TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.260 Palavras (14 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

Natália Otacília Caetano da Silva

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Pimenta

2015

Natália Otacília Cetano da Silva

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Dalila Cristina de Campos Gonçalves

Tutor de sala: Cláudia Paim Pamplona

Pimenta

2015


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO        

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

        Considerando a necessidade de privilegiar, também, a dimensão prática nos cursos de formação de professores, entende-se que o Estágio Curricular, se bem fundamentado, estruturado e orientado, configura-se como um momento de relevante importância no processo de formação prática dos futuros professores.

        Por ser um componente que, aliado às disciplinas, compõe o currículo do curso, o estágio se apresenta como um elemento que dispõe, simultaneamente, de um espaço/tempo na Universidade e nas Escolas de Ensino Fundamental, futuros campos de atuação profissional dos professores em formação.

        É pensando na seriedade do estágio curricular, enquanto elemento fundamental dessa formação prática dos professores, que procuramos, no Curso de Pedagogia da Universidade Norte Do Parana - UNOPAR, considerar o estágio em integração com as demais disciplinas do curso, com possibilidades de articular situação de formação e situação de trabalho, a partir de concepções que, ultrapassando as dimensões técnico-aplicacionista momentânea e pontual, privilegiam a análise, a atuação, a reflexão crítica, em favor de uma formação e futura atuação profissional, numa perspectiva emancipatória.

        Sendo assim, o presente trabalho desenvolvido em uma escola regular com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, tem o ojetivo de mostrar como é importante trabalhar alfabetização com os alunos de forma diferente e interressante, são vários os métodos de alfabetização, impossível  dizer que este é melhor que aquele, o importante é que o aluno aprenda.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

A Escola Municipal Padre Aristides Queiróz, escolhida para realização do Estágio Curricular Obrigatório -  Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fundada em 1977, esta localizada na Av. Aristides Garcia Leão 421 – Bairro JK, munícipio de Pimenta,  estado de Minas Gerais, com atendimento nos turnos matutino, vespertino, conta com um prédio bem conservado, as salas são amplas, arejadas e o mobiliário é adequado a faixa etária dos alunos.

A instiuição possui a sala de informática um  recurso tecnológico que auxilia no desenvolvimento da aprendizagem, tornando as aulas mais ricas e atrativas para os alunos, possui também um bom acervo bibliográfico. Atendendo as classes de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A população atendida pela escola é de renda média a baixa e atende muitos alunos da zona rural.

2 ROTINA OBSERVADA  

        Durante o periodo  que passei na instituição pude observa  a rotina da escola, e o um pouco do trabalho do professor em sala de aula em cada ano do Ensino Funfamental.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

        O professor sempre interage com os alunos antes que começem as atividades, que são anteriormente planejadas pelo professor de acordo com o perfil da turma. As vezes não é possível trabalhar tudo o que foi planejado para o dia, ficando assim para o dia seguinte. As atividades lúdicas são sempre utilizades para introdução dos conteúdos.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

        O discente tem uma relação de amizade, respeito e autoridade com os docentes, trabalha com dinamismo usando materiais diversificado de acordo com planejamentos bimestrais realizado anteriormente, sempre que possível é feito um trabalho interdisciplinar, para que as aulas fiquem mais interessantes e o conteúdo seja bem trabalhado em todas as areas.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 3º ANO

        O trabalho pedagógico do professor é baseado no planejamento anteriormente realizado, atendendo as necessidades da turma, os conteúdos são bem explorados e  trabalhados. O professor conta com ajuda da escola que oferece um trabalho diferenciado aos alunos que apresentam dificulade no processo de ensino aprendizagem. A relação professor/aluno é satisfatório, o professor procura sempre entender o emocional do aluno.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 4º ANO

        A relação do professor é pautado no respeito e na autoridade, a falta da presença da família na vida do educando o torna uma criança rebelde e sem limetes sendo assim o professor simplismete não tem so a obrigação de ensinar e sim também educar. Na medida que é possível realiza o  trabalho interdisciplinar, aproveitando o máximo o conteúdo que esta sendo passado e explorando em todas as áreas. O planejamento diário e de responsabiliade do professor, tendo como objetivo as capacidades que deve sesenvolver naquele bimestre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com