TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  17/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ARAUCÁRIA

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Relatório de Estágio De Educação de Jovens e Adultos, apresentado à UTA – Educação de jovens e Adultos, no Curso de Pedagogia à distância do Centro Universitário Internacional Uninter.

ARAUCÁRIA

2015

SUMÁRIO

[pic 1]

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................03

2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS ..................................................04

2.1IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA........................................................05

2.2CONCEPÇÃO PEDAGOGICA DA ESCOLA.........................................................06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................07

REFERÊNCIAS..........................................................................................................08

  1. INTRODUÇÃO

A sociedade, em todas as áreas, está sujeita a importantes transformações isto se relaciona ao rápido desenvolvimento da tecnologia e da informação, em geral. Percebe-se que quase não há muito tempo para se preparar adequadamente antes de se exercer uma determinada profissão. Enquanto se aprende os conteúdos teóricos dentro das salas de aula, relacionados a aspectos fundamentais para a nossa formação, independentemente da área em questão, um outro mundo, fora da escola, se transforma ininterruptamente, aumentando cada vez mais a exigência sobre os jovens recém-formados. O competitivo mercado de trabalho e o disputado espaço profissional vêm, cada vez mais, selecionando rigorosamente seus futuros trabalhadores. Além de possuir formação específica em sua área de atuação, ainda é necessário que o profissional possua valores fundamentais associados a sua conduta, a sua competência e, naturalmente, a sua postura diante de diversas situações inesperadas que, por ventura, possam surgir no decorrer do seu dia-a-dia. Seria desejável que todos estivéssemos bem preparados para buscar as melhores soluções possíveis, em tempo hábil, quando deparássemos com problemas a serem solucionados. Muitas vezes, embora tenhamos respostas teóricas que geralmente são encontradas nos livros, estes não ensinam o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a formação do ser. A escola, via de regra, procura educar e formar o cidadão da melhor maneira possível com a “certeza” de que ele estará bem preparado para atender à demanda da sociedade. Os conteúdos teóricos são selecionados e através de um planejamento rigoroso são transmitidos aos alunos. Entretanto, os métodos de ensino raramente são repensados, avaliados, inovados, por cada professor. Na época em que vivemos, percebe-se, com clareza, a necessidade de renovação profunda nos métodos de ensino e aprendizagem de modo a melhorar a motivação dos alunos, incentivando a participação e um maior interesse dos mesmos em aprender, conforme relata GADOTTI (1994). Sabemos que para os educadores é necessário buscar recursos didáticos que incentivam o estudo e a descoberta de modo que as atividades sejam agradáveis e motivantes.

Nós futuros educadores temos o dever de motivar os educandos em qualquer época, e em qualquer idade, pois para a educação nunca é tarde demais.

  1. DESCRIÇÃO DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS

Este estágio foi realizado em uma escola de um bairro de classe média baixa do município de Araucária, afastado do centro. As observações ocorreram no mês de março e abril deste ano de 2015, em uma turma do primeiro ano da EJA. As aulas ocorreram dentro da sala de aula, com exceção da aula de educação física que foi no pátio da escola. O espaço físico da sala de aula é adequado para o número de alunos desta turma, com boa iluminação, boa estrutura, boa ventilação, carteiras bem distribuídas, sala limpa, a decoração é bem modesta, apenas com cartazes do alfabeto, também não possui recursos tecnológicos dentro desta sala de aula. Além do armário da professora existem algumas carteiras no fundo da sala amontoadas, bem como, outro armário encostado em um canto cheio de textos impressos em mimeógrafos, e alguns livros cedidos pela prefeitura específicos para a leitura e aperfeiçoamento dos professores, que nitidamente nunca foram sequer folheados.

Essa turma possui 28 alunos, são 15 homens e 13 mulheres , em média os alunos prestam atenção quando a professora começa a aula, mas como a própria professora ministra a aula em função do horário, já que existe um relógio na sala de aula, os próprios alunos começam a se dispersar a atenção devido ao cansaço, pois a grande maioria trabalha o dia todo e vem para a aula direto do trabalho.A professora  tem  o controle da turma, pois como trata-se de educação de jovens e adultos, todos os educandos demonstram interesse nos assuntos apresentados, e sempre fazem perguntas para esclarecer suas dúvidas em relação a matéria..

A professora desta turma demostrou-se uma pessoa segura quanto a sua profissão, e com domínio dos assuntos explanados.

No primeiro dia de observação a professora entrou na sala e todos ficaram em silêncio, após alguns segundos ela se levantou e se apresentou para a turma.Em seguida fez um breve resumo de tudo o que aconteceria no semestre e como cada um deveria se comportar para atingir seus objetivos. Logo em seguida cada educando se apresentou para a turma.

O conteúdo aplicado durante a observação estava adequado aos alunos e a professora demonstrou domínio do conteúdo. O recursos pedagógicos utilizados nas aulas foram apenas textos, a professora fez com que os alunos interagissem nas explicações das aulas, perguntando a eles fazendo com que eles respondessem, utilizando o quadro de giz, o único recurso tecnológico utilizado foi um radio com cd utilizado na aula de educação física. Não houve nenhuma dinâmica para iniciar a aula, a professora entrou na sala e já foi expondo a matéria. A metodologia era adequada a faixa etária, e o método foi o tradicional, unilateral. A professora em todas as matérias utilizou o quadro de giz, e os textos elaborados pela pedagoga, ela promoveu a participação dos alunos através da repetição, isto é, ela fala e os alunos repetem. Uma parte do grupo demonstra certa insegurança, principalmente a parte mais carente que quase não se relaciona com as demais, dificultando o aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com