TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  21/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.764 Palavras (36 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Crissiumal

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Dalila Cristina de Campos Gonçalves

Tutor de sala: Daniele Carine Gehlen

2015


sumário

INTRODUÇÃO                03

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        04        

1.1 Caracterização da Instituição        04

2 ROTINA OBSERVADA          05

3 REFERENCIAL TEÓRICO          08

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        10

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        33

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        39

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        41

REFERÊNCIAS        42


INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Supervisionado Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi realizado na escola CPM Tenente Antônio João, na localidade de Zona Quantz, interior do município de Crissiumal-RS.

 O presente estágio corresponde a 100 horas, sendo que 52 horas dessas, são de realização na instituição, dando início com a Carta de Aceite e Apresentação aos responsáveis pela escola, em seguida 24 horas de observação e análise do Projeto Político Pedagógico da mesma, e logo após 24 horas de intervenção, dividido em quatro horas diárias pelo turno da manhã em seis dias da semana na turma escolhida. As 48 horas restantes são dedicadas a fazer a elaboração e registro de estágio, o planejamento da proposta de intervenção e a preparação e apresentação para a Mostra de estágio.

O mesmo visa fortalecer a relação teoria e prática, colocando o acadêmico em contato com a realidade dos alunos e da escola, caracterizando um exercício da experiência profissional, por meio de uma vivência em um ambiente escolar, levando o aluno a interpretar a realidade educacional na instituição de ensino, assim sendo possível consolidar os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de pedagogia.

Durante o estágio foi realizado uma observação do diagnóstico e da realidade da escola que está cituada na zona rural, sendo que a sua rotina é diferenciada das escolas urbanas, assim como a realidade familiar onde alunos são filhos de pequenos agricultores que residêm próximo à instituição, as crianças são mais calmas e interagem com harmonia umas com as outras estando sempre dispostos a ajudar caso necessário, a família também é sempre muito participativa no que diz respeito  a escola e aos seus filhos.

Conhecendo esses desafios e desejando atribuir maior significado para o meu estágio optei por realizar a intervenção na turma do 3º ano, desenvolvendo as atividades  com o tema “Meio Ambiente” nas materias de Literatura, Português, Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Religião, Educação Artística e Educação Física. Vevênciar os movimentos de uma escola, nos leva à refletir sobre a complexidade de uma instituição de educação e de muitos fatores que influênciam na dinâmica de uma escola.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

A escola CPM Tenente Antônio João está localizada na localidade de Zona Quantz, interior do município de Crissiumal-RS, a mesma foi fundada em 14 de Outubro de 1977, atende um total de 39 alunos sendo que a turma do 1º ano tem 8 alunos e é atendida no período da tarde, já o 2º o 4º e o 5º são uma turma multisseriada que estudam pela parte da manhã e o 3º ano também é uma turma separada que estuda no período matutino num total de 11 alunos, por serem turmas maiores são atendidas separadamente.

Sua estrutura física é composta por uma cozinha, duas salas, dois sanitários, sendo um feminino e um masculino, pátio externo, campo de futebol e praça. A escola apesar de ser pequena e ter poucos recursos, possui um ambiente acolhedor, pois todos brincam em harmonia, onde pude perceber que acriatividade está sempre presente, vi meninos brincando com cordas como se fossem bois puchando uma carroça, meninas brincando de casinha e também meninos e meninas juntos brincando de bola e na pracinha, percebi que são alunos diciplinados e obedientes, é um lugar onde me senti bem a vontade para fazer meu estágio.

No que diz respeito aos recursos didáticos da escola, percebi ser bastante precário, pois os livros usados como meio de pesquisa já eram bastante velhos chegavam a ser amarelados, na parte de material concreto até achei bastante amplo por se tratar de uma escola pequena, encontrei o “Material dourado” e o “Tangran”, mas não tive a oportunidade de ver a professora fazer uso do mesmo.

A escola possui um total de 05 funcionário sendo esses duas professoras, uma delas além de ser professora também trabalha como diretora da escola, duas merendeiras que são mães de alunos, cada uma trabalha meio período e a cada mês troca por outras mães, essas são pagas pela prefeitura do município, e o motorista que traz os alunos e permanece na escola até o final do período para levar os alunos devolta à suas casas, uma das professoras tem pós de Psicopedagogia e a outra tem Licenciatura em História.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.1 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com