TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  30/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA E SISTEMA ESCOLAR

O QUE É O SISTEMA?

Sistema é um conjunto de elementos concretos organizados, que são eles conjunto de elementos (o sistema que envolve mais de um elemento ou seja um conjunto de elementos), dependência recíproca (condições que os indivíduos estão ligados por uma relação de dependência mútua), todo organizado (é o conjunto de elementos interdependência de um modo todo organizado). Geralmente este sistema apresenta uma interdependência com o ambiente, por isso é um sistema aberto apresentando uma comunicação com o ambiente (um movimento de entrada e saída). Nesse meio os elementos se comunica com o ambiente passando por uma transformação.

O QUE É O SISTEMA ESCOLAR?

O sistema de educação é um conjunto de meios pelo qual se concretize o direito à educação. O sistema educativo desenvolve através de um conjunto organizado de estruturas e ações diversificadas, por incentivos e sob responsabilidade de diferentes instituições e entidades públicas e privadas.

SISTEMA DE EDUCAÇÃO: é um conjunto que concretiza o direito à educação através da sociedade, família, escolas, professores, associações, entre outros.

SISTEMA DE ENSINO: refere-se às empresas que dão suporte às instituições de ensino tanto nas públicas quanto nas particulares, fornecendo material didático e apoio pedagógico.

SISTEMA ESCOLAR: o sistema que desenvolve a estrutura e compreende a rede escolar.

CONTRIBUIÇÕES DA SOCIEDADE PARA O SISTEMA ESCOLAR

O sistema escolar é montado para cumprir uma função social, para consegui isso é necessário expandir o acesso e melhorar a qualidade da educação para um desenvolvimento educacional. A sociedade estabelece os objetivos do sistema escolar através da s leis que é aprovada pelo congresso Nacional. Conhecimento cultural a sociedade possui um conhecimento incluído descobertas científica e conquista tecnológica que transformam continuamente o mundo, contribuindo para desenvolver diversos conhecimentos.

RECURSOS HUMANOS: funcionamento do sistema escolar para diferentes qualificações e responsabilidades.

RECURSOS FINANCEIROS: são recursos matérias financeira destinados a educação.

RECURSOS MATERIAIS: recursos físicos como material didático, móveis, prédios, etc.

ALUNOS: os que recebem instruções e educação no estabelecimentos de ensino. Quanto mais alunos mais pressão da sociedade para que se apliquem oportunidades aos educadores.

CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA ESCOLAR PARA A SOCIEDADE

Quanto maior o número de alunos a escola deve ir se modificando ocorrendo assim algumas alterações, melhorando as condições da sociedade em si. O sistema escolar contribui para a realização pessoal e desenvolvimento da sociedade.

ESTRUTURA DO SISTEMA ESCOLAR

Compreende em uma rede escolar que contribui a estrutura didática até o sistema escolar que abrange várias modalidades de educação, como deve ser organizado, administração responsável e toda a parte de ensino.

SISTEMA ESCOLAR BRASILEIRO

O sistema escolar Brasileiro é uma forma de como se organizar a educação regular do Brasil, é regido pela lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996.

NÍVEIS DE ENSINO

EDUCAÇÃO INFANTIL refere se ao processo inicial de socialização das crianças. Esta atividade é realizada em instituições educativas estabelecidas e conhecidas por várias denominação: jardim de infância, maternal, creches, pré-escola.

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL correspondem aos primeiros anos da educação escolar, duração de 8 anos letivos obrigatória, 800 horas anuais e 200 dias efetivos de trabalho.

EDUCAÇÃO SUPERIOR são cursos de sequências por campo de saber, graduação, pós graduação, extensão.

MODALIDADE DE ENSINO

O sistema oferecido pelo sistema escolar brasileiro com uma base comum para todos diversificando até o nível superior como educação infantil, educação fundamental, ensino médio, educação superior.

FUNCIONAMENTO DO SISTEMA ESCOLAR

Recursos financeiros, recrutamento de pessoas, admissão de alunos, processos curricular, pessoal do corpo docente, desempenho dos estudantes, ponto de vista, formação profissional, desenvolvimento cultural, orientação.

DIREITOS E DEVERES

Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96 | Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Publicado por Presidência da República Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Art. 4º-A. É assegurado atendimento educacional, durante o período de internação, ao aluno da educação básica internado para tratamento de saúde em regime hospitalar ou domiciliar por tempo prolongado, conforme dispuser o Poder Público em regulamento, na esfera de sua competência federativa. (Incluído pela Lei nº 13.716, de 2018)

Art. 5º. O acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo.

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DO ENSINO BRASILEIRO

A administração faz parte de uma estrutura de sustentação do ensino escolar para alcançar seus objetivos, precisando assim de órgãos e responsabilidades visando a ação da direção para organizar os objetivos estabelecidos.

PRINCÍPIOS ORIENTADORES

PLANEJAMENTO: as atividades devem ser orientadas através de planejamento.

COORDENAÇÃO: as atividades escolar deverão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com