TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ORGANIZAÇAO DA EDUCAÇAO BRASILEIRA E EDUCAÇAO A DIVERSIDADE

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.883 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIDERP (CENTRO)

PEDAGOGIA

PÂMELA BARBOSA MECENAS

DESAFIO PROFISSIONAL:

ESTRUTURA E ORGANIZAÇAO DA EDUCAÇAO BRASILEIRA E EDUCAÇAO A DIVERSIDADE

GOIANIA

2015


INTRODUÇÃO:

Neste desafio irei abordar os temas Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade.

Abordarei a relação entre a escola e cultura, e a importância na educação nos dias atuais, onde irei enfatizar a legislação, o respeito e as diversidades culturais, aplicando o multiculturalismo em sala de aula em diversas situações que ocorrem no dia - a - dia. Para transformas a crianças em cidadãos melhores e preparados para o futuro.

DESENVOLVIMENTO:

Embora a escola apresente alguns aspectos conservadores, entendemos ser mais importante perceber no cotidiano escolar seu lado transformador e questionador da sociedade instituída. É preciso, pois, ir além do conservadorismo e descobrir nas relações cotidianas da escola sua dimensão progressista.

Quando se pensa na relação entre cultura e educação que se estabelece dentro da escola, existem, pelo menos, três aspectos essenciais que requerem reflexão. O primeiro, e importante ponto de partida, referem-se à relação da escola com a cultura do lugar onde ela está situada. Se partirmos do principio de que o lugar é um espaço vivo, carregado de memórias e significações, a abertura à comunidade é fundamental e permite que alunos e suas famílias se enxerguem em seu território, nutram o sentimento de pertencimento, de enraizamento e se sintam reconhecidos no conhecimento que a escola produz e transmite a seus estudantes. Isso independe de datas comemorativas. 

A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que "educação" é "um direito para todos, um dever do Estado e da família". Todo brasileiro deve estar voltado para a Educação. Este é o princípio do Papel da Educação. Mas isto é muito relativo.

Desde o início da Educação no país, o papel da escola no Brasil é de ensinar a submissão à autoridade ou à oligarquia, nos dias de hoje. Se tomarmos como esse o "verdadeiro" papel da escola, então ela está fazendo um excelente trabalho, como aparelho ideológico. Se o verdadeiro papel da escola é o de ser meio de ascensão social, então o papel não pode ser considerado totalmente cumprido, mas é razoável. Se o verdadeiro papel é o de formar cidadãos críticos então a educação está em recuperação.

Para falar sobre a Educação no Brasil atual, deve estar presente também a Educação histórica neste país, pois foi a história, pela construção do saber nacional, pela experiência do homem vivido, que hoje temos e vivenciamos esta Educação. A educação sempre esteve voltada aos interesses do homem.

  1. Documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo:

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: 

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) Igualdade, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, e divulgar cultura, pluralismo de idéias, direito a liberdade, coexistência de instituições privadas de ensino,valorização profissional,gestão de ensino publico,garantia de padrão de qualidade,valorização da experiência extra- escolar, vinculação entre a educação escolar e o trabalho e as praticas sociais, considerações com a diversidade étnico- racial.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) auxilia o professor na tarefa de reflexão e discussão de  aspectos do cotidiano da pratica pedagógica a serem transformadas continuamente pelo professor.

Diretrizes Curriculares, Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; constituem de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento na educação.

A pluralidade cultural, isto é, a diversidade de etnias, crenças, costumes, valores etc. que caracterizam a população brasileira marca, também, as instituições de educação infantil. O trabalho com a diversidade e o convívio com a diferença possibilitam a ampliação de horizontes tanto para o professor quanto para a criança. Isto porque permite a conscientização de que a realidade de cada um é apenas parte de um universo maior que oferece múltipla escolhas. Assumir um trabalho de acolhimento às diferentes expressões e manifestações das crianças e suas famílias significa valorizar e respeitar a diversidade, não implicando a adesão incondicional aos valores do outro. Cada família e suas crianças são portadoras de um vasto repertório que se constitui em material rico e farto para o exercício do diálogo, aprendizagem com a diferença, a não discriminação e as atitudes não preconceituosas. Estas capacidades são necessárias para o desenvolvimento de uma postura ética nas relações humanas. Nesse sentido, as instituições de educação infantil, por intermédio de seus profissionais, devem desenvolver a capacidade de ouvir, observar e aprender com as famílias.

Compreender o que acontece com as famílias, entender seus valores ligados a procedimentos disciplinares, a hábitos de higiene, a formas de se relacionar com as pessoas etc. pode auxiliar a construção conjunta de ações.

Pesquisa e Análise Crítica:

(Os professores da Escola Municipal Saber Conviver relataram que em suas

experiências profissionais nunca vivenciaram atividades que valorizassem a

diversidade e o multiculturalismo em eventos relacionados a atividades envolvendo a comemoração do Dia dos Pais ou das Mães.

Título: Comemoração do dia dos Pais/Mães da escola: Dia da Família.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/festa-projetos-dia-pais-maes-fazer-escola-635504.shtml

Acesso em: 28/março/2015

Quando a escola adota dia dos Pais/dia das Mães como datas comemorativas em seu calendário ela referenda uma concepção tradicional de família, tal qual era quando as datas, para o dia das Mães, e para o  dos Pais. A configuração das famílias vem mudando substancialmente desde então e os papeis tradicionais exercidos por cada membro também não são mais os mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (768.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com