TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.218 Palavras (25 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

ROSILÉIA RAMIRES RAMALHO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Salinas

2015

ROSILÉIA RAMIRES RAMALHO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia      da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Vilze Vidotte 

Tutor eletrônico:  Jaqueline Marafon Donaire

Tutor de sala:  Wilza Tânia de Souza Veloso        

Salinas2015


sumário

INTRODUÇÃO                04

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........        05        

1.1 Caracterização da Instituição        06

2 ROTINA OBSERVADA          06

3 REFERENCIAL TEÓRICO        10

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        14

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................20        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        23

REFERÊNCIAS        24


 

INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se a 100 horas de Estágio Curricular Obrigatório lll-Anos Iniciais do Ensino Fundamental, distribuídas entre observação, planejamento das atividades, intervenção em sala de aula, mostra de estágio e relatório final. Constitu-se de uma análise e participação da vivência docente no Ensino Fundamental a realizar-se na Escola Estadual DR. João Porfirio, na  turma Felicidade do 4° ano, no turno vespertino com 29 alunos regulamente matriculados e frequentes.

No decorrer do estágio, observa-se que as aulas são dinâmicas e interativas onde as atividades proposta pela professora, permitem  as crianças  livre-arbítrio para criar, inventar, errar e reaprender, visto que, a faixa etária dos alunos é caracterizada pelo entusiasmo, ousadia e descobertas.  É Através do estágio que o acadêmico tem algumas experiências que são fundamentais para seu desenvolvimento, como a vivencia na sala de aula, contato com o professor titular da sala, contato com os alunos, com o corpo docente e pedagógico da escola, sem falar da interação entre os acadêmicos e futuros profissionais em elaboração e execução de projetos, atividades em grupo, troca de experiências e afins.

Neste contexto os planos de aulas da intervenção foram elaborad

os de forma  interativa no anseio dos educando desenvolver o interesse pelo projeto O

LUGAR DO LIVRO EM MINHA VIDA, apresentado para intervenção. A realização desse projeto se fez por 18 de abril se comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil e o P.P. P da escola sugere que nesse mês, todas as professoras desenvolva um projeto com livros ou leitura. Portanto a professora regente da turma sugeriu que esta estagiaria desenvolvesse o presente projeto o qual se torna de  fundamental importância para facilitar o aceso ao livro e, ao mesmo tempo, a circulação do mesmo no ambiente escolar. No intuito de aprimorar o gosto aos livros e da leitura no ambiente da escola, onde a programação planejada tenha efeito multiplicador no que se refere à promoção da leitura como fonte de prazer, conhecimento e conquista da cidadania.

  Quando adentrei em sala de aula para relizar a observação, fui recebeida com muito carinho pela professora regente da turma e com alegria pelos  educando, durante a intervenção as aulas foram alegres, descontraídas e com muita interatividade no ensino-aprendizado.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Com a finalidade de ilustrar as contribuições que o  estágio proporciona na formação e na prática do professor, relato, em síntese, a experiência que tive ao realizar o Estágio. Logo nos primeiros dias do curso, já sentia ansiedade em ministrar aulas e, por isso ficava atendo às explicações dos professores, dedicando-me ainda mais nas disciplinas pedagógicas. Meu pensamento era que para ser um bom professor, deveria dominar toda as materias. Nos momentos de discussão nas disciplinas pedagógicas, criticava, juntamente com meus colegas, o sistema público de educação e manifestava soluções. Até então, eu só tinha uma visão de aluno e passei a uma visão de estudante. Nessas conversas, alguns colegas que já lecionavam, argumentavam e socializavam suas experiências, trazendo a realidade de suas escolas e de suas salas de aula para a classe. Nesses momentos, intensificava-se a minha vontade de lecionar .

O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre a aulas, a escola, os alunos e vislumbrar futuras ações pedagógicas. Assim, sua formação tornar-se mais significativa quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula com seus colegas, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, um novo olhar sobre a docencia.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O estágio foi realizado no turno vespertino da Escola Estadual Doutor João Porfirio, criada pelo Decreto n° 2626 de 31- 08 -1909, localizada na Praça Doutor João Cardoso, s/n, Centro, Salinas, Minas Gerais. Funcionando em prédio próprio com área aproximadamente 1.200m2. Sendo a escola mais antiga da cidade, com 10 salas de aulas, 1 secretaria, 1 pátio interno e 1 externo,1 refeitório, 1 cozinha, 1 banheiro femino e 1 masculino para os alunos, 1 banheiro para os professores e funcionarios, 1 biblioteca, 1 sala de vídeo e tv.                                                                                                                                                          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com