TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 7

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Introdução

O multiculturalismo e a diversidade cultural são assuntos pertinentes e parte atual da realidade estrutural da educação brasileira, espelho de uma sociedade que está em constante mudança. O nosso objetivo é conhecer e discernir as leis à respeito desse assunto, analisar as práticas multiculturais que elaboram o projeto pedagógico curricular das escolas, visando a compreensão teórica dos sistemas de ensino e assumindo a responsabilidade na transformação cotidiana das escolas em favor da qualidade do ensino e aprendizagem.

Diversidade e multiculturalismo observados no Projeto Pedagógico Curricular da Escola.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional dispõe que o ensino será ministrado levando-se em consideração a diversidade ético-racial, um dos pilares fundamentais, o qual deve ser sempre observado. A diversidade ético-racial e o multiculturalismo alavancam não apenas o ensino, mas também o saber viver e conviver em sociedade colaborando para que a criança, o jovem e os demais estudantes se desenvolvam como um homem social.

A diversidade e o multiculturalismo são essenciais para se viver democraticamente na sociedade plural, pois é necessário respeitar e valorizar a diversidade ética e cultural que constitui a coletividade. A sociedade brasileira possui uma grande formação histórica e essa formação é marcada pela presença de diferentes etnias e grupos culturais. Conforme dispõe o PCN tais conteúdos, referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros, serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e histórias brasileiras. E é muito importante transmitir no ensino a diversidade que forma a nossa sociedade.

Nos ambientes de ensino, tanto fundamental quanto médico, seja público ou privado, tem-se como obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Que colabora de maneira significativa para o desenvolvimento do homem. O conteúdo programático a que se refere este tema incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracteriza a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos éticos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e de história brasileiras.

Quanto ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é necessárioa socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas praticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

Demonstrando, pois na prática a importância das diferenças.

Análise Crítica:

Comemoração do dia dos Pais da Escola Ciranda Cirandinha.

<https://www.youtube.com/watch?v=XEboVQac2dE> Acesso em 15/03/2015.

A escola assim como a família, são um dos alicerces que constituem uma sociedade, existe uma relação estreita entre ambas as partes e é necessário que se tenha uma boa parceria. Observando uma sociedade que se moderniza, entendemos que a escola tem como desafio acompanhar as mudanças sociais e econômicas, portanto, faz se necessário uma reinvenção onde as práticas pedagógicas devem estar em sintonia com essas mudanças.

Observando a comemoração do dia dos pais da escola acima citada, percebemos um discurso inicial limitado e constrangedor para alguns formatos de família diferentes da configuração tradicional (pai, mãe e filhos). (...) “Todo amor que tenho por você pai nesse dia posso te mostrar, você sempre foi meu herói, você sabe que sempre estarei com você em todos os momentos, que Deus possa te abençoar todos os dias e não só no dia dos pais”.

Por exemplo, alunos que não tem a figura paterna presente por motivos de óbito, ou filhos de casais homoafetivos não se encaixam muito nesse discurso.

No entanto, concluímos que precisamos aprender a lidar com as constantes mudanças, reinventando a escola de forma respeitosa e inclusiva com novas propostas dentro da diversidade e multiculturalismo existentes, cuidando para que a prática pedagógica acompanhe tais mudanças sociais. Dentro da pluralidade cultural existente temos então como objetivo o fim das formas de exclusão e discriminação. A escola como formadora de cidadãos não pode fugir e nem se manter longe da realidade de seus alunos. Precisamos nos modernizar reinventando sempre de forma inclusiva.

Desenhos visualizados e aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo.

1º Uma mulher careca:

Deve se trabalhar a questão do apoio e respeito, o não preconceito a qualquer tipo de enfermidade, tratar com normalidade e inclusão respeitando o momento de dificuldade familiar.

2º Um senhor com uma bíblia na mão:

Deve se trabalhar a questão da diversidade e multiculturalismo principalmente no aspecto religioso, pois vivemos num país democrático e livre onde todo cidadão tem direitos garantidos em constituição e podem expressar sua fé. No entanto devemos trabalhar para ensinar e evitar todo o tipo de preconceito, crítica e desrespeito. Temos como desafio aprender a lidar com os diferentes tipos de religião existentes em nosso país.

3º Duas mulheres de mãos dadas:

Deve se trabalhar a questão do respeito à opção sexual, todos somos livres, trabalhar todo tipo de visão preconceituosa e desrespeitosa daquilo que é diferente do que estamos acostumados ou familiarizados. A escola tem como desafio trabalhar as transformações por que o mundo passa, ela não pode permanecer distante das mudanças que vem acontecendo na sociedade. Deve se trabalhar no reconhecimento e aceitação das diferenças.

4º Uma mulher cadeirante:

Deve-se trabalhar a questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com