TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.256 Palavras (14 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

POLIANI DOS SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Linhares

2015

                               

POLIANI DOS SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Andrea Aparecida Colombo

Tutor de sala: Lucinere Ronchetti Silva

Linhares

2015


sumário

INTRODUÇÃO                03

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        04        

1.1 Caracterização da Instituição        04

2 ROTINA OBSERVADA          06

3 REFERENCIAL TEÓRICO          08

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        10

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        16

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        18

REFERÊNCIAS        19


INTRODUÇÃO

O compartilhar e observar os hábitos alimentares, as experiência do dia a dia, nos dá a oportunidade de rever nossos comportamentos e cuidado com a saúde e nada melhor que começar aprendendo dentro do espaço escolar. Quando temos a oportunidade de observar e relatar opiniões e as diferenças e o principio da concientização para uma boa alimentação, conscientizando e pautando os pontos positivos e negativos.

Tendo a escola um lugar de grande influência na vida das crianças e ideal para promover o hábito da alimentação saúdavel, é significante ter uma ação desta natureza, que não se desenvolvesó com as crianças, mas envolve toda a comunidade escolar, objetivando a construção de um conhecimento crítico que estimule a busca de condições para uma vida mais saúdavel.

O estágio é uma importante etapa que proporcionar ao aluno um contato direto com a realidade profissional, além de ser um instrumento de significação para a prática escolar.

O trabalho mostrará como foi desenvolvida essa etapa, promovendo um contato direto com professores, pedagogo, diretor e outros funcionários que atuam na escola e que tem o seu papel no projeto escolar.

Dessa forma, foi possível observar o trabalho educativo e criar novas condições para as crianças fazerem as suas descobertas, observações e valores, papeis sóciais e costumes redefinindo a escola como um espaço de interações e aprendizados.

Sendo assim esse projeto se justifica pelo fato de traçar nossos ideais acerca do homem, da sociedade, da educação e da escola, sendo que a partir desses podemos estabelecer estratégias e metasna qualidade de vida e transformação social.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

- INSTITUIÇÃO: EMEF “ROBERTO MOREIRA”

- TURNOS: MATUTINO E VESPERTINO

-CURSOS OFERTADOS: TURMAS DE 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

- CARGA HORÁRIA: 800 HORAS - DIAS LETIVOS: 200

A escola é uma instituição social necessária ao conhecimento sistematizado. Lugar onde, buscando a progressão dos conhecimentos construídos, oportunizar-se-á a influência positiva de resultados na vida dos cidadãos nela inseridos.

A partir, desta permissão verificamos que a EMEF “Roberto Moreira” tem avançado em vários aspectos, dentre os quais a concepção de sua função social, que, de instituidora do saber, aperfeiçoou-se para o trabalho de  completude do ser humano, voltado para as relações intra e inter-pessoais.

Com o intuito de promover a eficácia destas relações, apresentamos, então, atitudes produtivas que possam facilitar e implementar as parcerias entre nossa equipe escolar e a comunidade local, considerando que alcançando-se bons resultados na coletividade, promover-se-á a melhoria da qualidade da educação.

Assim definimos nossa Proposta Pedagógica, como um referencial estratégico que definirá as diretrizes do processo de ensino-aprendizagem praticado em nossa instituição.

Essa Proposta busca atender às necessidades de aprendizagem dos alunos, preparando-os para a compreensão significativa e participativa da sociedade, o mundo do trabalho e suas realizações, bem como para o pleno exercício da cidadania. Assumimos o compromisso com a construção e a prática de uma educação de qualidade, por meio da busca inequívoca de desempenho superior junto à comunidade, na qual encontramo-nos inserida.

Contudo, compreendemos que, além destas considerações e dos direitos garantidos pela legislação, é preciso buscar significação para o conhecimento escolar, atendendo satisfatoriamente às necessidades de aprendizagem de nossos alunos.

Fundamentada na dinâmica contextual, na criatividade, no espírito empreendedor, na competência e no compromisso desta equipe, buscamos possíveis e necessárias estratégias de melhoria de nossas práticas educativas, pautados em uma filosofia pedagógica reflexiva – transformadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com