 3 categorias distintas: os de pelagem longa, os de pelo curto e os de pelagem rala. A cor dos olhos também pode estar relacionada a certas raças. Os Persas, por exemplo, costumam apresentar a íris da mesma cor da pelagem. Considerando o fato de que muitas pessoas têm adotado tais animais como pets, é importante conhecer algumas de suas características, para que essa decisão seja feita com sensatez, e os animais sejam tratados com respeito:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com