TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA; EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO DE APOIO PRESENCIAL DE PIACATU-SP

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA; EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE; FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO; TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO; DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

 

DÉBORA ALINE SOBRINHO – RA 5300446207

BRUNA MAYARA DOS SANTOS LEAL – RA 5297454516

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTOR : TIAGO LEDESMA MARIANO

PIACATU/SP

01 DE JUNHO DE 2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 03
  2. JUSTIFICATIVA.......................................................................................................05
  3. OBJETIVOS...............................................................................................................06
  1. OBJETIVO GERAL...........................................................................................06

3.2 OBJEITVOS ESPECÍFICOS.............................................................................06

  1. METODOLOGIA...................................................................................................... 07
  2. CRONOGRAMA....................................................................................................... 08
  3. AVALIAÇÃO..............................................................................................................09
  4. CONCLUSÃO............................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................11

  1. INTRODUÇÃO

Este desafio tem como objetivo a elaboração de um projeto multidisciplinar voltado para o Ensino Médio, no Colégio Futuro, propondo ações pedagógicas inovadoras sobre a temática “Construindo meu Projeto de Vida”.

Elaborar um projeto multidisciplinar exige a participação de todos os professores e alunos do Ensino Médio, com a realização de atividades e situações pedagógicas de estudo, análise, reflexão e proposição de medidas que ajudem os alunos a desenvolverem seus projetos de vida em sentido amplo.

A intenção professora Raquel, coordenadora pedagógica é provocar nos alunos a iniciativa de pensarem em seu futuro profissional e solicita aos professores que apresentem um projeto voltado para a preparação de seus alunos, de forma a desenvolver neles competências e habilidades voltadas para o mercado de trabalho. Este projeto tem como finalidade apresentar o resultado de um estudo realizado junto aos alunos no decorrer do ano letivo de 2016, com atividades específicas aplicadas em aulas da grade curricular, as quais adequadamente, atribuídas a temática. Para a realização do trabalho serão desenvolvidas as seguintes temáticas na fundamentação teórica: as contribuições da sociedade para a realização do trabalho de orientação profissional em contexto educativo; sobre os cursos pré-vestibulares cuja finalidade é atender os alunos que estão terminando o ensino médio no Colégio Futuro.

Um dos objetivos do Projeto foi propor ações, no decorrer do ano letivo, para que os alunos pudessem refletir sobre suas vocações, decidirem sobre suas futuras profissões, bem como, direcioná-los e ajuda-los com seus futuros profissionais. Diante do fato que a escola é formadora de cidadãos, as ações do projeto fazem parte do ambiente escolar, e a escola deve contribuir e cumprir com seu papel.

De acordo com a legislação brasileira, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB Lei 9.394/96, uma das finalidades do Ensino Médio, é a preparação básica para o mercado de trabalho. Para o cumprimento dessa e de outras finalidades, as escolas devem se organizar, de acordo com o Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC)

A Professora Coordenadora Raquel, em uma reunião pedagógica, passou todas as orientações aos professores, sobre o Projeto, e solicitou aos mesmos que cada um apresentasse uma proposta que fizessem os alunos refletirem sobre seu futuro profissional, cumprindo com as exigências legais no ano letivo.

O Colégio Futuro foi fundado em janeiro de 1996, na Avenida Pascoal Manoel nº 456 – Jardim dos Pássaros, onde está localizado até hoje, na cidade de Campinas.

O funcionamento do Colégio é matutino e vespertino, onde atende 660 alunos do Ensino Médio. Existem professores para cada disciplina, com professores especialistas em Arte e Educação Física. Os docentes são, em sua maioria, pós-graduados e com muito tempo de atuação na área da educação.

Na parte administrativa, tem o Diretor da Escola, Vice-diretor, Professor Coordenador e dois secretários. No pátio, trabalham três inspetores de alunos e dois agentes de serviços de limpeza.

A estrutura física do colégio é muito ampla e conservada, contando com quadra coberta, sala ambiente de informática, biblioteca, secretaria, diretoria, sala da coordenação, sala dos professores, banheiros para alunos e funcionários, ambos adaptados para portadores de deficiência, vale ressaltar, que todas áreas internas e externas do colégio são adaptadas.

O corpo docente do Colégio Futuro é constituído por 30 profissionais graduados e pós graduados, com experiência em educação e formação humana no ensino médio. Entendendo assim o seu principal papel como facilitador da aprendizagem, aquele que orienta o aluno, proporcionando-lhe a oportunidade de pesquisar, investigar e trabalhar de modo cada vez mais autônomo e responsável, por meio de atividades desafiadoras e significativas.

O corpo discente é formado por alunos de classe média e baixa que tenha cursado em escola pública o Ensino Fundamental além de ter renda familiar baixa. Alguns dos alunos dos alunos, trabalham em horários diferentes ao horário da escola, para complementar renda familiar, mas mesmo esses, tem planos para cursar o ensino superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (141.5 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com