TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

BEATRIZ MORAIS LAURINDO

RA: 8980149570

CRISLAINE MARQUES

RA: 8521930002

NATALIA GONÇALVES  DE SOUSA SILVA

RA: 9904011198

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira” sob orientação da Tutora Fabiana Kaladjian.

OSASCO-SP

 2014

Introdução

Este trabalho tem por finalidade apresentar a relação entre a legislação e a prática do multiculturalismo e a diversidade, no processo de construção do Projeto Político Pedagógico – PPP da instituição escolar.

Ao decorrer do mesmo será possível analisar e obter convicção da importância das leis que abrangem a relação entre a diversidade e o multiculturalismo na escola. Entre essas leis podemos citar a LDBEN 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.

Ainda, ficará nítido que entre vídeos e imagens, podemos identificar as diversas formas de agir e conviver com a diversidade e o multiculturalismo, sendo pelo simples fato de conviver e respeitar a diferença do outro e/ou identificar a necessidade de adaptação do diferente.  


Desenvolvimento

Documento

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

Da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96)

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Art. 3º O ensino será ministrado com base nos princípios de pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; consideração com a diversidade étnico-racial. 

Art. 26°  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

§ 4º O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e européia.

Art. 27° Os conteúdos curriculares da educação básica observará, ainda, a diretriz da difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

 - Compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

- Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;

 - Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais; repudiar toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais;

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Art. 3° A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira, e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pedagógicas, atendidas as indicações, recomendações e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP 003/2004.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1.

 - Pretende que as instituições possam oferecer condições para que as crianças aprendam a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesmas em uma atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança.

 - O domínio progressivo das diferentes linguagens que favorecem a expressão e comunicação de sentimentos, emoções e ideias das crianças, propiciam a interação com os outros e facilitam a mediação com a cultura e os conhecimentos constituídos.

Título: Comemoração do dia das Mães: Escola Aquarela

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4pdUvUFoF5E 

Acesso em: 15 de abril 2014

Analise crítica

A Escola Aquarela, em Maio de 2012 realizou a comemoração do dia das Mães onde mais que apresentações de canto e dança, a instituição de ensino realizou atividades onde as mães participavam junto com seus filhos e interagindo também com as mães participantes. Foram montadas mesas para atividades em conjunto como, pintura, produção e modelagem com massinhas e aprendizagem de origami, onde além de produzir as mães brincavam juntas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (210.6 Kb)   docx (465.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com