TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.938 Palavras (16 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 16

MONICA FERNANDA LAFOURCADE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

Gramado

2016

Monica Fernanda Lafourcade

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Ariane Regina Cazzaro

Tutor de sala: Jacira Costa Pereira

Gramado

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

2 ROTINA OBSERVADA

3 REFERENCIAL TEÓRICO

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Estágio realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Idalino Pedro da Silva – Parobé, Rio Grande do Sul, ao chegar na escola fui bem recebida pela gestão e coordenação pedagógica, onde encaminharam-me as salas de aula, observei do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, os professores de todas as turmas foram muito atenciosos. Observei que os professores trabalham de acordo com o P.P.P da escola e que lidam diariamente com as diferenças culturais e sociais. Escolhi o quinto ano para fazer o projeto de intervenção, conversei com a professora onde ela sugeriu como tema Alimentação Saudável. E justificou que o tema está ligado diretamente com os acontecimentos que vem ocorrendo tanto na escola quanto a má alimentação dos alunos já na chegada as 07:30 da manhã. A proposta de intervenção apresentada é sobre a alimentação saudável buscando conscientizar os alunos sobre a importância que a boa alimentação tem para a sua vida. O estágio proporciona uma integração com a realidade escolar, pois quanto acadêmicos se tem apenas conhecimentos teóricos, é a partir do estágio que integram conhecimento teóricos e práticos, o estágio possibilita enxergar que apesar das realidades vividas sempre se encontram maneiras e práticas para contribuir para uma melhor atuação profissional, possibilita ainda ao futuro pedagogo assumir com autonomia os processos educativos, compreendendo significativamente o processo pedagógico de forma compromissada e responsável ao mesmo tempo em que se aprende a partir de suas experiências para que tenham a capacidade de analisar e contribuir para um futuro melhor, proporciona ainda a oportunidade de investigar, analisar e intervir de forma real e coerente na realidade educacional em que se está inserido.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Idalino Pedro da Silva tem como entidade mantenedora a Secretária Municipal do município de Parobé. Tendo como Grau de Ensino a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Está situada na Av. Das Nações, 1212 no Bairro Guarujá, Parobé – RS.

Em 1961 fundou –se no município, localizado na Vila Nova, Guarujá, Parobé/RS

Na ocasião a escola acolheu 52 alunos das quatro primeiras séries do ensino fundamental, tendo como diretora a professora Marieta as Silva, que permaneceu até 1965. Em agosto de 1961 realizou-se a inauguração oficial.

O terreno foi doado pelo senhor Ireno Pedro da Silva com as seguintes condições: que a escola fosse construída onde realmente está e a mesma tivesse o nome do seu falecido pai, Idalino Pedro da Silva.

Idalino foi um simples jornaleiro da época; como tantos outros da região. Homem pobre, trabalhador, honesto e humilde tendo somente o primário completo. Nasceu no dia 12 de fevereiro de 1945, no hospital de São Leopoldo.

No ano 1972 aos 16 dias do mês de novembro foi fundado o círculo de pais e mestre da escola.

Em 17 de abril de 1981 foi inaugurado o novo prédio da escola que é constituído: cozinha, secretaria, sala de coordenação, sala de direção, doze salas de aula, banheiros, biblioteca com espaço para áudio visual, laboratório de informática, sala de projetos, duas salas para depósito (arquivo e educação física).

Em 2003 iniciaram-se obras de ampliação da escola, concluídas em dezembro de 2004.

Em 2016, conta com quinze salas de aula, cozinha, refeitório, área de serviço, banheiro para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com