TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.373 Palavras (22 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

FRANCIELLY LUDMILLA DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Goiânia

2017

FRANCIELLY LUDMILLA DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 6º semestre.

Orientador: prof. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Patricia de Oliveira Morcella Noé

Tutor de sala: Adriana Alves Ferreira

Goiânia

2017


        

SUMÁRIO        

INTRODUÇÃO        3

1.ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        4

1.1        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        4

2.        ROTINA OBSERVADA        5

3.        REFERENCIALTEÓRICO        7

4.        INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        9

5.        RELATO DA INTERVENÇÃO        17

6.        MOSTRA DE ESTÁGIO        20

CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        23



INTRODUÇÃO

O estágio, um dos componentes do currículo, é uma atividade que possibilita ao aluno um contato direto com a realidade na qual ele irá atuar. Por meio da observação e análise crítica da “vida escolar” – entendida como um conjunto de práticas, valores e princípios das instituições educacionais – o estagiário/aluno prepara-se para atuar de maneira reflexiva, investigativa e crítica para o exercício profissional.

O Estágio Supervisionado na instituição escolar é mais do que uma experiênciaprática na vida do aluno, é uma oportunidade para o educando refletir sobre os saberestrabalhados durante o Curso Normal Superior.

Podemos definir o Estágio supervisionado como uma parte do currículo muito importante na formação do futuro professor porque é a oportunidade de experienciar e realizar, na prática, o conhecimento teórico adquirido no decorrer da sua formação acadêmica. No estágio, diversas atividades relacionadas com o ensino/aprendizagem são realizadas por docentes e discentes.

Neste Projeto de intervenção realizado no 3º ano do Ensinno Fundamental I, este trabalho de estágio tem o objetivo de mostrar que a cada dia mais nos futuros pedagogos e pedagogas atuais que nos temos que nos aperfeiçoar e buscar práticas inovadoras para motivar nossos alunos a se interessar nas aulas,com aulas diferenciadas.

                           Ao observar e ler o PPP da escola Municipal de tempo integral Padre Conrado, onde realizei meu estágio decidir realizar meu projeto de intervenção sobre um tema que varias crianças perguntam ‘’Pra onde vai o Sol quando a noite chega’’ resolvi fazer esse projeto porque ao assistir uma aula de ciências um aluno perguntou ,daí  me veio a ideia e fui pesquisar ,me informar e decidi formular um plano de aula sobre esse tema.




  1. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal de tempo integral Padre Conrado, fundada em 06 de maio de 1987, situa-se na Avenida Abel de oliveira n416. Cidade de Guapo-GO cetor central ; funciona no turno integral : Ensino Fundamental I ( 1º ao 5º ano), das 07hs às 17 hs com intervalos, com 200 dias letivos. É uma escola municipal. O prédio da Escola com área total de 1880 m², construída em, 500 m de espaço físico, composto de 14 salas de aula. Secretaria, Sala de Coordenação, Biblioteca , Cozinha, sala de informática , quadra de esporte, banheiros: femininos e masculinos. Ensino Fundamental masculino e feminino, dos professores e pessoal técnico- administrativo. Possuem 68 funcionários nos dois turnos  distribuidos entre : 1 Diretora, 4 Coordenadoras,  professoras, serviços gerais, merendeiras, secretária. A Escola Municipal de tempo integral padre conrado , é a conscientização de um projeto educacional que reflete a experiência de muitos anos em sala de aula, conjugada com a teoria mesclada entre tradicional e o sócio – construtivista. Acrescenta-se, ainda, o desejo de uma educação humanizadora, responsável e crítica, respeitando o tempo necessário à vivencia da infância e buscando ampliar o universo mágico do aluno.

A Escola Municipal de tempo integral padre conrado  acredita que o ensino fundamental, constitui a base de formação intelectual, afetiva e moral do educando. Nesse sentido, a educação é permanência, é um compromisso para toda vida.

   A proposta é uma Escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do educando,preparando-o para o exercício e direitos e o cumprimento dos deveres, sinônimo de cidadania. Minha observação foi em uma sala de cada ano  no turno matutino no turno em que realizei o estágio ,pois são varias salas então a coordenadora me propôs dessa forma pelo pouco tempo na escola .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (222.8 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com