TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA e EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.267 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA e EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Denise Gonçalves dos Santos RA: 5560121240

Fabiana Fernandes Sousa RA: 6313178230

        Joelinda Piedade da Silva RA: 6318204145

Lindalva Veloso da Silva RA: 5572128413

Luciany Sales dos Santos RA: 5733181012

TAGUATINGA / DF

2015


[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

Denise Gonçalves dos SantosRA: 5560121240

Fabiana Fernandes Sousa RA: 6313178230

        Joelinda Piedade da Silva RA: 6318204145

Lindalva Veloso da Silva RA: 5572128413

Luciany Sales dos Santos RA: 5733181012

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA e EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Estrutura e Organização da Educação e Educação e Diversidade, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora Presencial: Adriana de Souza Moraes Rodrigues.

TAGUATINGA/DF

2015

SUMÁRIO

Introdução        4

Aspectos relacionados a diversidade        5

Análise em relação a comemoração escolar        7

Desenho visualizado e o que sepode trabalhar        8

Considerações Finais        14

Referências bibliográficas        15

INTRODUÇÃO

No presente trabalho, vamos abordar a questão do multiculturalismo e diversidade em forma de desfio profissional.

Sabemos que a questão de trabalhar a diversidade de culturas nas escolas ainda é um grande desafio, principalmente porque a sociedade precisa participar dos eventos escolares que abordem o tema.

A questão do multiculturalismo é visivelmente presente no país, afinal muitos povos ajudaram a construí-lo como os índios, africanos, portugueses, espanhóis, franceses no início da colonização e muitas outras etnias ao longo do tempo que permanecem até o presente momento em nosso país.

A diversidade de culturas não pode ser um tema isolado, mas precisam estar relacionado a um projeto multidisciplinar e em conjunto com a gestão escolar, professores, alunos e a sociedade.


Documento

Principais aspectos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Nacional (LDBEN 9.394/96).

Todos têm direito a aprendizagem e qualificação para o mercado de trabalho, da educação infantil ao superior, igualdade e condições de acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, saber, pensar e divulgar cultura, respeito à liberdade, consideração com a diversidade étnica racial e em toda área do currículo escolar, o conteúdo referente à cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiro deve ser ministrado através das aulas de educação artística, literatura e história do Brasil.

Busca, da parte de pessoas, em particular de professores não familiarizados com a análise das relações étnico-raciais e sociais com o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana, de informações e subsídios que lhes permitam formular concepções não baseadas em preconceitos e construir ações respeitosas.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Conhecer e valorizar o patrimônio sociocultural brasileiro como também de outros povos e nações, posicionando contra qualquer tipo de descriminação, seja ela cultural, social, crença, sexual ou étnica. Conhecer características do país que se vive nas extensões sociais e materiais e culturais.

Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana:

Tem por objetivo, promover a Educação de cidadãos atuantes e conscientes da sociedade multicultural e das diversas etnias do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas rumo à construção de nação democrática.

O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem como objetivo o reconhecimento e Valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, para garantia da valorização e igualdade das raízes africanas na nação brasileira, como também dos indígenas, europeus e asiáticos.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

A escola e os educadores têm como papel ajudar as crianças a superarem o preconceito e a discriminação, na necessidade da construção de valores que permitam o reconhecimento e a valorização da existência das diferenças étnicas e culturais. Este documento é uma proposta aberta e não obrigatória, que apresenta a necessidade de começar a trabalhar com as crianças ainda na creche e pré-escola (crianças de 0 a 6 anos), os conceitos onde deve ser incutida a diversidade e pluralidade étnica, religiosa, social nas crianças brasileira, com trabalhos pedagógicos voltados para essa faixa etária dando ênfase com movimento, música, artes visuais, linguagem oral, natureza e sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (412.7 Kb)   docx (384.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com