TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.758 Palavras (24 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Ipirá-Ba

2015

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Vanessa Camargo Rocha

Tutor de sala: Maria das Graças Moreira Bastos

Ipirá-Ba

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                4

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        5        

1.1 Caracterização da Instituição        5

2 ROTINA OBSERVADA          7

3 REFERENCIAL TEÓRICO          9

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        10

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        28

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        30

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        31

REFERÊNCIAS        32


INTRODUÇÃO

        Neste relatório exponho minhas reflexões sobre o Estágio de Docência feito na turma do 3º ano A do Ensino Fundamental de Nove Anos do Colégio do Saber, tendo como regente a Professora Uíria Silva de Carvalho e seus quinze alunos (9 meninas e 6 meninos) com idade entre 7 e 8 anos no turno matutino no período de 27 de março à 15 de abril .

        As reflexões feitas por mim neste relatório foram construídas com base nos conhecimentos desenvolvidos através dos nossos estudos.Com este propósito, realizei as observações e a prática docente no 3º ano A, no Colégio do Saber.

        O presente relatório se divide nas seguintes partes: primeiramente apresento a escola e seus aspectos, logo após, os planos de aula, as atividades, o diário refletido, resultados e relatos observados quanto à prática pedagógica e conclusão.

        Através das observações feitas na instituição, em que realizei meu estágio, elaborei um projeto com o tema. “INCLUSÃO ESCOLAR”.

         O projeto teve o apoio da professora que sugestionou o tema de acordo com o assunto trabalhado com a classe no momento, ressaltando a importância deste tema no Ensino Fundamental, onde, desde muito cedo, as crianças aprendem o quanto é importante o conhecimento e a conscientização acerca do tema.

        Sendo assim, deve-se educar as crianças e ensina-las como se deve tratar o as pessoas em um modo geral, para que as próximas gerações não venham sofrer com os preconceitos.  Acredito que há vários caminhos e possibilidades possíveis e necessários no trabalho escolar buscando a construção de um modelo inclusivo.                      


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

O Colégio do Saber fica localizado na Rua Dr. César Soares, nº 263 no município de Ipirá-BA e foi inaugurado no ano de 1992 com o topônimo de Escolinha do Saber recebendo apenas alunos do Maternal a Alfabetização. Em 2000 a instituição passou a se chamar Escola do Saber oferecendo o ensino de Educação Infantil a 4ª série. Finalmente em 2010 a unidade passou a se chamar Colégio do Saber e atualmente atende 289 crianças na Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.

        O Colégio é de caráter privado funcionando somente no período matutino. O colégio é propriedade da Diretora Jacyara Maria Rosário Oliveira Costa e de seu marido, Diretor Financeiro Luzivaldo Costa.  A instituição é coordenada por Jacineide Cintra que tem formação em Magistério, Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e outras especializações.  Os professores do colégio tem formações variadas como: Magistério, Pedagogia, Letras, História, Inglês, Música, Artes e outras.

        O quadro de funcionários conta com 23 professores, secretária, auxiliares de secretária, diretora, coordenadora, diretor financeiro, professores extras de Inglês, Música e monitores de sala, agentes de limpeza e portaria.

A unidade possui equipamentos básicos e modernos, como máquina de xérox, som, computadores, impressora, lousa digital, data show, TV, material didático, biblioteca móvel, papel ofício e dentre outros materiais escolares que são pagos pelos pais com uma taxa de material parcelada.

A análise do Projeto Político Pedagógico – PPP – do Colégio do Saber pressupõe um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade.

 Percebe-se que a educação, o ato e a prática de aprender e ensinar é responsabilidade de todos; o papel da família nesta responsabilidade é bem definido e a principal finalidade é o pleno desenvolvimento das pessoas, a cidadania é praticada como um ato real dentro da escola.

O PPP cita claramente qual o papel de cada um dos componentes escolares que contribuem para o processo educacional. O colégio busca trabalhar em plena participação de todos, pais, alunos e professores.


2  ROTINA OBSERVADA  

Um dos aspectos observados foi como o ambiente é construído, tendo em vista tanto o aspecto estrutural (físico) como a atmosfera emocional criada, sendo necessária algumas modificações para o acesso de crianças com deficiência visual, auditivas e cadeirantes. No entanto, observa-se a preocupação da direção escolar em fazer tais modificações. Observei que os profissionais e as crianças se tratam pelos nomes, e em todos os espaços foi visto desenhos, pinturas e outras produções das crianças. Pude observar que há integração dos profissionais com as crianças e com seus familiares. Uma relação de proximidade e trocas ocorre não somente entre os professores e as crianças, mas também com todos os agentes institucionais e entre os familiares. As crianças tem suas particularidades reconhecidas e necessidades respeitadas - por exemplo, a liberdade de dormir na hora em que sentem sono.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (238.3 Kb)   docx (94.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com