TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.786 Palavras (20 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE 

DAIANA PAULA DE ASSIS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

ROLIM DE MOURA- RO

2015

DAIANA PAULA DE ASSIS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Patricia Solano de Oliveira

Tutor de sala: Sílvia Gomes Andrade Cardozo

ROLIM DE MOURA-RO

2015


sumário

INTRODUÇÃO                3

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        4

2 ROTINA OBSERVADA          8

3 REFERENCIAL TEÓRICO        10

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        13

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        19

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        21

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        22

REFERÊNCIAS        23


INTRODUÇÃO

O que veremos a seguir é um relato sobre o estágio supervisionado que aconteceu na ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA COMANDOLLI LIRA, no 2ª “B” ano do ensino fundamental, também denominado Ciclo Básico de Aprendizado – CBA II.

O estagio obrigátorio III – ensino fundamental- anos iniciais- ocorreu no primeiro semestre de 2015 periodo matutino, para o 7ª periodo do Curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná- UNOPAR.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Comandolli Lira, situada à Rua Rondônia, nº 4278, Bairro Centenário, na cidade de Rolim de Moura, CEP 76940 – 000, Fone (069) 3442-3987, cadastrada na Receita Federal como Pessoa Jurídica sob o CNPJ nº 01802670/0001-94 e mantida pelo Governo do Estado de Rondônia.  É administrada pela Secretaria de Estado da Educação, criada pelo Decreto nº5861 de 17/03/93, autorizada a funcionar.Iniciou suas atividades com 220 (duzentos e vinte) alunos. Segundo relatos de moradores, a escola surgiu a partir de reivindicações da comunidade local. Os acidentes naturais e a topografia da região criavam sérias dificuldades para a locomoção até outros bairros ou para escolas do centro da cidade. Além da distância, que é grande, para crianças pequenas se locomoverem para as escolas já existentes. Com base nessas dificuldades (a distância que as crianças tinham que percorrer para freqüentarem o ensino fundamental em escolas de outros bairros e as dificuldades da topografia) os moradores do bairro solicitaram do poder público a criação de uma escola nesta localidade. Essa solicitação foi atendida nesse ano de 1993.

      O prédio foi construído num terreno doado pela família Lira, empresários do ramo madeireiro e antigos moradores do bairro. Conforme informou o senhor Décio Lira, pessoa que doou o terreno para construção da Escola, a doação foi feita com uma única solicitação: que ao ser edificada a escola recebesse o nome de sua mãe. Solicitação que foi atendida, razão pela qual ostenta esse nome; Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Comandolli Lira.

      A Escola atende o Ensino Fundamental (regular), nos períodos matutino e vespertino, conforme descrição dos níveis e modalidades a seguir:

a) Classe de Aceleração da Aprendizagem –CAA I e II ;

b) Ensino Fundamental Regular do 1º ao 9º ano;

c) Educação Especial, em forma de inclusão;

d) Ciclo Básico da Aprendizagem – CBA.

Parágrafo único: A Escola desenvolve o Programa Mais Educação e o Programa Escola Aberta.

A jornada escolar diária é de 04 (quatro) horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo que o horário de recreio será utilizado para atividades independentes.Também de acordo com a legislação a carga horária mínima anual é de 800 (oitocentas) horas, distribuídas por um mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo destinado especificamente aos estudos de recuperação. As disciplinas são distribuídas de acordo com a grade oficial nacional e estadual.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Comandolli Lira tem como princípios básicos: igualdade de condições para o acesso e permanência do educando na escola; liberdade de aprender, pesquisar, ensinar e divulgar a cultura, o pensamento a arte e o saber; pluralismo de deias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; garantia de padrão de qualidade; valorização da experiência extraescolar; gestão democrática; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

A escola Maria C. Lira, ao longo dos anos vem desenvolvendo vários projetos ambientais, tecnológicos, institucionais e cívicos.

A Instituição conta com 5 pessoas da equipe gestora, 27 professores atuando de primeiro ao nono ano e 29 servidores lotados nas diferentes funções e serviços: Limpeza, merenda, outros. Com isso o total de servidores lotados na escola é de 61 pessoas. Deve-se ressaltar que a maioria dos servidores da escola, 38 pessoas, já concluiu pelo menos uma graduação. Vários desses fizeram pelo menos uma especialização, além de um com mestrado e um concluindo doutorado, os demais possuem formação médio ou fundamental, sendo assim destribuidos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com