TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.069 Palavras (17 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Cidade

2015

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

2015


sumário

INTRODUÇÃO                3

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        4        

1.1 Caracterização da Instituição        4

2 ROTINA OBSERVADA          5

3 REFERENCIAL TEÓRICO          8

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        10

5 RELATO DA INTERVENÇÃO..............................................................................        15

6 MOSTRA DE ESTÁGIO..........................................................................................17

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................        18

REFERÊNCIAS        19


INTRODUÇÃO

Realizei o Estágio Curricular Obrigatório III, na Escola Dalila Donadon,  localizada no Bairro Bela Vista na Cidade de Vilhena/RO. Obtive muitas aprendizagens na realização do estágio. Como não tinha nenhuma experiência na área pude perceber então a rotina da escola, além, de várias oportunidades de refletir, de pesquisar, de ampliar meus conhecimentos. Percebi na vivência que a teoria e a prática são totalmente  diferentes  na educação infantil e no ensino fundamemtal, se tratando das problemáticas do dia a dia.

O estágio irá contribuir muito para minha formação profissional como acadêmica do Curso de Pedagogia, fiz várias trocas de experiências com a supervisora da escola e com a professora da sala em que eu fiz o estágio.

        Com todo desenrolar do estágio fui  aprendendo como é a  rotina do espaço e pude compreender melhor  que a escola de Ensino Fundamental não é igual as outras, que a maneira e os metódos são outros; e também o modo como os professores  interagem e se relacionam com os alunos;  as características dos alunos do ensino fundamental variam, além, a maneira  como os profissionisl devem estar atentos a essas variações e a toda realidade escolar. Com todo o material que tivemos em sala de aula foi possível  realizar este estágio com cautela sem nemhuma interrupção.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A construção desta escola se deu a partir da solicitção e necessidade de atender a prioridade da comunidade para que seus filhos que até então tinha que se deslocar para outros lugares para chegar até uma escola.

Por conseguinte a Administração Municipal se sentiu mobilizada, atendendo a solicitação com objetivo de fornecer atendimento a Educação Infantil de 4 a 6 anos.

Apartir de então a escola foi criada pelo Decreto nº 7228/2014, e começou  suas atividades em 16 de Fevereiro de 2004. Inicialmente em um prédio locado pela Secretária  Municipal de Educação de Vilhena, até o término das obras no prédio definitivio que passsou a utilizar em 9 de Agosto do decorrente ano.

         No ano seguinte a escola passou atender os 3º e 4º anos atualmente a escola atende em um  prédio  mais amplo com autorização de funcionamento parecer nº037/05CEE RO RESOLUÇÃO Nº066/05CEE RO Homologação 18/10/05 e como a demanda de alunos cresceu muito, no ano de 2007 a escola foi ampliada com a construção de mais 3 salas de aulas e um pátio coberto. A Escola Dalila Donadon recebeu este nome  em homenagem a uma professora de Educação Infatil já falecida.

2 ROTINA OBSERVADA  

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

Pela observação feita em uma das salas de primeira série, pude perceber que os alunos são de idades entre 5 a´6 anos ainda todos bem pequenos, mas isso não inerfere na maneira de como o professor da sala ,trabalha de forma interativa a comtenplar  todos seus alunos,nos seus planos de aulas procura seguir  as normas da escola,os professores das primeiras séries se reúnem nas segunda-feira,para o planejamento semanal,e decidirem o que vai ser trabalhado,com as criançâs no decorrer da semana, e esta semana de observação também foi escolhido o tema : Fábulas de Monteiro Lobato,e tudo é feito com a presença da supervisora para auxiar a qualquer duvida.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

Realizei meu Estágio na escola Dalila Donadon na sala do 2 ano B, é uma série de alfabetização,por isso é um pouco diferente, é mais exigência com os alunos para que eles aprendão. A rotina deles já é diferenciada,pois já começa a estudar por matérias. A professora,tem uma rotina diaria com os alunos,ensina de forma interdisciplinar, usando o mesmo assunto em todas as matérias, nesta semana de observação pude perceber, a maneira que a professora, da sala trabalhava com seus alunos. Na sala de aula tem alunos com várias caracteristicas, ou com um nivel de aprendizagem mais elevados do que os outros, mas ela consegue trabalhar com eles de forma interativa,emvolvendo todos de um jeito muito especial, Alfabetizar essas crianças é uma responsábilidade muito grande, ela procura trabalhar de uma maneira mais prossima da realidade dos alunos,como a escola atende 8 salas de segundas séries, 4 salas no periodo matutino e 4 salas no periodo vespertino. As professoras dessas séries, fazem os planejamentos semanais,todas terças e quartas elas se reunen após o término das aulas para planejar, os planos da semana seguinte, todas procuram trabalhar o mesmo tema mas de maneira diferencia com a sua turma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com