TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III GESTÃO

Por:   •  3/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.720 Palavras (15 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III

GESTÃO

Ibotirama

2019

MARIA DE FÁTIMA PEREIRA DOS SANTOS

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em PEDAGOGIA - Universidade Norte do Paraná para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório III 8º Semestre.

Orientador: profª. Natália Gomes dos Santos.

Ibotirama

2019

SUMÁRIO

1. RELATÓRIO FINAL        4

1.1 INTRODUÇÃO        4

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        6

2.1 Entrevista com o Pedagogo da Escola        6

3. OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO        8

3.1 RELATO DA OBSERVAÇÃO DE CAMPO E DO TRABALHO DO PEDAGOGO        9

4. PLANO DE AÇÃO        11

4.1DADOS GERAIS DO PLANO DE AÇÃO        12

5. Referencial Teórico        13

6. MOSTRA DO PLANO DE AÇÃO NA ESCOLA        15

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

8.REFERÊNCIAS        17

1. RELATÓRIO FINAL

1.1 INTRODUÇÃO

Este relatório apresenta o desenvolvimento do estágio Curricular Obrigatório III Gestão que teve início no dia 18/08 e término no dia 05/09/2019, foi feito na Educação Infantil na escola Municipal Henrique Teixeira Santana em Ibotirama no interior da Bahia

Esse estágio em Gestão escolar tem como objetivo proporcionar ao acadêmico de Pedagogia uma complementação e contribuição para sua formação acadêmica, possibilitando a integração entre teoria e a prática através da convivência do acadêmico com a rotina escolar.

No desenvolvimento desse relatório será analisado a rotina de uma gestão escolar, leitura e interpretação de documentos da instituição e observação de como funciona diretoria da Escola Municipal Henrique Teixeira Santana.  Diante da necessidade de mais participação e envolvimento de algumas famílias na escola fez se necessário elaborar o projeto “Relação família – escola” buscando minimizar essa necessidade dos pais que ainda são ausentes e que precisam torna-se presente na vida escolar das crianças, tornando parceiros da escola desde a educação infantil até as séries seguintes. Sendo que a família e escola em parceria são peças fundamentais ao desenvolvimento da criança; Entretanto, para conhecer a família é necessário que a escola abra suas portas intensificando e garantindo sua permanência através de reuniões mais interessantes e motivadoras.

O Estágio é um dos momentos mais importante para a formação profissional é nesse momento que o futuro profissional tem a oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido.

Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para a elaboração de um conjunto de trabalho na formação do educador “O Estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e do saber do dia a dia (PIMENTA E LIMA, 2004) tornando-se etapa imprescindível para o profissional estar apto a exercer sua formação como educador.

Segundo FRANCO 2002 “A docência é uma profissão com identidade e estatuto epistemológico próprios, e que em si, o ensino é uma das manifestações da práxi educativa.

O estagio é de fundamental importância na vida profissional do acadêmico, pois desenvolve uma formação baseada no contexto real de atuação possibilita a construção autônoma do conhecimento através da vivencia. No estágio o profissional em formação tem a oportunidade de investigar, analisar e intervir a realidade profissional específica enredando-se com a realidade educacional organização e funcionamento da instituição educacional e da comunidade. Segundo o RCNEI “Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver a capacidade” esse cuidado está relacionado à ética da atividade quando assumimos o compromisso de educar com responsabilidade.

Sendo assim o estágio possibilitou uma visão mais ampla de certos elementos que perpassam o fazer pedagógico.

 

 

 

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A instituição Municipal Escola Municipal Henrique Teixeira Santana em Ibotirama no interior da Bahia, funciona nos horários matutino e vespertino  A Escola Municipal Henrique Teixeira Santana está situada no Povoado de Linha, em Ibotirama-Ba. Está distribuída entre 2 pavilhões, 7 salas de aula 1 sala diretoria, 1 sala de professores, 1 auditório 1 biblioteca  5 banheiros sendo 4 para alunos dois masculino e dois feminino e um outro para os profissionais da escola.

Hoje a escola atende 255 alunos, composto por 31 funcionários sendo 20 professores, 01 coordenador pedagógico, 01 Diretor e 01 Vice- diretor, 01 secretária, 01 assistente administrativo, 01 vigia 02 merendeiras e 03 auxiliares de serviços gerais.

A comunidade atendida é de classe baixa e média, oriundas de famílias de pequenos agricultores, pescadores e beneficiários do Bolsa família- programa do Governo Federal.  A escola atende adolescentes, jovens da comunidade e das comunidades vizinhas como Povoado de Itapeba, Fazenda Várzea, Reforma de Linha. A função social da Instituição é oferecer condições de trabalho para toda Equipe Pedagógica promovendo momentos de distração tanto para alunos como os funcionários e acompanhá-los os educando no processo de ensino aprendizagem dos alunos.

2.1 Entrevista com o Pedagogo da Escola

Para a realização desse Relatório foi feito uma entrevista com a Psicopedagoga Olindinei Souza Dourado a qual respondeu as perguntas pertinentes de acordo o solicitado no manual de instruções.

Foi dito que a Escola adota vários Projetos educacionais como o PPP ( Projeto Político Pedagógico) P.D.E ( Plano de desenvolvimento da escola) Grêmio Estudantil entre Outros.  

 A escola adota como elemento essencial para a efetivação de uma prática pedagógica coerente, um planejamento participativo. Fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e uma ação pedagógica estruturada nos pressupostos, construtivistas (Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon) os quais fornecem subsídios essenciais para a conquista da aprendizagem que busca. São oriundos de famílias de pequenos agricultores, trabalhadores domésticos informais pescadores e em sua maioria beneficiários do bolsa Família Programa do Governo Federal. Os país ou responsáveis na maioria alfabetizados. Esses alunos pertencem às classes socioeconômicas diversificadas e trazem para escola variedades educação moral, religiosa e cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com