TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASA CIDADE EDUCADORA

Por:   •  19/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO

De acordo com a Organização Internacional de Cidades Educadoras, nasceu em 1990 em Barcelona o primeiro Congresso de Cidades Educadoras, de acordo com a organização, todas as cidades tem um grande potencial educativo.

A Organização aponta que existem 480 cidades de 32 países no mundo, sendo 16 municípios em território brasileiro.

A Associação das Cidades educadoras (AICE), em sua carta fundante, defende que todas as cidades te potencial educativo em estado bruto que precisa ser ativado.

Para que um Município se torne Educador é preciso, identificar o potencial das cidades, realizar atividades para promover a educação e assim potencializar a intencionalidade pedagógica (Organização Internacional de Cidades Educadoras)

De acordo com Artigos 1 e 2 da LDB a Educação ocorre de forma ampla no entanto “todos” são responsáveis pela educação de uma cidade, sendo necessário o envolvimento de Políticas Públicas, comunidade, famílias e locais que valorizem a Cultura e o desenvolvimento educativo.

Como educadora e mesmo para Paulo, citado na resolução do Estudo de caso aqui discutido, inicialmente far-se-á necessário a avaliação dos potenciais educacionais da referida cidade. Após avaliado os potenciais, unir-se as autoridades locais Secretários de Cultura, Saúde e Educação para a formulação de um Projeto cuja a fusão de todos os segmentos empenham-se na formação educacional da cidade, valorizando sua história, cultura e urbanização.

Nos estudo citados acima avalia-se 5 cidades Educadoras, sendo elas: Rosário na Argentina, santos e Sorocaba em São Paulo, Barcelona na Espanha e Cachoeira em Marangapé. Estas cidades foram apontados pela AICE como exemplos de cidades que trabalharam seus projetos políticos a favor da Educação, com envolvimento da família e comunidade, valorizando a esporte, cultura e educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com