TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  12.135 Palavras (49 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 49

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE: PÓLO CAMOCIM-CE

CURSO: EDUCAÇÃO FISICA 

DESAFIO PROFISSIONAL

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

ANTÔNIA BARBARA ALVES GOMES– RA 2806861932

ANTÔNIA CONCEIÇÃO DA SILVA QUINTINO – RA 2849203834

DIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO X EDUCAÇÃO

Tutora: Luana Carvalho / Maria Gomes

Camocim-ce, 17 de Abril de 2015

INTRODUÇÃO

   O presente trabalho tem como temáticos assuntos sobre multiculturalismo, diversidade e sobre a estrutura e organização da educação brasileira. O objetivo é mostrar que o multiculturalismo e diversidade estão diretamente relacionados com o sistema de ensino nas escolas.

   No atual âmbito escolar educacional em que vivemos nos deparamos com situações em que se desassociaram as idéias propostas no passado, onde predominava a homogeneidade, ou seja, as pessoas não estavam acostumadas com as diferenças, diferenças essas que atualmente é de fundamental importância para o desenvolvimento do caráter e na formação de alunos e professores.

   O multiculturalismo e a diversidade vieram para mostrar-nos novos parâmetros pedagógicos, fazendo com que educando e educadores possam conviver e relacionar-se de forma harmônica com as diferenças, possibilitando a interação com pessoas distintas em etnias, estilos, posição social, e econômica, promovendo dessa maneira a aceitação do “diferente” por meio de atividades propostas pelos educadores que possam valorizar a interligação entre todos, tendo como objetivo de aprimorar a mente dos alunos a manter essa relação em sala de aula e fora da mesma, com ambientes e situações diferenciadas.

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos

relacionados ao respeito às diversidades e ao

multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96)

Esta lei foi inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade, os quais estão diretamente relacionados com a diversidade e multiculturalismo, onde em alguns artigos são citados aspectos como a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; a valorização do pluralismo de idéias, o respeito à liberdade; a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

Os parâmetros Curriculares Nacionais são referenciais para os ensinos fundamentais e médios em âmbito nacional, com objetivo de atender a todos, independente de sua situação socioeconômica. Valoriza o pluralismo social, ou seja, reconhece a existência de diversas culturas numa região, tendo como o ideal garantir que sejam respeitadas as diferenças culturais regionais, étnicas, religiosas e políticas. Reconheceu também a necessidade de formação das cidadanias com base nos respeito ás diferenças.

Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação

das Relações Étnico-

Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-

Brasileira e Africana

Esta lei estabelece o ensino da História da África e da Cultura Afro brasileira nos sistemas de ensino, idealizando combater o preconceito, o racismo, à discriminação e a redução das desigualdades. Tem por objetivo, assegurar a construção de uma sociedade menos preconceituosa e mais inclusiva com relação ao negro. Reconhece a escola como lugar da formação de cidadãos e afirma a relevância da escola promover a necessária valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1.

O referencial Curricular nacional para a Educação infantil trata-se de uma referência para estruturação de currículo, de caráter nacional, que abrange a Educação Infantil. Este referencial reforça a idéia da necessidade de integração entre educar e cuidar.  Entre os aspectos abordados estão à individualidade que cada criança possui e a participação da família no âmbito escolar.

Crianças são diferentes uma das outras, possuem características próprias, singulares, com ritmos de aprendizagens diferentes. Possuem conhecimentos prévios adquiridos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas as quais devem estabelecer relações entre novos conteúdos. Esse processo de interação permitirá que estas crianças modifiquem os conhecimentos que já possuem, a fim de ampliá-los ou diferenciá-los em função de novas informações, capacitando-as a realizar novas aprendizagens, tornando-as significativas.

Título: Comemoração do dia dos Pais/Mães da escola: COLÉGIO POSITIVO.

Disponível em: http://www.colegiopositivo.com.br/ConteudoInterno.aspx?i=4113

Acesso em: 06/03/2015

ANÁLISE CRITICA

    Atualmente, as instituições de ensino não se preocupam tanto em realizar eventos em datas comemorativas como o dia das mães, dos pais e entre outras, que propicie uma relação proximal entre pais e filhos e pais e escola, eventos esses que estimulam a interação entre pessoas de diferentes personalidades, raças e etnias. É importante ressaltar que com o preconceito ainda presente em nosso país, essa seria uma forma de fazer com que pais e crianças enfrentem essas diferenças e as aceitem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.5 Kb)   pdf (480 Kb)   docx (886.2 Kb)  
Continuar por mais 48 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com